quinta-feira, 30 de julho de 2015

Unidade 5 – O amor através dos gêneros textuais

Objetivo
·  Perceber as características de vários gêneros textuais: poesia, prosa poética, texto humorístico, aforismo, frases e letra de música, tendo como tema o amor.
Recursos
· Laboratório de informática com acesso à Internet;
· Data Show;
Tempo previsto
· 4 horas/aula
Organização do trabalho
· Trabalhar em duplas
Metodologia
Os alunos lerão textos de gêneros diferentes sobre o tema amor. Leitura silenciosa e oral. Discutirão sobre o tema, analisarão as peculiaridades de cada gênero e pesquisarão sobre os autores citados.

Atividade 1
Texto 1
LIRAS DE AMOR, ATRAVÉS DOS TEMPOS...
Anos 10 - Ele de terno, colete e cravo na lapela, embaixo da janela dela, canta:
" Tão longe, de mim distante, onde irá, onde irá teu pensamento?
  Quisera saber agora se esqueceste, se esqueceste o juramento.
  Quem sabe se és constante, se ainda é meu teu pensamento
  e minh'alma toda de fora, da saudade, agora só tormento!"
Anos 20 - Ele de terno branco e chapéu de palha, embaixo do sobrado em que ela mora, canta:
 - "Ó linda imagem, de mulher que me seduz!
 Ah, se eu pudesse tu estarias num altar!
 És a rainha dos meus sonhos és a luz,
 és malandrinha, não precisas trabalhar."
Anos 30 - Ele de terno cinza e chapéu panamá, em frente à vila onde ela mora, canta:
- " Tu és, divina e graciosa, estátua majestosa!
 Do amor por Deus esculturada.
 És formada com o ardor da alma da mais linda flor
 de mais ativo olor, que na vida és preferida pelo beija-flor"
Anos 40 - Ele ajeita seu relógio Pateck Philip na algibeira, escreve para  a Rádio Nacional e manda oferecer a ela uma linda música :
 "A deusa da minha rua, tem os olhos onde a lua, costuma se embriagar.
 Nos seus olhos eu suponho, que o sol num dourado sonho, vai claridade buscar"
Anos 50 - Ele pede ao cantor da boate que ofereça a ela a interpretação de uma bela bossa:
 "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça.
 É ela a menina que vem e que passa,
 no doce balanço a caminho do mar.
 Moça do corpo dourado, do sol de Ipanema.
 O teu balançado é mais que um poema.
 É a coisa mais linda que eu já vi passar."
Anos 60 - Ele aparece na casa dela com um compacto simples embaixo do braço, ajeita a calça lee e coloca na vitrola uma música papo firme:
"Nem mesmo o céu, nem as estrelas, nem mesmo o mar e o infinito
 não é maior que o meu amor nem mais bonito,
 me desespero a procurar alguma forma de lhe falar, como é grande
 o meu amor por você"
Anos 70 - Ele chega em seu fusca, com tala larga, sacode o cabelão, abre a porta pra mina entrar e bota um melô jóia no toca-fitas:
 "Foi assim, como ver o mar.
 A primeira vez que os meus olhos,
 se viram no teu olhar, quando eu mergulhei no azul do mar,
 sabia que era amor e vinha pra ficar... "
Anos 80 - Ele telefona pra ela e deixa rolar um som
 "Fonte de mel, num olhos de gueixa,
 Kabuk, máscara.
 Choque entre o azul e o choque de acácias,
 luz das acácias, você é mãe do sol."
Anos 90 - Ele liga pra ela e deixa gravada uma música, na secretária eletrônica:
"Bem que se quis,
 depois de tudo ainda ser feliz,
 mas já não há caminhos pra voltar.
 E o que é que a vida fez da minha vida?
 O que é que a gente não faz por amor? "
Ano 2001 - Ele captura na internet um batidão legal e manda pra ela, por e-mail:
 "Tchutchuca! Vem aqui com o teu Tigrão. Vou te jogar na cama e te
 dar muita pressão! Eu vou passar cerol na mão, vou sim, vou sim!
 Eu vou te cortar na mão! Vou sim, vou sim!
 Vou aparar pela rabiola! Vou sim!"
Como as coisas sempre podem piorar...


a)    Qual a relação entre o título do texto e sua divisão? A que se refere cada parágrafo?
b)    Como é tratado o tema amor no texto?
c)    O autor utiliza letras de músicas para informar como são feitas as declarações de amor em cada época. Você conhece alguma dessas músicas? Qual(is)?
d)    Qual característica você considera mais marcante nesse texto (intenção do autor)?
(   ) reflexão
(   ) crítica
(   ) humor

Atividade 2

Texto 2 – Frases sobre amor

"Amar é mudar a alma de casa." (Mário Quintana)
"Cada qual sabe amar a seu modo, o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar". (Machado de Assis)
"Existem muitos motivos para não amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la" (Carlos Drummond de Andrade)
"Não se julga a quem se ama. O amor que não é cego, não é amor" (Honoré de Balzac)
"As paixões são como o vento inflando as velas dos barcos. Podem até fazê-los naufragarem, mas se não fosse ele, não haveriam passeios, aventuras e descobertas" (Voltaire)
"Ah! Não me fales nada: antes me fala de tal maneira, que, se eu fora surdo, te ouvisse todo como coração" (F. Pessoa)
"Quem nunca desejou morrer com o ser amado nunca amou, nem sabe o que é amar" (Nélson Rodrigues)
"A idade não protege contra o amor. Mas, o amor, em certa medida, protege contra a idade" (Jeanne Moreau)
"O amor, que é a primeira das artes da paz, pode-se dizer que é um duelo, não de morte, mas de vida". (Machado de Assis)
a)    Podemos verificar que o amor é um tema recorrente na literatura. Você conhece os autores das frases acima? Qual(is)?
b)    Transcreva a frase de que mais gostou e pesquise na internet sobre a vida do respectivo autor e copie.
c)    Explique a frase “O amor, que é a primeira das artes da paz, pode-se dizer que é um duelo, não de morte, mas de vida.”

Atividade 3
Texto 3

CANÇONETA EM SOL MAIOR PARA AMOR & FLOR
Múcio Góes

meu pé de flor
não é de amora
nem de morango
nem é de agora
meu pé de flor
não pede nada
meu pé de tudo
é minha amada
meu pé de flor
meu coração
é flor lá fora
toda estação
flor do mar
flor de mel
em flor ação
meu sal
meu céu 
meu chão
meu pé de flor
meu pé de tudo
é meu amor
sem solidão


a)    Em relação à forma, esse poema tem estrofes fixas? Quantos versos há no poema?
b)    Há rimas no poema? Transcreva algumas.
c)    Nas duas primeiras estrofes há uma negação. Por que você acha que ela foi utilizada?
d)    Explique o sentido de “meu pé de flor” no poema.
e)    O que você entendeu sobre os versos “ flor do mar/ flor de mel/ em flor ação” ?


Atividade 4

Texto 4

Poesia “Fumo”, de Florbela Espanca, musicada e interpretada por Raimundo Fagner.
Longe de ti são ermos os caminhos,
Longe de ti não há luar nem rosas,
Longe de ti há noites silenciosas,
Há dias sem calor, beirais sem ninhos!
Meus olhos são dois velhos pobrezinhos
Perdidos pelas noites invernosas...
Abertos, sonham mãos cariciosas,
Tuas mãos doces, plenas de carinhos!
Os dias são Outonos: choram... choram...
Há crisântemos roxos que descoram...
Há murmúrios dolentes de segredos...
Invoco o nosso sonho! Estendo os braços!
E ele é, ó meu Amor, pelos espaços,
Fumo leve que foge entre os meus dedos!...


a)    Leia o texto e copie as palavras cujo significado você não conhece. Pesquise na internet o significado e copie. Compartilhe com seus colegas.
b)    O texto acima é um soneto. Explique sua forma.
c)    Pesquise na internet sobre a vida de Florbela Espanca e copie.
d)    O eu-lírico do poema está perto do seu amor? Justifique sua resposta com um verso do poema.
e)    O título do poema está presente no último verso. Explique a relação entre o amor e o fumo no poema.
f)     Você gostou da canção? Há outras poesias que foram musicadas. Você conhece alguma? Qual?


















Atividade 5



a)    Comente o texto acima. O amor, nesse texto, é carnal? Que sentimento aflorou em você ao ler o texto? Você considera ingênua a visão da criança ou o amor, para você, sempre carrega uma grande dose de pureza, independente da idade?

Atividade 6

Texto 6: Crônica do Amor

Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo a porta.
O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.
Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais.
Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.
Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.
Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco.
Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina Natal e ela detesta o Ano Novo, nem no ódio vocês combinam. Então?
Então, que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.
Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário. Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro, e é meio galinha. Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado e ainda assim você não consegue despachá-lo.
Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita na boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama este cara?
Não pergunte pra mim; você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem seu valor.
É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fetuccine ao pesto é imbatível.
Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo. Com um currículo desse, criatura, por que está sem um amor?
Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.
Não funciona assim. 
Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível.
Honestos existem aos milhares, generosos têm às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó!
Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é! Pense nisso. Pedir é a maneira mais eficaz de merecer. É a contingência maior de quem precisa.

Martha Medeiros / Arnaldo Jabor

a)     Segundo o narrador, o verdadeiro amor acontece por quais motivos? Sintetize-os.
b)     O que você entende a partir da expressão “Ah, o amor, essa raposa”. (14º parágrafo)
c)     Por que, afinal de contas e segundo o autor, amamos?
d)     O que o amor não requer?
e)     O que é, segundo o texto, “a contingência maior de quem precisa”?

Atividade 7


a)  Agora é sua vez de produzir. Escolha um dos gêneros estudados e produza um texto sobre o tema amizade. 

181 comentários:

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  2. Alexandre -01 -Gabriel-12
    Unidade 5-Atividade 1 Serie 3°A
    (A)Uma líria de amor diferente em cada década .A cada tempo uma declaração de amor diferente.
    (B)Como um sentimento romântico no começo e depois já não mais se importam com sentimento.
    (C)Sim,(Garota de Ipanema)
    (D)Reflexão

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  5. Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10

    Unidade 5 / Atividade 1

    a) Esta dividido através dos tempos,amor.
    b) Através das décadas.
    c) Sim, Garota de Ipanema, Como é grande meu amor por você, Cerol na mão.
    d) Reflexão.

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  6. João 18 Marcos 20 3ºA
    Unidade 5 Atividade 1
    a)O diferente forma de expressar o amor em cada década.
    b)Nas primeiras décadas como uma forma de carrinho e depois não mais.
    c)Sim, (Garota de Ipanema).
    d)Reflexão.

