Unidade 6 – Aprendendo a argumentar
Objetivo
· Conhecer as características de alguns gêneros
textuais como artigo de opinião e charge e sua veiculação no texto
jornalístico, percebendo a importância da argumentação e posicionamento sobre
um determinado assunto.
Recursos
· Laboratório
de informática com acesso à Internet;
· Data
Show.
Tempo previsto
· 4
horas/aula
Organização do trabalho
· Trabalhar
em duplas
Metodologia
Os
alunos analisarão charge e artigo de opinião, percebendo os mecanismos textuais
relacionados à argumentação. Debaterão sobre o tema violência e, após pesquisas
sobre o tema, produzirão um artigo de opinião.
Atividade 1 - Charge
Sobre a
charge:
1. A charge é um tipo de texto
composto por uma linguagem verbo – visual com o objetivo de criticar, por meio
do humor, um problema social, político. O que está sendo criticado na charge?
2. Para entender a charge, o que o
leitor precisa saber a respeito do pombo branco?
3. Quais elementos visuais e
linguísticos são responsáveis pelo humor da tira?
4. Em que circunstância, se procura
um analista? Em que estado se encontra o pombo da paz? Justifique.
5. O pombo branco é o mensageiro da
paz. Pode-se dizer que a charge veicula uma ideia irônica a respeito da paz?
Comente.
Atividade
2 – Artigo de opinião
Texto:
Paz social
Está comprovado que a violência só gera violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são vítimas, em maior ou menor escala. Vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.
Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades. Paz é não ter medo de sequestradores. È nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami. É não considerar normal a ideia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança
Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.
É também entender a história do Brasil, marcada pelo descaso das elites em relação aos menos privilegiados. Esse descaso é simbolizado por uma frase que fez muito sucesso na política brasileira: caso social é caso de polícia.
A frase surgiu como uma justificativa para o tratamento dado ao trabalhador no começo do século XX. Em outras palavras, é a mesma postura que as pessoas assumem hoje em relação à infância carente e aos meninos de rua.
Fonte: DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 20. ed. São Paulo: Ática, 1993.
Sobre o texto:
1. A produção de um artigo de
opinião pressupõe a existência de uma situação social de comunicação em que
estejam envolvidos, por exemplo, um jornal ou uma revista, seu editor, um
articulista convidado e os leitores, isto é, pessoas interessadas em conhecer a
opinião do referido articulista sobre determinados assuntos.
a. Quem é o articulista, isto é, o autor do artigo de opinião, “Paz social”? Você já havia lido outros textos escritos por ele? Comente.
b. A que público o texto é dirigido?
c. Esse texto poderia ser publicados em que veículos de comunicação?
d. Qual a variante linguística predominante no texto? Justifique.
a. Quem é o articulista, isto é, o autor do artigo de opinião, “Paz social”? Você já havia lido outros textos escritos por ele? Comente.
b. A que público o texto é dirigido?
c. Esse texto poderia ser publicados em que veículos de comunicação?
d. Qual a variante linguística predominante no texto? Justifique.
2. Qual é o assunto focalizado nesse
artigo? Em que parágrafo do texto pode-se identificá-lo?
3. Nos gêneros argumentativos, o
autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso,
precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.
Na introdução do texto, o autor deve situar o
leitor sobre o tema abordado e posicionar-se a respeito dele, apresentando a ideia
principal /tese que será desenvolvida.
a. Qual é a ideia principal do texto “Paz social”?
b. Qual o primeiro argumento usado por Dimenstein para defender a sua afirmação de “violência gera violência”. Transcreva esse argumento.
c. E no segundo parágrafo, qual foi o outro argumento apresentado pelo autor?
d. No quarto parágrafo, qual foi o argumento utilizado pelo autor, para mostrar a diferença entre um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo?
a. Qual é a ideia principal do texto “Paz social”?
b. Qual o primeiro argumento usado por Dimenstein para defender a sua afirmação de “violência gera violência”. Transcreva esse argumento.
c. E no segundo parágrafo, qual foi o outro argumento apresentado pelo autor?
d. No quarto parágrafo, qual foi o argumento utilizado pelo autor, para mostrar a diferença entre um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo?