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    1. Muito bem, apenas troque o artigo "O" por "A" (A diferente) na questão A

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  7. Rita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves n°s 23,25,22
    Unidade 5- Atividade 1
    A- O tema fala sobre amor, e o texto divide- se ao passar do tempo, e cada parágrafo se refere as declarações de amor ao passar do tempo.
    B- Ele é tratado como declarações através de letras de musicas.
    C- Sim, a dos anos 50, 60, 2001.
    D- Reflexão.

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  8. Elizandra M° / Jaine Wotroba n° 09 /17 3°A

    Unidade 5 – atividade 1

    a) A mudanças dos anos, a mudança de cultura de uma geração para outra.
    b) Ele falou de forma carinhosa, usando a língua formal e transformando-as em canções.
    c) Sim, “Garota de Ipanema” (Vinicius de Moraes e Tom Jobim), “Como é grade o meu amor por você” (Roberto Carlos).
    d) Reflexão da cultura.

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  9. Daniela Machado n°27 3°A

    Unidade 5 -Atividade 1


    a) Refere-se a mudança da cultura de cada ano.
    b) É tratado o amor de uma forma carinhosa em forma de canções se declarando para pessoa amada.
    c)sim, Garota de Ipanema “ Vinicius de Moraes e Tom Jobim” , Como é grande meu amor por você “Roberto Carlos”, Cerol na mão “Bonde do tigão”.
    d) Reflexão.

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    1. Muito bem, Daniela. Mas vc poderia ter explicado melhor a questão A.

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  10. Unidade 5 Atividade 1
    William, Geison 26,13 3°A
    a) Porque são musicas que são cantadas na forma de eu lírico, ao amor.
    b) Em forma de declaração para a pessoa amada.
    c)Sim, a dos anos setenta.
    d) (x)Reflexão

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    1. Vocês poderiam ter se aprofundado melhor nas respostas.

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  12. Kati Henning 19
    Gabrieli Buba 11
    3ºA
    Atividade 1

    a)Se refere a musicas de amor que mudou a cada década.
    b)Ele fala com romance e carinho as musicas de amor para pessoa que ama.
    c)Sim , anos 60 e 2001 nós conheço e adoro.
    d)reflexão.

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    1. Muito bem, mas na questão C vcs deveriam colocar nomes de músicas.

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  13. Unidade 5 Atividade 1
    Matheus 21, Tarciso 24
    a) Se refere as musicas de amor a cada década
    b) Em forma de declaração para a pessoa amada
    c) Sim, anos 60
    d) Reflexão

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    1. Muito bem, mas na questão C vcs deveriam colocar nomes de músicas.

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  14. Bruna nº: 03 , Giliana nº: 14

    Atividade 1

    a) Liras de Amor através dos tempos é colocado no texto a relação trazendo os anos 10 até o ano de 2001, em cada ano trás uma nova forma de se expressar.
    b) O homem sempre se preocupa de ideias para conquistar sua amada.
    c)Sim, como é grande o meu amor de Roberto Carlos e Garota de Ipanema de Tom Jobim.
    d) Crítica

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  15. Angelica Soares 02 Gislaine Piscke 15
    Unidade 5 atividade 1
    a)As musicas vem mudando através do tempo. Musicas românticas.
    b)Como algo que era real e verdadeiro.
    c)Garota de Ipanema.
    d)Reflexâo.

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  16. Cintia Apª Alves/ Crislaine Schroeder n°04/06 3°A

    Atividade 1
    a) No decorrer dos tempos as liras de amor mudaram. A forma que era tratado o amor.
    b) O texto foi divido em décadas, em cada uma contém uma parte de letras de canções da época citada, a maneira como o homem tratava a sua amada(mulher).
    c) Sim. Garota de Ipanema, Como é grande o meu amor por você.
    d) Reflexão.

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  17. Elizandra M° / Jaine Wotroba n° 09/17 3°A

    Unidade 5 – atividade 2

    a) sim , Mario Quintana , Carlos Drummond de Andrade , Machado de Assis , Fernando Pessoa, Voltaire.
    b) "Não se julga a quem se ama. O amor que não é cego, não é amor" (Honoré de Balzac)
    Biografia de Honoré de Balzac
    Escritor francês, nasceu a 20 de maio de 1799, em Tours, e morreu a 18 de agosto de 1850, na Rua Fortunée, em Paris. Quando Balzac nasceu, o pai tinha 53 anos e a mãe 21. Foi mandado para o colégio entre os oito e os catorze anos. Com a queda do governo napoleónico a família mudou-se de Tours para Paris, local onde Balzac frequentou mais dois anos de escola e passou os três anos seguintes a trabalhar no escritório de um advogado. A personalidade de Balzac ficaria marcada pela ausência de afeto maternal. Todo o seu trabalho literário se desenvolveu no ambiente de uma família burguesa representativa da mutação dos tempos. O Antigo Regime tinha sido derrubado com a Revolução Francesa.
    Honoré de Balzac decidiu aos vinte anos dedicar-se à literatura. Como escritor de Cromwell (1819) e outras trágicas peças não foi além de um insucesso absoluto. De seguida escreveu romances sob pseudónimos. Como as suas obras tinham pouco êxito, lança-se nos negócios em 1825. Associa-se a um livreiro e torna-se impressor, mas em 1828 acaba por arruinar a família. Esta experiência dolorosa vai influir na obra literária. Em 1829, a publicação de duas obras deram o mote para o início do sucesso da sua carreira: les Chouans, um romance de amor que conta a história da insurreição dos camponeses de Breton contra a França revolucionária de 1799, e la Physiologie du mariage, um ensaio humorístico e satírico. Um ano depois publica Scènes de la vie privée, obra que veio aumentar a sua reputação. Estas histórias contadas por Balzac eram, na sua maior parte, estudos psicológicos baseados em conflitos entre pais e filhos. É um escritor que observa muito detalhadamente a fachada social.

    c) As pessoas se apaixonam , porém sofrem com isso.

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    1. Muito bem. Apenas vocês poderiam ter aprofundado a questão C.

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  19. Bruna nº: 03 , Giliana nº: 14

    Atividade 2

    a) Não, nenhum
    b)"Existem muitos motivos para não amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la" (Carlos Drummond de Andrade)
    Biografia de Carlos Drummond de Andrade:
    Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.

    Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.

    O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond, Alguma poesia (1930) e Brejo das almas (1934), em que o poema-piada e a descontração sintática pareceriam revelar o contrário. A dominante é a individualidade do autor, poeta da ordem e da consolidação, ainda que sempre, e fecundamente, contraditórias. Torturado pelo passado, assombrado com o futuro, ele se detém num presente dilacerado por este e por aquele, testemunha lúcida de si mesmo e do transcurso dos homens, de um ponto de vista melancólico e cético. Mas, enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo à comunicação estética desse modo de ser e estar.

    Vem daí o rigor, que beira a obsessão. O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo. Em Sentimento do mundo (1940), em José (1942) e sobretudo em A rosa do povo (1945), Drummond lançou-se ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente, descobrindo na luta a explicitação de sua mais íntima apreensão para com a vida como um todo. A surpreendente sucessão de obras-primas, nesses livros, indica a plena maturidade do poeta, mantida sempre.

    Várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas. Drummond foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo, tendo também publicado diversos livros em prosa.

    Em mão contrária traduziu os seguintes autores estrangeiros: Balzac (Les Paysans, 1845; Os camponeses), Choderlos de Laclos (Les Liaisons dangereuses, 1782; As relações perigosas), Marcel Proust (La Fugitive, 1925; A fugitiva), García Lorca (Doña Rosita, la soltera o el lenguaje de las flores, 1935; Dona Rosita, a solteira), François Mauriac (Thérèse Desqueyroux, 1927; Uma gota de veneno) e Molière (Les Fourberies de Scapin, 1677; Artimanhas de Scapino).

    Alvo de admiração irrestrita, tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor, Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

    c) Que não existe amor perfeito, sempre terá um obstáculos para se ter momentos felizes.

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    1. Muito bem. Apenas vocês deveriam atentar para a concordância na resposta C(um obstáculoS)

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  20. Daniela Machado Kati n°27, 19 3°A

    Unidade 5 – Atividade1


    a) Sim alguns, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Nélson Rodrigues.
    b) "Quem nunca desejou morrer com o ser amado nunca amou, nem sabe o que é amar" (Nélson Rodrigues).
    Biografia de Nélson Rodrigues.
    Nelson Falcão Rodrigues nasceu no Recife, em 1912. Aos 5 anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, indo morar na Rua Alegre, em Aldeia Campista, bairro que depois seria absorvido pelos vizinhos Andaraí, Maracanã, Tijuca e Vila Isabel. Em contato com a imaginação fértil do futuro escritor, a realidade da Zona Norte carioca, com suas tensões morais e sociais, serviu como fonte de inspiração para Nelson construir personagens memoráveis e histórias carregadas de lirismo trágico.
    Aos 13 anos, ingressa na carreira de jornalista, trabalhando como repórter policial em A Manhã, um dos jornais fundados por seu pai, Mário Rodrigues, que marcaram época – o segundo foi Crítica, palco de uma tragédia que abalaria o dramaturgo profundamente: o assassinato de seu irmão, o ilustrador e pintor Roberto Rodrigues, em 1929.
    Lado a lado com o teatro, o jornalismo foi para ele um ambiente privilegiado de expressão. Dentre seus textos propriamente jornalísticos, destacam-se aqueles dedicados ao futebol, em que empregou toda sua veia dramática, transformando partidas em batalhas épicas e jogadores em heróis. Trabalhou nos mais diversos jornais e revistas, assinando artigos e crônicas, como a popular e discutida coluna “A Vida Como Ela É…”.
    Em 1943, a consagração no Teatro Municipal do Rio de Janeiro: sua segunda peça, Vestido de Noiva, montada por um grupo amador, Os Comediantes, dirigida pelo polonês recém-imigrado Ziembinski e com cenários de Tomás Santa Rosa, revolucionava a maneira de se fazer teatro no Brasil. Sua peça seguinte, Álbum de Família, de 1946, que trata de incesto, foi censurada, sendo liberada apenas duas décadas depois. Dali em diante, sua obra despertaria as mais variadas reações, nunca a indiferença.
    O prestígio alcançado pelo reconhecimento de seu talento não livrou-o de contestações ou perseguições. Classificado pelo próprio Nelson Rodrigues como “desagradável”, seu teatro chocou plateias, provocando não apenas admiração, mas também repugnância e ódio, sentimentos muitas vezes alimentados por seu temperamento inclinado à polêmica e à autopromoção.
    Nelson Rodrigues morreu no Rio de Janeiro, em 1980, aos 68 anos. Além dos romances, contos e crônicas, deixou como legado 17 peças que, vistas em conjunto, colocam-no entre os grandes nomes do teatro brasileiro e universal.
    c) É que o amor traz paz para pessoas acalma, é um duelo para que o amor sobreviva as dificuldades

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    1. Muito bem, mas sua última resposta ficou um pouco confusa.

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  21. Angelica Soares n°: 02 Gislaine n°:15
    Unidade 5 Atividade 2

    1)a -não, nenhum.
    b -"Existem muitos motivos para não amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la" (Carlos Drummond de Andrade)
    Biografia de Carlos Drummond de Andrade

    Carlos Drummond de Andrade
    Poeta, cronista, contista e tradutor brasileiro. Sua obra traduz a visão de um individualista comprometido com a realidade social.
    Na poética de Carlos Drummond de Andrade, a expressão pessoal evolui numa linha em que a originalidade e a unidade do projeto se confirmam a cada passo. Ao mesmo tempo, também se assiste à construção de uma obra fiel à tradição literária que reúne a paisagem brasileira à poesia culta ibérica e europeia.
    Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade natal, em Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.
    Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Excelente funcionário, passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.
    Predomínio da individualidade. O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond, Alguma poesia (1930) e Brejo das almas (1934), em que o poema piada e a descontração sintática pareceriam revelar o contrário. A dominante é a individualidade do autor, poeta da ordem e da consolidação, ainda que sempre, e fecundamente, contraditórias. Torturado pelo passado, assombrado com o futuro, ele se detém num presente dilacerado por este e por aquele, testemunha lúcida de si mesmo e do transcurso dos homens, de um ponto de vista melancólico e cético. Mas, enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo à comunicação estética desse modo de ser e estar.
    Vem daí o rigor, que beira a obsessão. O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo, no que desmonta, dispersa, desarruma, do berço ao túmulo -- do indivíduo ou de uma cultura.
    Em Sentimento do mundo (1940), em José (1942) e sobretudo em A rosa do povo (1945), Drummond lançou-se ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente, descobrindo na luta a explicitação de sua mais íntima apreensão para com a vida como um todo. A surpreendente sucessão de obras-primas, nesses livros, indica a plena maturidade do poeta, mantida sempre.
    Alvo de admiração irrestrita, tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor, Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.
    C – Quanto mais você ama , mais você vive.

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    1. Muito bem, mas sua resposta na questão C ficou muito vaga.

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  22. Unidade 5 Atividade 2
    Matheus 21, Tarciso 24
    a) Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa.
    b) "O amor, que é a primeira das artes da paz, pode-se dizer que é um duelo, não de morte, mas de vida". (Machado de Assis)
    Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade.[10] Os biógrafos notam que, interessado pela boémia e pela corte, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual.[11] Para isso, assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas, e conseguindo precoce notoriedade em jornais onde publicava suas primeiras poesias e crónicas. Em sua maturidade, reunido a colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras.
    c) Não existe amor perfeito, mas que devemos batalhar para achar o verdadeiro.

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    1. Matheus e Tarciso, a biografia não está completa e na questão C vocês poderiam ter se aprofundado mais.

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  23. Unidade 5 Atividade 2
    William, Geison 26, 13 3°A
    a) Sim, Machado de Assis .
    b)"Existem muitos motivos para não amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la" (Carlos Drummond de Andrade)


    Biografia de Carlos Drummond de Andrade



    Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.

    Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.
    c)O amor é uma luta constante para a paz mundial e um mundo mais alegre.

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    1. Willian e Geison, a biografia não está completa e na questão C vocês não entenderam o significado da frase.

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  24. João 18 Marcos 20 3ºA
    Unidade 5 Atividade 2
    a)Sim alguns, Machado de Assis, Fernando Pessoa.

    b)"O amor, que é a primeira das artes da paz, pode-se dizer que é um duelo, não de morte, mas de vida". (Machado de Assis).
    Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.
    c) quando o amor é verdadeiro não são apenas pétalas de rosa, temos que enfrentar grandes obstáculos.

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    1. João e Marcos, a biografia não está completa e vocês poderiam se aprofundar mais na resposta da questão C

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  25. Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10

    Unidade 5 / Atividade 2

    a) Sim, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Nélson Rodrigues, Mario Quintana, Voltaire
    b) "Existem muitos motivos para não amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la" (Carlos Drummond de Andrade)

    Biografia de Carlos Drummond de Andrade

    Nasceu em Minas Gerais, numa cidade cuja memória viria a permear parte de sua obra, Itabira. Seus antepassados, tanto do lado materno como paterno, pertencem a famílias de há muito tempo estabelecidas no Brasil. Posteriormente, foi estudar em Belo Horizonte, no Colégio Arnaldo, e em Nova Friburgo com os jesuítas no Colégio Anchieta. Formado em farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais , com Emílio Moura e outros companheiros, fundou "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil.
    Em 1925, casou-se com Dolores Dutra de Morais, com quem teve dois filhos, Carlos Flávio, que viveu apenas meia hora (e a quem é dedicado o poema "O que viveu meia hora", presente em Poesia completa, Ed. Nova Aguilar, 2002), e Maria Julieta Drummond de Andrade.
    No mesmo ano em que publica a primeira obra poética, "Alguma poesia" (1930), o seu poema Sentimental é declamado na conferência "Poesia Moderníssima do Brasil" , feita no curso de férias da Faculdade de Letras de Coimbra, pelo professor da Cadeira de Estudos Brasileiros, Dr. Manoel de Souza Pinto, no contexto da política de difusão da literatura brasileira nas Universidades Portuguesas. Durante a maior parte da vida, Drummond foi funcionário público, embora tenha começado a escrever cedo e prosseguindo até seu falecimento, que se deu em 1987 no Rio de Janeiro, doze dias após a morte de sua filha. Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas. Em 1987, meses antes de sua morte, a escola de samba Mangueira o homenageou no Carnaval com o enredo "O Reino das Palavras", sagrando-se campeã do Carnaval Carioca naquele ano.
    c) O amor é uma rosa cheia de espinhos, as vezes pode machucar mas o alento é o doce perfume que ela exala.

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    1. Muito bem, porém, na questão C vocês poderiam ser menos evasivos, vagos. Gostei do senso poético, mas a explicação não ficou a contento.

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  26. Elizandra M° / Jaine Wotroba n° 09 / 17

    Unidade 5 – atividade - 3

    a) sim , 22 estrofes




    B)Sim
    “meu pé de flor
    não pede nada
    meu pé de tudo
    é minha amada”

    c)Para dar controvérsias aos nossos pensamentos de como é sua amanda
    d) Uma mulher bonita, cheirosa, formosa.
    e) Que é uma mulher leve , cheirosa mais com muita energia.

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    1. Elizandra e Jaíne. Acho que vcs confundiram estrofe com verso. Verso é cada linha do poema e estrofe é um agrupamento de versos. na questão C vocês escreveram "amaNda" em vez de "amada".

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  27. Daniela Machado, Kati n°27, 19 3°A

    Unidade 5 – Atividade 3
    a) sim, 22estrofes

    b) Sim,
    meu pé de flor
    não pede nada
    meu pé de tudo
    é minha amada
    c) Para ele nós mostrar como é sua amada
    d) Porque ela admirada por ser linda, charmosa, etc.
    e) Que sua amada é uma mulher tranquila, cheirosa.

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    1. Daniela e Kati, Acho que vcs confundiram estrofe com verso. Verso é cada linha do poema e estrofe é um agrupamento de versos. Cuidado com o acento em "nós".

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  28. Unidade 5 Atividade 3
    William, Geison 26, 13 3°A
    a) Sim, vinte e dois

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  29. Rita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves n°s 23,25,22
    Unidade 5- Atividade 2
    A- Mário Quintana,Machado de Assis,Carlos Drummond de Andrade, Voltaire, F. Pessoa.
    B- "Cada qual sabe amar a seu modo, o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar". (Machado de Assis)
    Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis.
    De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Criado no morro do Livramento, consta que ajudava a missa na igreja da Lampadosa. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, à época morando em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é até provável que assistisse às aulas nas ocasiões em que não estava trabalhando.
    C- Que ao mesmo tempo que você ama, você se sente com medo de perder a pessoa que você ama e que te faz tão bem, algo inexplicável.

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    1. Meninas, a biografia não está completa. E a última questão não atendeu ao tema.

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  30. Cintia Apª Alves/ Crislaine Schroeder n°04/06 3°A


    Atividade 2

    a) Sim. Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Voltaire e Machado de Assis.
    b) "Existem muitos motivos para não amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la" (Carlos Drummond de Andrade).
    Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) nasceu em Itabira de Mato Dentro, interior de Minas Gerais, no dia 31 de outubro de 1902. Filho de Carlos de Paula Andrade e Julieta Augusta Drummond de Andrade, proprietários rurais. Estudou no colégio interno em Belo Horizonte, em 1916. Doente, regressa para Itabira, onde passa a ter aulas particulares. Em 1918, vai estudar em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, também no colégio interno. Em 1923 matricula-se no curso de Farmácia da Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte. Em 1925 conclui o curso. Nesse mesmo ano casa-se com Dolores Dutra de Morais. Funda "A Revista", veículo do Modernismo Mineiro. Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto de 1987, foi um dos maiores poetas brasileiros do século XX.
    c)O amor é algo inexplicável, um sentimento que gera inúmeras sensações, amar alguém dá sentido para viver, é um querer estar junto a ela em todos os momentos,sonhar e zelar pelo seu amor.

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    1. Cintia e Crislaine, a última questão não está bem aprofundada.

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  31. Bruna nº: 03, Giliana nº:14

    Atividade 3

    a) Não, 22 versos.
    b)Sim, não é de amora / nem de agora, não pede nada / é minha amada, meu coração / toda estação.
    c) Ele usou negação para expressar outras palavras, porque o que realmente ele queria transmitir era seu amor por sua amada.
    d) Sentimentos.
    e) Que cada flor floresce na estação certa e os sentimentos acontecem no momento certo.