4. Explique a seguinte passagem do
texto:
Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
5. Releia o terceiro parágrafo do
texto em que o autor fala de paz social. Para o articulista:
a. O que é paz social? Responda parafraseando a visão do autor.
b. O que pode garantir a paz em uma sociedade?
a. O que é paz social? Responda parafraseando a visão do autor.
b. O que pode garantir a paz em uma sociedade?
6. De acordo com o texto, relacione
“infância marginal” com país desenvolvido e país de Terceiro Mundo.
a. O que é paz social? Responda
parafraseando a visão do autor.
b. O que pode garantir a paz em uma
sociedade?
7. Esse artigo faz parte do livro “O
cidadão de Papel”, de G. Dimenstein. Relacione esse título aos problemas
sociais enfrentados pela sociedade atual.
Atividade
3 - Produção de texto
Produza um
artigo de opinião sobre a violência urbana, a partir da charge do Cristo
Redentor, apresentada abaixo
Charge
Fonte:
Reescrita do artigo
de opinião
Leia o seu artigo com cuidado,
verificando se ele contém as características essenciais exigidas em sua
produção já estudadas. Observe se o texto traduz a sua opinião. Reescreva o seu
artigo, alterando o que achar necessário, a partir dos seguintes critérios de
avaliação:
1 – Adequação ao contexto de produção de
linguagem:
● A questão discutida é
mesmo controversa e de relevância social?
● Você, enquanto autor,
se colocou como alguém que discute a questão racionalmente, considerou o leitor
e o veículo de publicação do texto?
● Considera que
conseguiu atingir seu objetivo de tentar convencer seus leitores?
2 – Estrutura do
texto:
● Presença de uma
contextualização adequada da questão discutida.
● Explicitação da
posição defendida perante a questão.
● Uso de argumentos
para defender a posição assumida.
● Presença de uma
conclusão adequada.
3 – Argumentação:
● Seleção de
informações relevantes.
● Emprego adequado de
organizadores textuais.
4 – Marcas linguísticas:
● Emprego adequado de
unidades coesivas (além dos organizadores textuais típicos da argumentação).
● Adequação às normas
gramaticais.
● Legibilidade (aspectos da grafia, ausência de
rasuras, formatação
Alexandre-1 , Gabriel-12
ResponderExcluirUnidade-6 Atividade-1 3°a
(A)As pessoas preferem o dinheiro no lugar da paz .
(B)O pombo branco é o simbolo da paz.
(C)O pombo da paz no divã ,a figura do pombo da paz consultando um psicanalista.
(D)Quando estamos com problemas o pombo esta se achando rejeitado,por que as pessoas não tão procurando mais a paz
(E)Sim . Tá querendo mostrar que a paz esta sendo esquecida por todo mundo ,por causa do egoísmo.
Meninos, atenção para a ortografia e a linguagem formal. Evitem "Ta", usem "está".
ExcluirUso dos "porques"
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUnidade 6 Atividade 1
ResponderExcluirWilliam, Geison 26, 13 3°A
1)Está sendo criticado que as pessoas de hoje em dia não estão buscando a paz e sim fazendo guerras.
2)Sim 3)O elemento visual é a pomba da paz ir ao Divã.
O elemento linguístico é o homem esta falando com uma pomba. 4)Quando você precisa de conselho, num estado de abandono, sedo rejeitada pelas pessoas, porque mexeu no seu psicológico e ela foi consultar um analista.
5)Sim porque hoje em dia está difícil encontrar a paz em nosso meio.
Meninos, atentem para a pontuação e organização das respostas.
ExcluirJoão 18 – Marcos 20
ResponderExcluirunidade 6– atividade 1
1)Rejeitando a paz e procurando cada vez mais a guerra.
2)Saber que ele o simbolo da paz.
3)O pombo branco e o analista.
O analista estar conversando com a pomba.
4)Em um caso de você estar em depressão. Desanimado.
Por as pessoas fazerem muitas guerras
5)Sim, pelo fato do analista dizer que a pomba esta sendo rejeitada por todo mundo.
Vocês deveriam ter aprofundado mais as respostas.
ExcluirTarciso 24, Matheus 21 3°A
ResponderExcluirUnidade 6 Atividade 1
1) Está sendo criticada que não estamos tendo mais a paz e sim estamos tendo guerras e banditismo.