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  32. Gabrieli Buba n°11 3°A

    Atividade 2

    a)Sim Machado de Assis e Fernando Pessoa.
    b)"O amor, que é a primeira das artes da paz, pode-se dizer que é um duelo, não de morte, mas de vida". (Machado de Assis)
    Joaquim Maria Machado de Assis é considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro em 21/6/1839, filho de uma família muito pobre. Mulato e vítima de preconceito, perdeu na infância sua mãe e foi criado pela madrasta. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor.
    Na infância, estudou numa escola pública durante o primário e aprendeu francês e latim. Trabalhou como aprendiz de tipógrafo, foi revisor e funcionário público.
    Publicou seu primeiro poema intitulado Ela, na revista Marmota Fluminense. Trabalhou como colaborador de algumas revistas e jornais do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de letras e seu primeiro presidente.
    c)De certa forma é uma paz de duelo de vida,porque temos que passar por fases que talvez não deixa de ser uma batalha.

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    1. Gabrieli, a biografia não está completa e a última questão não está bem embasada.

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  33. Cíntia Apª Alves/ Crislaine Schroeder nº: 04/ 06 3º A

    Atividade 3

    a) Sim. 22 estrofes.
    b)Sim.
    meu pé de flor
    não pede nada
    meu pé de tudo
    é minha amada

    meu pé de flor
    meu coração
    é flor lá fora
    toda estação
    c)Porque ele define seu amor como único, sentimento que nele há à um bom tempo, duradouro.
    d)”Meu pé de flor” refere-se ao amor que ele dedica a sua amada.
    e) Que o amor que ele sente é único, intenso e infinito.

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    1. Cintia e Crislaine.Acho que vcs confundiram estrofe com verso. Verso é cada linha do poema e estrofe é um agrupamento de versos

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  34. Matheus 21 Tarciso 24
    Unidade 5 Atividade 3
    a) Sim , 22 estrofes
    b) Meu pé de flor
    não pede nada
    meu pé de tudo
    é minha amada
    c) Ele usou negação porque queria transmitir seu amor por ela.
    d) Porque ela é linda e formosa
    e) Ela é uma mulher cheirosa e delicada, por ter bastante energia.

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  35. João 18 / Marcos 20
    Unidade 5 – atividade 3

    a) Sim , 22 estrofes
    b)Sim
    “meu pé de flor
    não pede nada
    meu pé de tudo
    é minha amada”
    c)Para demonstrar como é sua amada.
    d)Linda, cheirosa, formosa.
    e)Uma mulher de temperamento leve, calmo.

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    1. joão e Marcos,
      Acho que vcs confundiram estrofe com verso. Verso é cada linha do poema e estrofe é um agrupamento de versos

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  36. Gabrieli Buba n:11 3°A

    Atividade 3

    a) Não 22 estrofes
    b)não é de amora
    nem é de agora

    nem é de agora
    é meu amor

    c)É um sentimento que é inexplicavél,cada pessoas ama e quer ser amado
    d)É um tudo , um amor, atravez de flor.
    e) Era uma mulher que o inspirava muito cheirosa , meiga , uma mulher que tinha sua vida doce.

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    1. gabrieli,
      Acho que vc confundiu estrofe com verso. Verso é cada linha do poema e estrofe é um agrupamento de versos

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  37. Rita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves nºs 23,25,22
    Unidade 5- Atividade 3
    A- Forma fixa, e são 22 estrofes.
    B- meu pé de flor
    não é de amora
    nem de morango
    nem é de agora

    meu pé de flor
    não pede nada
    meu pé de tudo
    é minha amada.
    C- Para dar mais sentido a rima.
    D- O pé de flor que ele se refere é a pessoa que ele ama.
    E- Que o sentimento de amor que ele sente, é algo inexplicável e único.

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    1. Meninas, acho que vocês confundiram estrofes com versos. Verso é cada linha do poema.

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  38. Unidade 5- Atividade 4

    A) Ermo - Que está só ou desacompanhado; solitário; diz-se de local inabitado; local
    Crisântemos- nome vulgar de plantas (e das suas flores) da família das Compostas; (; o mesmo que crisanto)

    B) É formado de 2 estrofes com 4 versos / 2 estrofes com 3 versos.

    C)
    Florbela Espanca nasceu na vila de Viçosa, Alentejo Portugal, no dia 8 de dezembro de 1894. Filha de Antónia da Conceição Lobo, que faleceu em 1908. Florbela é então educada pela madrasta Mariana e pelo pai, João Maria, que só a reconheceu como filha depois de sua morte. Estudou no Liceu, em Évora, concluindo o curso de Letras. Seu primeiro poema é escrito em 1903 “A Vida e a Morte”. Atuou como jornalista na publicação Modas & Bordados e na Voz Pública, um jornal de Évora.
    Em 1913, casa-se com Alberto Moutinho, seu colega de escola. Nessa época conheceu outros poetas e participou de um grupo de mulheres escritoras. Em 1917, Florbela foi a primeira mulher a ingressar no curso de Direito da Universidade de Lisboa.
    Em 1919, lançou “Livro de Mágoas”. Parte de sua inspiração veio de sua vida tumultuada, inquieta e sofrida pela rejeição do pai. Nessa época começa a apresentar um desequilíbrio emocional. Sofre um aborto espontâneo, que a deixa doente por um longo período. Em 1921, divorcia-se de Alberto e casa-se com o oficial de artilharia António Guimarães. Em 1923 publica “Livro de Sóror Saudade”. Nesse mesmo ano, sofre novo aborto e separa-se do marido. Em 1925, casa-se com o médico Mário Laje, em Matosinhos. Em 1927, sua vida é marcada pela morte do irmão, em um acidente de avião, fato que a levou a tentar o suicídio. A morte precoce do irmão lhe inspirou a escrever “As Máscaras do Destino”.
    A poesia de Florbela Espanca é caracterizada por um forte teor confessional. A poetisa não se sentia atraída por causas sociais, preferindo exprimir em seus poemas os acontecimentos que diziam respeito à sua condição sentimental. Não fez parte de nenhum movimento literário, embora seu estilo lembrasse muito os poetas românticos.
    Florbela Espanca morreu em decorrência de suicídio por barbitúricos, no dia 8 de dezembro de 1930, às vésperas da publicação de sua obra prima “Charneca em Flor”, que só foi publicada em janeiro de 1931.

    D) Não .
    Longe de ti são ermos os caminhos,
    Longe de ti não há luar nem rosas,
    Longe de ti há noites silenciosas,
    Há dias sem calor, beirais sem ninhos!

    E) O seu amado e comparado com a fumaça , ela não pode pegar pois não o tem.
    F) Sim, não conheciamos nenhuma.

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  39. Gislaine Piscke 15 3°A
    Atividade 5 passo 3
    A)Sim. 22
    B)Sim.
    meu pé de flor
    não pede nada
    meu pé de tudo
    é minha amada.
    C)Ele da sentido a rima.
    D)Do grande amor por sua amada.
    E)Que há um momento certo para se amar

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    1. Gislaine, suas respostas poderiam ser mais aprofundadas, não tão curtas.

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  40. Unidade 5 Atividade 3
    William, Geison 13,26 3°A
    a) Sim vinte e dois.
    b) Sim, meu coração
    toda a estação
    c)Para descrever como seria seu pé de flor.
    d)Ele usa no sentido figurado.
    e)Ele usa para comparar seu amor por alguém.

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    1. Meninos, as respostas de vocês poderiam ser mais aprofundadas.

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  41. Unidade5 Atividade3
    Alexandre-01 , Gabriel-12 3°a
    (A)Sim , 22
    (B)Sim,meu pé de flor
    meu coração
    é flor lá fora
    toda estação
    (C)Para dizer que o pé de flor não é de amora , nem é de nada.
    (D)Ele demonstra o amor em uma flor em sentido figurado.
    (E)É que ele relaciona o seu amor com uma flor de tão delicada.

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  42. Bruna nº: 03, Giliana nº:14

    Atividade 4

    a) Ermos- (ermo) que está só ou desacompanhado; solitário; diz-se de local inabitado; local inabitado, deserto.
    Crisântemos- (crisântemo) nome vulgar de plantas (e das suas flores) da família das Compostas; (; o mesmo que crisanto.
    b) Formados por 4 linhas das duas primeiras estrofes e 3 duas ultimas.
    c)Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, a 8 de Dezembro de 1894, sendo baptizada, com o nome de Flor Bela Lobo, a 20 de Junho do ano seguinte, como filha de Antónia da Conceição Lobo e de pai incógnito. É em Vila Viçosa que se desenrola a sua infância. Em Outubro de 1899, Florbela começa a frequentar o ensino pré-primário, passando a assinar Flor d'Alma da Conceição Espanca (algumas vezes, opta por Flor, e outras, por Bela). Em Novembro de 1903, aos sete anos de idade, Florbela escreve a sua primeira poesia de que há conhecimento, «A Vida e a Morte», mostrando uma admirável precocidade e anunciando, desde já, a opção por temas que, mais tarde, virá a abordar de forma mais complexa. Ainda no mesmo ano, Florbela começa a escrever uma poesia sem título, o seu primeiro soneto.
    Em 1908, Antónia Lobo, a mãe de Florbela morre vítima de neurose, após o que a família se desloca para Évora, para Florbela prosseguir os seus estudos no Liceu André Gouveia, com o chamado Curso Geral do Liceu, cuja sexta classe (próxima do 10º ano actual) completa em 1912. Entretanto, em 1911, começa a namorar com Alberto Moutinho, mas acaba por se afastar deste, em virtude de uma nova paixão por José Marques, futuro director da Torre do Tombo. Após romper com este, no ano seguinte, Florbela reata o namoro com Alberto Moutinho e, a 8 de Dezembro, uma vez emancipada, casa com ele, pelo civil, aos 19 anos.
    Em 1914, apesar de algumas dificuldades económicas, o casal muda-se para o Redondo, na Serra d'Ossa, onde abre um colégio e lecciona. Numa festa do colégio, Florbela recita, pela primeira vez, versos seus em público. É no ano seguinte que Florbela inicia o seu caderno «Trocando Olhares», que completa ao longo de cerca de um ano e meio. Em 1916, a revista «Modas e Bordados» publica o soneto «Crisântemos», cheio de alterações ao original, e Florbela torna-se amiga da directora e da sub-directora da revista, Júlia Alves, com quem, aliás, inicia correspondência. Alguns meses depois, torna-se colaboradora do jornal «Notícias de Évora», e desiste de um projecto intitulado «Alma de Portugal», um livro de acentuada carga patriótica, e que conteria as partes «Na Paz» e «Na Guerra».
    Em 1925, depois de se ter mudado para a casa de Mário Lage em Esmoriz, casa com ele, pelo civil e, depois, pela Igreja. Dois anos depois, enquanto Florbela traduz romances franceses para a Livraria Civilização no Porto (que publica oito trabalhos seus), e prepara «O Dominó Preto», o seu irmão falece, o que a torna uma mulher triste e desiludida e inspira «As Máscaras do Destino». Enquanto a relação com o marido se desgasta progressivamente, a neurose de Florbela agrava-se bastante; é neste período que, possivelmente, se apaixona pelo pianista Luís Maria Cabral, a quem dedica «Chopin» e «Tarde de Música»; talvez por isso, tenta suicidar-se. Em 1929, Florbela passa por Lisboa, onde lhe é recusada a participação no filme «Dança dos Paroxismos», de Jorge Brum do Canto, e segue para Évora, onde, em 1930, começa a escrever o seu «Diário do Último Ano».
    d) Não, Longe de ti são ermos os caminhos,
    Longe de ti não há luar nem rosas,
    Longe de ti há noites silenciosas,
    Há dias sem calor, beirais sem ninhos!
    e) Sim, pois ela trás a relação da fumaça com o seu amor. Pois ela não o tem.
    f) Não, não.

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  43. Jaine Wotroba / Elizandra M° Grosskopf 3° A

    Unidade 5- Atividade 5

    A) Não , emoção e carinho , não pois ela somente explica o que realmente é o amor de forma diferente. Sim .

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    1. Meninas, vocês poderiam ter aprofundado mais sua resposta.

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  44. Cíntia Apª Alves/ Crislaine Schroeder nº: 04/ 06 3º A

    Atividade 4

    a) Ermo: Lugar ermo é um lugar deserto, um lugar descampado, inóspito, sem habitantes, que causa medo e insegurança. Ermo é uma palavra que tem origem do grego éremos, e do latim “eremu”, que significa solitário.
    Dolentes: Que pode sentir ou expressar dor; que sente mágoa; queixoso.
    Figurado. Que se pode assemelhar à expressão de sofrimento (dor).
    b)Sim. Os dois primeiros versos são formados por quatro estrofes e os seguintes apenas por três, também a formas que estão as rimas.
    c) Florbela Espanca (1894-1930) foi uma poetisa portuguesa, autora de sonetos e contos importantes na literatura de Portugal. Foi uma das primeiras feministas de Portugal. Sua poesia é conhecida por um estilo peculiar, com forte teor emocional, onde o sofrimento, a solidão, e o desencanto estão aliados ao desejo de ser feliz.
    Florbela Espanca nasceu na vila de Viçosa, Alentejo Portugal, no dia 8 de dezembro de 1894. Filha de Antónia da Conceição Lobo, que faleceu em 1908. Florbela é então educada pela madrasta Mariana e pelo pai, João Maria, que só a reconheceu como filha depois de sua morte. Estudou no Liceu, em Évora, concluindo o curso de Letras. Seu primeiro poema é escrito em 1903 “A Vida e a Morte”. Atuou como jornalista na publicação Modas & Bordados e na Voz Pública, um jornal de Évora.
    A poesia de Florbela Espanca é caracterizada por um forte teor confessional. A poetisa não se sentia atraída por causas sociais, preferindo exprimir em seus poemas os acontecimentos que diziam respeito à sua condição sentimental. Não fez parte de nenhum movimento literário, embora seu estilo lembrasse muito os poetas românticos.
    Florbela Espanca morreu em decorrência de suicídio por barbitúricos, no dia 8 de dezembro de 1930, às vésperas da publicação de sua obra prima “Charneca em Flor”, que só foi publicada em janeiro de 1931.
    d) Não.
    Longe de ti são ermos os caminhos,
    Longe de ti não há luar nem rosas,
    Longe de ti há noites silenciosas,
    Há dias sem calor, beirais sem ninhos!
    e) Relaciona o amor como se fosse fumaça, impossível de tocar, segurá-lo, contê-lo.

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  45. João 18 / Marcos 20
    Unidade 5 – atividade 4

    a)Ermo um lugar sem habitantes; deserto descampado; adj. solitário.
    No sentido popular, tem o sentido de crosta escamosa que se forma na cabeça das crianças.

    Crisântemo , em grego, significa ¨flor-de-
    ouro¨. É uma flor cultivada na China há mais de 2 mil anos.
    Foi trazida para o Ocidente no século XVII. Tem grande
    variedades de cores e é muito ornamental.

    b)2 estrofes com 4 versos e duas estrofes com 3 versos.
    c)Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, a 8 de Dezembro de 1894, sendo baptizada, com o nome de Flor Bela Lobo, a 20 de Junho do ano seguinte, como filha de Antónia da Conceição Lobo e de pai incógnito. É em Vila Viçosa que se desenrola a sua infância. Em Outubro de 1899, Florbela começa a frequentar o ensino pré-primário, passando a assinar Flor d'Alma da Conceição Espanca (algumas vezes, opta por Flor, e outras, por Bela). Em Novembro de 1903, aos sete anos de idade, Florbela escreve a sua primeira poesia de que há conhecimento, «A Vida e a Morte», mostrando uma admirável precocidade e anunciando, desde já, a opção por temas que, mais tarde, virá a abordar de forma mais complexa. Ainda no mesmo ano, Florbela começa a escrever uma poesia sem título, o seu primeiro soneto.
    d)Longe.
    Longe de ti são ermos os caminhos,
    Longe de ti não há luar nem rosas,
    Longe de ti há noites silenciosas,
    Há dias sem calor, beirais sem ninhos!
    e)Sim, pois ela trás a relação da fumaça com o seu amor. Pois ela não o tem.
    f)não,não

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    1. As respostas de vocês estão muito parecidas com as de outros(as) colegas.

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  46. Matheus 21 Tarciso 24
    Unidade 5 Atividade 4
    a) O que é Crisântemo:
    O crisântemo, nome vulgar dado ao Chrysanthemum, é uma planta que pertence à família Asteraceae, também conhecida como Compositae. Na Ásia esta planta é muito cultivada e estimada.

    Significado de Murmúrio
    s.m. Ruído surdo e confuso proveniente de várias pessoas que falam ao mesmo tempo, em voz baixa.
    Ruído das águas que correm, dos ventos que agitam as folhas.
    Sussurro, burburinho, murmuração, múrmur, rumor, rumorejo.
    Murmúrio vesicular, rumor normal do pulmão captado na auscultação.
    b) É formado de 2 estrofes com 4 versos / 2 estrofes com 3 versos.
    c)Florbela Espanca (Vila Viçosa, 8 de dezembro de 1894 — Matosinhos, 8 de dezembro de 1930)[1] , batizada como Flor Bela Lobo, e que opta por se autonomear Florbela d'Alma da Conceição Espanca [2] , foi uma poetisa portuguesa. A sua vida, de apenas trinta e seis anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade[3] e panteísmo. Tem uma biblioteca com o seu nome em Matosinhos.
    d)Longe de ti são ermos os caminhos,
    Longe de ti não há luar nem rosas,
    Longe de ti há noites silenciosas,
    Há dias sem calor, beirais sem ninhos!
    e) A fumaça não pode ser pega, pois e o que acontece com o seu amado.
    f)Sim, não conheciamos nenhuma.

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  47. Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10

    Unidade 5 – atividade 3

    a) Sim , 22 estrofes
    b)Sim
    “meu pé de flor
    meu coração
    é flor lá fora
    toda estação”
    c) O amor por ela é inesplicavel e eterno.
    d) Sentimentos
    e)Que o amor por ele sentido é imenso.

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  48. Bruna nº: 03, Giliana nº:14

    Atividade 5

    a) Não, um sentimento verdadeiro de amor e companheirismo, consideramos que o amor sempre carrega uma grande dose de pureza, independente da idade, pois para sentir amor não existe idade certa, o amor nasce com as pessoas.

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  49. Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10

    Unidade 5 – Atividade 4

    a) Crisântemos;(crisântemo) nome vulgar de plantas (e das suas flores) da família das Compostas; (; o mesmo que crisanto.
    b) As duas primeiras com quatro estrofe, e as duas outras com três estrofe.
    c) Florbela Espanca (1894-1930) foi uma poetisa portuguesa, autora de sonetos e contos importantes na literatura de Portugal. Foi uma das primeiras feministas de Portugal. Sua poesia é conhecida por um estilo peculiar, com forte teor emocional, onde o sofrimento, a solidão, e o desencanto estão aliados ao desejo de ser feliz.
    Florbela Espanca nasceu na vila de Viçosa, Alentejo Portugal, no dia 8 de dezembro de 1894. Filha de Antónia da Conceição Lobo, que faleceu em 1908. Florbela é então educada pela madrasta Mariana e pelo pai, João Maria, que só a reconheceu como filha depois de sua morte. Estudou no Liceu, em Évora, concluindo o curso de Letras. Seu primeiro poema é escrito em 1903 “A Vida e a Morte”. Atuou como jornalista na publicação Modas & Bordados e na Voz Pública, um jornal de Évora.
    Em 1913, casa-se com Alberto Moutinho, seu colega de escola. Nessa época conheceu outros poetas e participou de um grupo de mulheres escritoras. Em 1917, Florbela foi a primeira mulher a ingressar no curso de Direito da Universidade de Lisboa.
    Em 1919, lançou “Livro de Mágoas”. Parte de sua inspiração veio de sua vida tumultuada, inquieta e sofrida pela rejeição do pai. Nessa época começa a apresentar um desequilíbrio emocional. Sofre um aborto espontâneo, que a deixa doente por um longo período. Em 1921, divorcia-se de Alberto e casa-se com o oficial de artilharia António Guimarães. Em 1923 publica “Livro de Sóror Saudade”. Nesse mesmo ano, sofre novo aborto e separa-se do marido. Em 1925, casa-se com o médico Mário Laje, em Matosinhos. Em 1927, sua vida é marcada pela morte do irmão, em um acidente de avião, fato que a levou a tentar o suicídio. A morte precoce do irmão lhe inspirou a escrever “As Máscaras do Destino”.
    Outras obras póstumas foram: “Charneca em Flor” (1931), “Juvenília” (1931), “Reliquiae” (1934), “O Dominó Preto” (1983), “Cartas de Florbela Espanca” (1949).
    A poesia de Florbela Espanca é caracterizada por um forte teor confessional. A poetisa não se sentia atraída por causas sociais, preferindo exprimir em seus poemas os acontecimentos que diziam respeito à sua condição sentimental. Não fez parte de nenhum movimento literário, embora seu estilo lembrasse muito os poetas românticos.
    Florbela Espanca morreu em decorrência de suicídio por barbitúricos, no dia 8 de dezembro de 1930, às vésperas da publicação de sua obra prima “Charneca em Flor”, que só foi publicada em janeiro de 1931.
    d) Não, Longe de ti são ermos os caminhos,
    Longe de ti não há luar nem rosas,
    Longe de ti há noites silenciosas...
    e) Não conseguimos segurar a fumaça,o mesmo acontece com o amor.
    f) Sim, nenhuma.