2) Sim.
3) O elemento visual é a pomba da paz ir a o divã. O elemento linguístico é que o homem tava conversando com uma pomba.
4) Quando você for aconselhado num estado de ser isolado abandonado. Porque mexeu com o seu psicológico e foi se consultar.
5) Porque a cada dia que passa vai ficando mais difícil de se ter a paz.
Rita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves nºs 23,22,25
ResponderExcluirUnidade 6- Atividade 1
1- está sendo criticado a falta de paz entre as pessoas.
2- Que o pombo é um simbolo da paz.
3- Sobre o pombo estar sentado em uma cadeira, e pelo que o homem argumenta sobre a pomba.
4- Quando você tem algum problema, até mesmo psicológico, e o pombo se encontra em desespero que por ele ser um pombo da paz ele não está sendo útil.
5- Sim, pelo fato de ser um pombo da paz ir consultar.
Meninas, atenção para a letra maiúscula no início das frases. Vocês precisam aprofundar suas respostas.
ExcluirDiego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10
ResponderExcluirUnidade 6 – Atividade 1
1)A falta da paz mundial.
2)Que ele é o simbolo da paz.
3)A pomba da paz no divã.
4)Em casos extremos, quando não se tem mais o controle da situação, em estado desesperador, pois o mundo está sempre em guerra.
5)Sim, pois atualmente a violência está aumentando, é necessário que se limpem os corações para que reine a paz em todo o mundo.
Vocês não responderam integralmente a questão 3.
ExcluirBruna L.P nº: 03
ResponderExcluirAtividade 1
a) A paz representado pela pomba.
b)Como ele é ou seja como é um pombo.
c)A parte em que o homem fala sobre o que o ponto está se sentindo.
d) Quando não estamos se sentindo bem,ou seja quando precisamos contar algo que não está bem em nós.
e) Sim, pois até a pomba sentiu que a paz estava ficando de lado.
Você não respondeu integralmente a questão 3.
ExcluirKati Henning 19
ResponderExcluirGabrieli Buba 11
3ºA
Atividade 1
1) O sentimento de rejeição da pomba.
2) Que o pombo branco representa a paz.
3) O pombo e o analista.
4) Quando precisa desabafa em estado de desanimo.
5) Sim pois como o pombo e o mensageiro da paz pois sempre está feliz.
Cintia Apª Alves/ Crislaine Schroeder nº:04/06 3ºA
ResponderExcluirAtividade 1
1)As pessoas estão deixando de lado o verdadeiro sentido da paz mundial, hoje em um mundo capitalista muitas se deixam levar pela ambição, pensam somente em si próprio.
2) Que o pombo branco é um dos símbolos da paz.
3) Elementos visuais: O pombo consultando um divã e a expressão de sua face.
Elementos linguísticos: A ironia indicada quando o doutor diz que ela está se sentindo rejeitada.
4) Quando nos sentimos tristes, desprezados. Ele sente-se desprezado por todos, porque hoje em dia as pessoas falam, mas agem pouco a respeito da paz.
5) Sim. A ironia está em que até o pombo(símbolo da paz) percebe que a paz está sendo deixada de lado.
Muito bem!
ExcluirJoão 18 – Marcos 20
ResponderExcluirunidade 6 atividade 2
1- a) Gilberto dimenstein, Não.
b) A infância e a adolescência.
c)jornal e revista.
d)culta.
2- Violência nas cidades, faz social.
3-a) Promovera paz entre as pessoas.
b)Está comprovado que a violência só gera violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
c)Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado.
d)Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola.
4- A marginalidade vem de berço.
5-a)Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes
b)Ensinar desde criança ter bons modos a ser um cidadão de bem.
6- Que a diferença de riquezas e muito grande entre o menino que anda de carro e o que vem pedir esmola.
7-a diferença é que na atualidade a marginalidade esta maior que nos tempos em que foi escrito o livro.
meninos, atenção para a escrita. A questão B não está de acordo.
ExcluirIniciar as frases com letra maiúscula.