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  50. Gislane Piscke 15 3°A
    Atividade 5 passo 4
    A)Ermos:Que se encontra ou está sem companhia; solitário.
    Diz-se de ou local inóspito, afastado, desabitado: ele preferia viver naquela floresta, isolado no ermo.
    Invernosas:adj. Relativo ao inverno, que é próprio do inverno: dia invernoso. / Fig. Coberto de neve ou gelo: pico invernoso.
    B)É formado de 2 estrofes com 4 versos / 2 estrofes com 3 versos.
    C)Filha de Antónia da Conceição Lobo e do republicano João Maria Espanca nasceu no dia 8 de dezembro de 1894 em Vila Viçosa, no Alentejo. O seu pai herdou a profissão do sapateiro, mas passou a trabalhar como antiquário, negociante de cabedais, desenhista, pintor, fotógrafo e cinematografista. Foi um dos introdutores do "Vitascópio de Edison" em Portugal.
    Florbela morreu e assim sua filha adotou o mesmo nome e continuou sua obra.O seu pai era casado com Mariana do Carmo Toscano. Embora sua esposa fosse estéril, João Maria teve filhos de um caso extraconjugal; e assim nasceram Florbela e, três anos depois, Apeles, ambos filhos de Antónia da Conceição Lobo, e registados como filhos ilegítimos de pai incógnito [4] . João Maria Espanca criou-os na sua casa, e, apesar de Mariana ter passado a ser madrinha de baptismo dos dois, João Maria só reconheceu Florbela como a sua filha em cartório dezoito anos após a sua morte.[5]
    D)Não. Por que a pessoa que ele ama está longe.
    Longe de ti são ermos os caminhos,
    Longe de ti não há luar nem rosas,
    Longe de ti há noites silenciosas,
    Há dias sem calor, beirais sem ninhos!
    E)O amor é a fumaça, que ela não tem como pegar.
    F)Sim. Não conheço.

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  51. Rita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves nºs 23,25,22
    Unidade 5- Atividade 4
    A- ermo: Que se encontra ou está sem companhia; solitário.
    Crisântemo: Grupo de ervas arbustivas e de cheiro forte, que cresce nas regiões temperadas.
    Murmúrio: barulho incessante das ondas do mar ou de água corrente.
    B- Ele é sendo dois parágrafos com quatro estrofes, e os dois últimos parágrafos com 3 estrofes.
    C- Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, a 8 de Dezembro de 1894, sendo baptizada, com o nome de Flor Bela Lobo, a 20 de Junho do ano seguinte, como filha de Antónia da Conceição Lobo e de pai incógnito. É em Vila Viçosa que se desenrola a sua infância. Em Outubro de 1899, Florbela começa a frequentar o ensino pré-primário, passando a assinar Flor d'Alma da Conceição Espanca (algumas vezes, opta por Flor, e outras, por Bela). Em Novembro de 1903, aos sete anos de idade, Florbela escreve a sua primeira poesia de que há conhecimento, «A Vida e a Morte», mostrando uma admirável precocidade e anunciando, desde já, a opção por temas que, mais tarde, virá a abordar de forma mais complexa. Ainda no mesmo ano, Florbela começa a escrever uma poesia sem título, o seu primeiro soneto, A 8 de Dezembro, dia do nascimento e do primeiro casamento, Florbela suicida-se, cerca das duas horas, com dois frascos de Veronal.
    D- Não, por que ele fala muito da falta de uma pessoa.
    Longe de ti são ermos os caminhos,
    Longe de ti não há luar nem rosas,
    E- Que o amor as vezes é igual uma fumaça, passa a ser uma coisa natural .
    F Não gostemos, achemos diferente por não ser algo do nosso dia- a- dia. Não conhecemos nenhuma.

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    1. Meninas: a biografia está curta.
      Corrigir: gostAmos, achAmos, dia-dia

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  52. Unidade5 Atividade 4
    Alexandre-01 , Gabriel-12 3°a
    (A)murmúrio ;Ruído surdo e confuso proveniente de várias pessoas que falam ao mesmo tempo, em voz baixa.
    (B)A sua forma é .4.4 – 3.3.
    (C)Florbela Espanca (1894-1930) foi uma poetisa portuguesa, autora de sonetos e contos importantes na literatura de Portugal. Foi uma das primeiras feministas de Portugal. Sua poesia é conhecida por um estilo peculiar, com forte teor emocional, onde o sofrimento, a solidão, e o desencanto estão aliados ao desejo de ser feliz.
    (D)Não , Invoco o nosso sonho! Estendo os braços!
    (E)No poema a palavra fumo representa fumaça que é como o amor que não podemos toca-lo
    (F)Sim , não conhecemos

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    1. Meninos: biografia curtíssima.
      Esses versos não comprovam a distância do ser amado.

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  53. Unidade 5 Atividade 4
    William, Geison 13,26 3°A
    a) Ermo é um adjetivo que qualifica aquele local que é solitário, abandonado, que está ao acaso. O eremita ou ermitão é aquela pessoa que vive no ermo por penitência, é aquele que se isola do contato social, que vive desacompanhado em lugar afastado, longe do contato com qualquer outro indivíduo.
    O crisântemo, nome vulgar dado ao Chrysanthemum, é uma planta que pertence à família Asteraceae, também conhecida como Compositae. Na Ásia esta planta é muito cultivada e estimada.
    b) Os dois primeiros estrofes são constituídos por quatro versos, e os dois últimos por três.
    c)Florbela Espanca (Vila Viçosa, 8 de dezembro de 1894 — Matosinhos, 8 de dezembro de 1930), batizada como Flor Bela Lobo, e que opta por se autonomear Florbela d'Alma da Conceição Espanca , foi uma poetisa portuguesa. A sua vida, de apenas trinta e seis anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade e panteísmo. Tem uma biblioteca com o seu nome em Matosinhos.
    d)Sim, Tuas mãos doces, plenas de carinhos!
    e) Amor é como fumaça que chega e passa.
    f) Sim, não conheço nenhuma.

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    1. Meninos: biografia curtíssima.
      Esses versos não comprovam a distância do ser amado.
      Atenção para a concordância" As duas primeirAs estrofes..."

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  54. Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10

    Unidade 5 – Atividade 5

    a) Não, sentimento de amizade, sim pois o amor verdadeiro só floresce nos corações puros.

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  55. Rita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves nºs 23,25,22
    Unidade 5- Atividade 5
    A- Não, sentimento de compaixão, para nós não importa a idade e sim o sentimento que cada um tem dentro de si.

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    1. Meninas, mas vocês não relacionaram a pureza com a idade.

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  56. Este comentário foi removido pelo autor.

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  57. Gislaine Piscke 15 3°A
    Atividade 5 passo 5
    A)Não. De amizade que sempre você terá um amor mesmo que seja de amigo. Não devemos nos importar com a idade mais sim com o que sentimos de verdade.

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    1. Gislaine, ok, mas você não relacionou a pureza com a idade.

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  58. Cintia Apº Alves/ Crislaine Schroeder n°: 04/06

    Atividade 5

    a) Não. Amor e carinho pelo próximo. O amor sempre carrega uma dose de pureza, não importa a idade, é um sentimento único que é capaz de mudar uma pessoa, tanto no âmbito pessoal quanto social.

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  59. João 18 / Marcos 20
    Unidade 5 – atividade 5

    a)não, a maneira que a criança explica o amor, sim, porem a forma como ela descreve o amor e muito interessante.

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    1. Meninos, atenção:
      Iniciar as frases com letra maiúscula.
      Vocês não relacionaram a pureza com a idade.

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  60. Matheus 21 Tarciso 24
    Unidade 5 Atividade 5
    a) Não, o sentimento de que uma parte esteja vazia em seu coração haverá um amor para sua vida e completar sua parte vazia, para se amar nunca é necessário a idade, mas sim o valor do amor.

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    1. Meninos, vocês não relacionaram a pureza com a idade.

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  61. Unidade 5 Atividade 5
    William, Geison 26,13 3ºA
    a) Sim, floreseu o centimento de compaição, sim do amor,sim.

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    1. Meninos, atenção para a ortografia:
      floreSCeu, Sentimento, compaiXão
      Vocês não relacionaram a idade com a pureza.

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  62. Este comentário foi removido pelo autor.

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  63. Gabrieli Buba Nº11 Kati Henning nº19 3ºA
    Atividade 4
    a) Ermos- (ermo) que está só ou desacompanhado; solitário; diz-se de local inabitado; local inabitado, deserto.
    Crisântemos- (crisântemo) nome vulgar de plantas (e das suas flores).
    b)Dois parágrafos com quatro estrofes, e os dois últimos parágrafos com 3 estrofes.
    c)Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, a 8 de Dezembro de 1894, sendo batizada, com o nome de Flor Bela Lobo, a 20 de Junho do ano seguinte, como filha de Antónia da Conceição Lobo e de pai incógnito. É em Vila Viçosa que se desenrola a sua infância. Em Outubro de 1899, Florbela começa a frequentar o ensino pré-primário, passando a assinar Flor d'Alma da Conceição Espanca (algumas vezes, opta por Flor, e outras, por Bela). Em Novembro de 1903, aos sete anos de idade, Florbela escreve a sua primeira poesia de que há conhecimento, «A Vida e a Morte», mostrando uma admirável precocidade e anunciando, desde já, a opção por temas que, mais tarde, virá a abordar de forma mais complexa. Ainda no mesmo ano, Florbela começar a escrever uma poesia sem título, o seu primeiro soneto, A 8 de Dezembro, dia do nascimento e do primeiro casamento, Florbela suicida-se, cerca das duas horas, com dois frascos de Veronal.
    d)Não, Longe de ti são ermos os caminhos,
    Longe de ti não há luar nem rosas,
    Longe de ti há noites silenciosas,
    Há dias sem calor, beirais sem ninhos!
    e)Que o amor é como a fumaça algo natural, e também que é impossível de toca-la .
    f)Sim, não conhecemos.

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  64. Kati Henning nº19 Gabrieli Buba nº11 3ºA
    Atividade 5
    a)Não, um sentimento de amor ao próximo. Apesar de menos idade não deixa de ser um sentimento verdadeiro, e ter opnião próprio.

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    1. Meninas, vocês não relacionaram a pureza com a idade.

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  65. Daniela Machado n° 27

    Unidade 5 Atividade 4


    a) Ermos: Que se encontra ou está sem companhia; solitário.
    Crisântemo: Grupo de ervas arbustivas e de cheiro forte, que cresce nas regiões temperadas.
    Murmúrio: barulho incessante das ondas do mar ou de água corrente.
    b) Dois parágrafos com quatro estrofes, e os dois últimos parágrafos com três estrofes. c)Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, a 8 de Dezembro de 1894, sendo baptizada, com o nome de Flor Bela Lobo, a 20 de Junho do ano seguinte, como filha de Antónia da Conceição Lobo e de pai incógnito. É em Vila Viçosa que se desenrola a sua infância. Em Outubro de 1899, Florbela começa a frequentar o ensino pré-primário, passando a assinar Flor d'Alma da Conceição Espanca (algumas vezes, opta por Flor, e outras, por Bela). Em Novembro de 1903, aos sete anos de idade, Florbela escreve a sua primeira poesia de que há conhecimento, «A Vida e a Morte», mostrando uma admirável precocidade e anunciando, desde já, a opção por temas que, mais tarde, virá a abordar de forma mais complexa. Ainda no mesmo ano, Florbela começa a escrever uma poesia sem título, o seu primeiro soneto, A 8 de Dezembro, dia do nascimento e do primeiro casamento, Florbela suicida-se, cerca das duas horas, com dois frascos de Veronal.
    d)Não.
    Longe de ti são ermos os caminhos,
    Longe de ti não há luar nem rosas,
    Longe de ti há noites silenciosas,
    Há dias sem calor, beirais sem ninhos!
    e) Compara o amor como a fumaça você não pode toca-lo, conte-lo...!

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    1. Daniela:
      Biografia incompleta.
      Você não respondeu a questão F.

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  66. Cintia Apª Alves/ Crislaine Schroeder nº:04/ 06 3ºA

    Atividade 6

    a)O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.
    b)O amor é único, tem seus mistérios, ninguém consegue explicá-lo.
    c)Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível.
    d)Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC.
    e)Como o amor é inexplicável sempre haverá dúvidas em torno desse sentimento.

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    1. Muito bem, apenas a última questão poderia ser mais aprofundada.

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  67. Bruna L.P nº: 03

    Atividade 6

    a) Pelos sentimentos que sentimos pelas pessoas.
    b) Que ele amava aquela pessoa e não queria que o amor fosse um sentimento.
    c)Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.
    Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.
    d)não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível.
    e) uma incerteza daquilo que é realmente.

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    1. Bruna:
      Você deve basear suas respostas no texto.
      Iniciar as frases sempre com letra maiúscula.

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  68. João 18 – Marcos 20
    unidade 5 – atividade 6
    a) O verdadeiro amor não tem motivos para acontecer.
    b) Que para amar você precisa ser inteligente como uma raposa.
    c)O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.
    d)Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível.
    e)Que o amor não tem explicação, sempre haverá algumas duvidas.

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  69. Unidade 5 Atividade 6
    William, Geison 26, 13 3°A
    a) O verdadeiro amor acontece por empatia, magnetismo, por conjunção estelar.
    b) É que a raposa é um animal muito esperto, assim é amor esperto esperando a hora de atacar.
    c)Amamos justamente pelo que o Amor tem de indefinível.
    d)O amor não requer idade, dinheiro, roupas, carros somente amor.
    e) É o que quem ama precisa.

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  70. Kati Henning 19
    Gabrieli Buba 11
    3ºA
    Atividade 6
    a) O verdadeiro amor não existe explicação , se apaixona, ama e pronto.
    b) Seria talvez um amor não concreto.
    c)Porque vem de extinto não importa como amamos.
    d)Não requer sentimento desonesto.
    e) Que mesmo a gente não tendo certeza do amor correspondido, seria talvez uma paixão sem confiança.

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    1. Meninas, vocês têm que basear suas respostas no texto.
      Atenção para a ortografia:
      INSTINTO, não extinto

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  71. Tarciso 24, Matheus 21 3°A
    Unidade 5 Atividade 6
    a) O verdadeiro amor acontece pelas duas pessoas que aceitam uma a outra mesmo com defeitos.
    b) A raposa espera a hora certa para atacar, assim é o amor.
    c) Amamos pelo que cada pessoa é pelo seu caráter e não pela sua aparência.
    d) Não requer dinheiro, bens materiais, mais sim só o amor.
    e) Que você ama quem quer.

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  72. Jaine Wotroba n°17 Daniela Machado nº27

    Unidade 5 Atividade 7

    3°A

    Amizade
    Amigos são como irmãos para todas as horas e momentos juntos .Amigos verdadeiro são como tesouro ninguém quer perde uma bela amizade verdadeira .Ter um parceiro, um amigo, um irmão , agente passa muito tempo junto dando risadas alegres e felizes em ter um bom amigo fazemos muitas coisas juntos viajamos, conversamos, desabafamos. Só descobrimos os amigos verdadeiros em momentos difícil em nossas vidas quando nós apoiam sempre .

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    Respostas
    1. Meninas atenção para a concordância e ortografia: perdeR, a gente.
      momentos difìCEIS
      NOS apoiam.
      Pontuação também.

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  73. Cintia Apª Alves/ Crislaine Schroeder nº:04/ 06 3ºA

    Atividade 7

    A amizade

    Amigo é coisa para se guardar,
    é mais que um irmão,
    quem nos dará a mão
    para juntos caminhar.

    É um tesouro escondido,
    quem encontra um amigo,
    no seu abraço encontra abrigo
    que dará conforto quando estiver perdido.

    A amizade é como uma flor,
    que floresce em nosso caminho,
    precisa ser zelada com carinho.

    É uma joia de grande valor,
    que é lapidada o tempo inteiro,
    sentimento puro e verdadeiro.

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  74. Daniela Machado n°27
    Unidade 5 Atividade 5

    a) Não é um amor carnal, é um sentimento de muito amor e carinho ao próximo,
    não importa a idade para se ter um amor, o amor sempre tem um poco de pureza.

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  76. Rita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves nºs 23,22,25
    Unidade 5- Atividade 6
    A- Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.
    Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.
    B- Você precisa ser esperto, e pensar que deve se estar presente com a pessoa nas dificuldades também.
    C- É algo inexplicável.
    D- Não requer coisas do tipo, desconfiança, traição, falta de atenção, entre outras coisas.
    E- Algo duvidoso, que você precisa saber bem se é isso que realmente quer, e que seja algo que vai valer a pena pra você.

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  77. Alexandre-1 , Gabriel-12
    Unidade-5 Atividade-6 3°a

    AMIZADE
    A amizade verdadeira é aquela que podemos confiar nos nossos amigos ,contando os nossos segredos sabendo que eles estão seguros .
    Amigo é aquele que não esta junto só nas horas boas , mas sim a quele que esta junto sempre principalmente nas horas de dificuldade.

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    1. Meninos, essa é a Atividade 7.
      Atenção para a acentuação: estÁ

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  78. Rita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves nºs 23,22,25
    Unidade 5- Atividade 7

    Amizade
    Amizade não tem idade
    Amizade não escolhe cidade
    Amizade, verdadeira amizade
    Que traz felicidade

    Amigos, bons amigos
    Quem tem está bem
    Bem acompanhado
    Bem aconselhado

    Sentimento puro e verdadeiro
    O mas rico sentimento
    O qual não se joga ao vento

    Quem não tem amigo
    Nunca encontrará
    O sentido de amar.

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  79. Unidade 5 Atividade 7
    William, Geison 26, 13 3°A
    a) Amizade
    Todos necessitamos da amizade porque ninguém consegue viver sem alguém por perto, seja para rir, chorar, se emocionar, para consolar. Nem todas as amizades são verdadeiras algumas são só para alegria mas quando você precisa são poucos os que te estendem a mão por isso vamos cultivar amizades para ter o máximo de amigos verdadeiros.

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  80. Bruna L.P nº: 03

    Atividade 7

    A Amizade

    Amizade de verdade
    Amigos leais
    Companheirismo, sinceridade
    Sentimentos reais


    Amizade pura de coração
    Que nos transmite grande emoção
    E que muitas vezes nos segura
    Como se fosse uma grande mão


    Amigos sensacionais
    São sempre leais
    Transmitem muita pureza


    Obras - primas da natureza
    Grandes companheiros
    São os amigos verdadeiros

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  81. João 18 – Marcos 20
    unidade 5 – atividade 7
    Amizade
    Com um bom amigo passamos vários momentos da vida juntos. Um amigo é como uma riqueza escondida. Só descobrimos amigos verdadeiros quando passamos por um momento de dificuldade, ele nos apoia dando conselhos e nos ajudando a vencer essa etapa ruim da vida.

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  82. Kati Henning 19
    Gabrieli Buba 11
    3ºA
    Atividade 7

    Oh, amigos se pudesse descrevê-los
    Sem palavras ao vê-los
    Amor ao próximo com certeza
    Amizade com esperteza

    Na mente das meninas é fantástico
    Maquiagens, roupas, calçados emprestar
    E os meninos são fanáticos
    Mulheres e futebol pra jogar

    Amigos reunidos
    Ideias boas e fulminantes
    Talvez momentos horripilantes

    Amizade não da para explicar
    pessoas falam, brincam
    infinito sentimento como o mar.

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  83. Tarciso 24, Matheus 21 3°A
    Unidade 5 Atividade 7
    a)
    Amizade

    A amizade é muito importante para a vida de cada pessoa, pois nunca iremos viver sozinho, sempre terá algumas amizades para se divertir. Amizade é tudo o que uma pessoa pode ter em sua vida de melhor, temos amizades em estudos trabalhos e lazer. Mas tem aquelas amizades que não são verdadeiras, temos muitas amizades femininas e masculinas, mas a melhor amizade podemos ter é com os nossos pais ou familiares. Devemos levar a amizade pelo que conhecemos a pessoa e nunca pelo dinheiro que ela tem, sempre tendo saúde e alegria, e sim com muito amor.

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  84. Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10

    Unidade 5 – Atividade 6

    a)O amor verdadeiro só acontece quando os corações se encaixam
    b) O amor é inexplicável, sentimento cheio de mistério
    c)Para se completar aquilo que falta em si mesmo
    d)Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC
    e)O amor é inconsequente nunca saberemos se é verdadeiro.

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  85. Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10

    Atividade 7

    A Amizade

    Amigo é mais que um irmão
    independente da cor
    independente da profissão
    será tratador com amor

    Se é eterna a amizade
    não há nada que separe
    amigo de verdade
    hoje em dia é raridade

    Amigo de verdade
    a gente guarda no coração
    e jamais se nega a mão

    Amigo que é amigo
    mesmo que distante
    te protege do perigo.

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  86. Jaine Wotroba n°17 Daniela Machado nº27 3°A

    Atividade 5 Unidade 6

    a) Pelos sentimentos que sentimos pelas outras pessoas não tem um motivo.
    b) Que ninguém consegue explicar um amor verdadeiro, o amor é muito misterioso.
    c)Amar-se pelo mistério que o amor traz, amar-se pelo cheiro da outra pessoa, pela tranquilidade, felicidade, paz que a outra pessoa nos traz.
    d) O amor não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC, amar-se pelo o que o amor tem de indefinido.
    e) O amor é uma incerteza, inesplicavel sempre haverá duvida a esse sentimento.

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  87. Jaine Wotroba n°17 Daniela Machado nº27 3°A

    Unidade 5 Atividade 6

    a) Pelos sentimentos que sentimos pelas outras pessoas não tem um motivo.
    b) Que ninguém consegue explicar um amor verdadeiro, o amor é muito misterioso.
    c)Amar-se pelo mistério que o amor traz, amar-se pelo cheiro da outra pessoa, pela tranquilidade, felicidade, paz que a outra pessoa nos traz.
    d) O amor não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC, amar-se pelo o que o amor tem de indefinido.
    e) O amor é uma incerteza, inesplicavel sempre haverá duvida a esse sentimento.

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  88. Angelica nº: 02
    Unidade 5 Atividade 3
    A) Não, 22.
    B) Amor com agora, nada com amada, coração com estação, etc.
    C) Usou uma negação para expressar que o que ele realmente queria dizer era de sua amada e não de flor.
    D) Expressar os sentimentos.
    E) Que a flor dá na estação certa "flor ação" assim como o amor passa por fases, mas existe superação.

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  89. Angelica nº: 02
    Atividade 4
    A) Ermos- (ermo) que está só ou desacompanhado; solitário; diz-se de local inabitado; local inabitado, deserto.
    Crisântemos- (crisântemo) nome vulgar de plantas (e das suas flores) da família das Compostas; (; o mesmo que crisanto)
    B) 4 linhas nas 2 primeiras estrofes e 3 nas ultimas.
    C) Florbela Espanca (1894-1930) foi uma poetisa portuguesa, autora de sonetos e contos importantes na literatura de Portugal. Foi uma das primeiras feministas de Portugal. Sua poesia é conhecida por um estilo peculiar, com forte teor emocional, onde o sofrimento, a solidão, e o desencanto estão aliados ao desejo de ser feliz. Florbela Espanca nasceu na vila de Viçosa, Alentejo Portugal, no dia 8 de dezembro de 1894. Filha de Antónia da Conceição Lobo, que faleceu em 1908. Florbela é então educada pela madrasta Mariana e pelo pai, João Maria, que só a reconheceu como filha depois de sua morte. Estudou no Liceu, em Évora, concluindo o curso de Letras. Seu primeiro poema é escrito em 1903 “A Vida e a Morte”. Atuou como jornalista na publicação Modas & Bordados e na Voz Pública, um jornal de Évora.Em 1913, casa-se com Alberto Moutinho, seu colega de escola. Nessa época conheceu outros poetas e participou de um grupo de mulheres escritoras. Em 1917, Florbela foi a primeira mulher a ingressar no curso de Direito da Universidade de Lisboa.Em 1919, lançou “Livro de Mágoas”. Parte de sua inspiração veio de sua vida tumultuada, inquieta e sofrida pela rejeição do pai. Nessa época começa a apresentar um desequilíbrio emocional. Sofre um aborto espontâneo, que a deixa doente por um longo período. Em 1921, divorcia-se de Alberto e casa-se com o oficial de artilharia António Guimarães. Em 1923 publica “Livro de Sóror Saudade”. Nesse mesmo ano, sofre novo aborto e separa-se do marido. Em 1925, casa-se com o médico Mário Laje, em Matosinhos. Em 1927, sua vida é marcada pela morte do irmão, em um acidente de avião, fato que a levou a tentar o suicídio. A morte precoce do irmão lhe inspirou a escrever “As Máscaras do Destino”.Outras obras póstumas foram: “Charneca em Flor” (1931), “Juvenília” (1931), “Reliquiae” (1934), “O Dominó Preto” (1983), “Cartas de Florbela Espanca” (1949). A poesia de Florbela Espanca é caracterizada por um forte teor confessional. A poetisa não se sentia atraída por causas sociais, preferindo exprimir em seus poemas os acontecimentos que diziam respeito à sua condição sentimental. Não fez parte de nenhum movimento literário, embora seu estilo lembrasse muito os poetas românticos.Florbela Espanca morreu em decorrência de suicídio por barbitúricos, no dia 8 de dezembro de 1930, às vésperas da publicação de sua obra prima “Charneca em Flor”, que só foi publicada em janeiro de 1931.

    D) Não, longe de ti são ermos os caminhos, longe de ti não há luar sem rosas, longe de ti há noites silenciosas.
    E) Fumaça não tem como pegar, assim é o amor ele vê mais não o tem.
    F) Não, não

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  90. Angelica nº: 02

    Atividade 5
    A)Não, amor, não, pois para sentir o amor não existe idade certa

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  91. Angelica nº: 02
    Atividade 6
    a) O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.
    B) amor pode ser para o bem ou para o mal, dependendo do ponto de vista de cada um.
    C) Por que nos atraímos e isto faz parte da vida.
    D) não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC

    E) Conquistar seu amor.

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  92. Angelica nº: 02


    Atividade 7
    AMIZADE

    Amizade é um sentimento lindo e é como uma flor que desabrocha na estação certa, assim somos nós conhecemos uma pessoa e vamos conhecendo ao longo do tempo e no momento certo vemos a pessoa como um amigo e assim inicia uma verdadeira amizade se soubermos cultivar e cuidar... A amizade é a união para se conquistar algo junto ao longo da vida. Sem a amizade iríamos estar em constante solidão, de certa forma iríamos ser tristes. Amizade é o começo de um amor, um amor diferente onde você aprende a conviver com pessoas diferentes... Isso é felicidade.

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  93. Giliana nº:14

    Atividade6

    A) O verdadeiro Amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.
    B) O amor não tem momento certo pra acontecer, quando você menos espera você já esta amando.
    C) O amor é uma atração entre duas pessoas diferentes, segundo o autor ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro provoca, ou pelo tormento que provoca, etc.
    D) Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC.
    E) Você precisa adquirir a qualidade de saber conquistar a pessoa amada do jeito que você é.

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  94. Giliana nº:14


    . Atividade7

    AMIZADE

    Sentimento de ternura e de amor, nos trás loucuras e as vezes dor. Brincadeiras que nos fazem rir, rir de alegria. São momentos curtos, onde a vida nos leva para bem longe. Longe das pessoas que um dia riram conosco, futuramente iremos lembrar-nos daqueles grandes alvoroços. Risos atoa, risos e risos. Nesses momentos solitários iremos chorar, e com certeza teremos a convicção de que Conti. Mesmo que o tempo passe iremos amar. Amar esses queridos que para sempre serão nossos amigos.

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    1. Giliana, atenção para a ortografia:
      traZ, às vezes, à toa,
      O que é "CONTI"?

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  95. Alexandre-1 , Gabriel-12
    Unidade-5 Atividade-6 3a
    (A)O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.
    (B)Que o amor é muito esperto ao juntar as pessoas .
    (C)Nós amamos por causa da pessoa ao nosso lado nos fazer bem .
    (D)Que as pessoas gostem das mesmas coisas que seu amado.
    (E)Que as pessoas amam por acaso

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  96. Alexandre-1 , Gabriel-12
    Unidade-5 Atividade-5
    (A)Não ,um sentimento de alegria , da criança que revela seu amor , sim

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  97. Unidade5 Atividade 4
    Alexandre-01 , Gabriel-12 3°a
    (A)murmúrio ;Ruído surdo e confuso proveniente de várias pessoas que falam ao mesmo tempo, em voz baixa.
    (B)A sua forma é .4.4 – 3.3.
    (C)Florbela Espanca (1894-1930) foi uma poetisa portuguesa, autora de sonetos e contos importantes na literatura de Portugal. Foi uma das primeiras feministas de Portugal. Sua poesia é conhecida por um estilo peculiar, com forte teor emocional, onde o sofrimento, a solidão, e o desencanto estão aliados ao desejo de ser feliz.
    (D)Não , Invoco o nosso sonho! Estendo os braços!
    (E)No poema a palavra fumo representa fumaça que é como o amor que não podemos tocá-lo
    (F)Sim , não conhecemos
    Alexandre -01 Gabriel-12
    Unidade 5 Atividade 2 3°a
    (A)Sim (M Achado de Assis)
    (B)O amor, que é a primeira das artes da paz, pode-se dizer que é um duelo, não de morte, mas de vida". (Machado de Assis)
    Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis.
      
    De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. 
    (C)Que para ter um amor verdadeiro as vezes é preciso sofrer ,enfrentar obstáculos e vencê-los.

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    Respostas
    1. Meninos, ficou meio confuso.
      As biografias estão incompletas.

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  98. Elizandra 09 3°A
    Atividade 7 - Unidade 5

    Os anjos da terra
    Desde o momento que nascemos, temos conosco pessoas que nos protegem, cuidam e nos amam. Algumas dessas pessoas são chamadas de amigos. Os nossos primeiros e eternos amigos são nossos pais, eles tem o dom de nos acolher sempre que precisamos. Atualmente essas pessoas são raras, dificilmente encontramos pessoas dispostas a carregar nas costas a grande missão de ser ‘’ amigo’’, missão essa que exige muito esforço e dedicação.
    Os amigos são aquelas pessoas que te ajudam nas horas difíceis e usufruem com você das horas felizes, aqueles que te acompanham independente da sua condição financeira, dos seus aspectos físicos, do seu estilo, são as pessoas que te aceitam do jeito que você é.

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  99. Elizandra Mº 09 3ª A

    Atividade 6 – Unidade 5
    A) O amor só acontece quando tudo se encaixa.
    B) Que o amor é traiçoeiro.
    C) Porque precisamos do outro conosco, e tudo o que ele pode nos oferecer.
    D) Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC.
    E) O amor é um incerteza, nunca saberemos se de fato existe.

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