Rita Carolina Bayer
ResponderExcluirUnidade 6 – Atividade 2
1) a) O autor do artigo é Gilberto Dimenstein.
b) Dirigido a crianças,jovens em geral.
c) Alguns dos vínculos de comunicação é a televisão, radio, internet,jornais, entre outras coisas.
d) Na parte em que fala sobre “Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades.” Primeiramente ele fala sobre os meninos serem pivetes, uma linguagem não formal, e após isso usa o termo “crianças” fazendo com a variação aconteça.
2) O assunto abordado nesse texto é a violência. No primeiro paragrafo, onde diz “Está comprovado que a violência só gera violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.”
3) a) A Ideia principal do texto é que nos dias atuais o mundo está cada vez mais violento, que a paz mundial está aos poucos se anulando.
b) “A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.”
c) “Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são vítimas, em maior ou menor escala. Vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.”
d) “Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola.”
4) Entende-se que a criança marginal, mesma adulta continuará sendo um marginal pelo fato de viver em uma sociedade violenta, sem poder olhar o mundo e as coisas de outro modo.
5) a) “Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes.” Poder viver em uma sociedade sem se preocupar com marginais e pivetes.
b) Ensinar desde as crianças a não se tornarem pessoas marginais, não haver conflitos entre pessoas,brigas e discussões, só assim para uma sociedade viver em paz.
6) Conforme o texto, a diferença é entre um menino de rua e um menino com classe mais elevada, com um país desenvolvido as crianças vão para a escola em vez de ir para a rua.
7) A relação entre o titulo do texto com a sociedade atual é que hoje em dia a paz não está como antes, nos dias atuais a violência esta cada vez mais influenciada, porque pessoas preferem ficar na rua marginalizando do que ir para uma escola e aprender a conviver com decência e dignidade.
Muito bem!
ExcluirAlexandre-01 - Gabriel-12 3°A
ResponderExcluirUnidade 6 – Atividade 2
(1)
(A)Gilberto Dimenstein ,nós não tínhamos nem um conhecimento sobre este autor .
(B)A infância , a adolescência e os direitos humanos ,no Brasil .
(C)Na televisão , na internet , em revistas ,etc .
(D)Variante linguística culta .
(2)A paz social vitimas uma sociedade que não consegue garantir um minimo de paz social .
(3)
(A) Mostrar que a sociedade que não oferece boas oportunidades cria pessoas marginais .
(B)A violência gera violência quer dizer que a pessoa que é agredida se transforma numa pessoa agressiva .
(C)Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado .
(D)Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. O pais que oferece melhores condições de vida ao cidadão , faz dele uma pessoa de bem.
(4)Uma pessoa que é agredido pela sociedade se transforma numa pessoa violenta.
(5)
(A)Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes.
(B)E não considerar normal a ideia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança .
(6)Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola.
(7)O cidadão pode ser uma pessoa de bem , mas ao deparar com a violência do cotídiano muitas vezes se transforma numa pessoa maldosa .
Ok, apenas a questão B da pergunta 1 não foi respondida corretamente.
ExcluirTarciso 24 Matheus 21 3°A
ResponderExcluirUnidade 6 Atividade 2
1)a) Gilberto Dimenstein, não
b) A pessoas comuns
c) Internet, TV, Revistas e etc...
d) Culta,
2) Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.
3)a) Dizer ao povo para não haver tantos bandidos e pessoas ruins em cidades grandes.
b) Está comprovado que a violência só gera violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
c) Foi que estamos criando somente bandidos, maconheiros e isto atrasa cada vez mais o nosso país.
d) É também entender a história do Brasil, marcada pelo descaso das elites em relação aos menos privilegiados.
4) A marginalidade vem de berço
5)a) A pessoa pode andar na rua sem ser incomodado por qualquer pessoa.
b) Pode garantir em que não haja tantas mortes porque hoje em dia o povo está matando e não interessa a idade adultos e crianças.
6) Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola.
7) As pessoas se tornam maldosas com o passar dos anos e suas companhias.
Muito bem!
ExcluirUnidade 6 Atividade 2
ResponderExcluir1)a)Gilberto Dimenstein, não.
b) Aos acidadões comuns.
c)TV, internet, jornal, revista.
d)Linguagem culta.
2)Aborda a violência nas cidades. Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.
3)a) Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola.
b) Está comprovado que a violência só gera violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida. c)Vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.
Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes.
d)É também entender a história do Brasil, marcada pelo descaso das elites em relação aos menos privilegiados.
4)Porque os países de terceiro mundo não tem dinheiro para escolas e por isso a tanta violência nas cidades.
5)a) A pessoa pode andar na sem ser incomodada por qualquer pessoa.
b) Pode garantir em que não haja tantas mortes porque hoje em dia o povo está matando e não a idade.
6)Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola.
7)As pessoas se tornam maldosas com o passar dos anos e suas amizades.
Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves n°s 25,22
ResponderExcluirUnidade6- Atividade 2
1) a) O autor do artigo é Gilberto Dimenstein.
b) Dirigido a crianças,jovens em geral.
c) Alguns dos vínculos de comunicação é a televisão, radio, internet,jornais, entre outras coisas.
d) Na parte em que fala sobre “Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades.” Primeiramente ele fala sobre os meninos serem pivetes, uma linguagem não formal, e após isso usa o termo “crianças” fazendo com a variação aconteça.
2) O assunto abordado nesse texto é a violência. No primeiro paragrafo, onde diz “Está comprovado que a violência só gera violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.”
3) a) A Ideia principal do texto é que nos dias atuais o mundo está cada vez mais violento, que a paz mundial está aos poucos se anulando.
b) “A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.”
c) “Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são vítimas, em maior ou menor escala. Vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.”
d) “Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola.”
4) Entende-se que a criança marginal, mesma adulta continuará sendo um marginal pelo fato de viver em uma sociedade violenta, sem poder olhar o mundo e as coisas de outro modo.
5) a) “Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes.” Poder viver em uma sociedade sem se preocupar com marginais e pivetes.
b) Ensinar desde as crianças a não se tornarem pessoas marginais, não haver conflitos entre pessoas,brigas e discussões, só assim para uma sociedade viver em paz.
6- A- Paz social, ou seja viver em harmonia com as pessoas, viver bem, sem ter medo de sair na rua.
B- As pessoas devem se respeitar, e se tratar bem uma com as outras.
7- Nos dias atuais a violência ainda predomina nas cidades grandes, muitas das crianças viram marginais pela conivência na rua.
Muito bem!
ExcluirCintia Apª Alves/ Crislaine Schroeder nº: 04/06 3ºA
ResponderExcluirAtividade 2
1-a) Gilberto Dimenstein. Não.
b) É dirigido a todo cidadão que se interessa em ler sobre o assunto.
c) Poderia ser publicado em jornais, revistas, sites, blogs.
d) Linguagem culta devido a forma da escrita e uso das palavras, pois é um texto informativo.
2-A paz social. Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades. Paz é não ter medo de sequestradores. È nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami. É não considerar normal a ideia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança.
3-a) A ideia principal é mostrar como está a paz, as mudanças que ocorreram em relação a ela.
b) O argumento usado é:“A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida”.
c) Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã.
d)Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.
4-O menino marginal, seguirá sendo adulto marginal devido as circunstâncias da sociedade em que vive.
5-a)Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. É poder andar tranquilamente pelas ruas de sua cidade.
b)Ensinar desde a infância os valores éticos ( respeito, educação,...)
6-O diferente modo de vida das crianças de país para país.
7-A sociedade pode modificar o modo de agir e pensar do cidadão.
Muito bem!
ExcluirUnidade 6 Atividade 2
ResponderExcluirDaniela Machado Jaine Wotroba n° 27,17
1-a) O autor do artigo é Gilberto Dimenstein.
b) É dirigido para os jovens, crianças, adultos, todos em geral.
c) Alguns dos vínculos de comunicação é o radio, televisão, jornais, internet, revistas, entre outros.
d) Uma variante linguística cultura.
2) A violência, no primeiro paragrafo, “está comprovado que violência só gera violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
3- a) A ideia principal que o texto quer nos passar é que de uns anos para cá a violência está aumentando a cada dia.
b) Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.”
c) “Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são vítimas, em maior ou menor escala. Vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.”
d) “Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são vítimas, em maior ou menor escala. Vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.”
4) Pelo fato de a criança viver em um mundo violento mesmo adulta vai continuar sendo um marginal. Sem poder olhar o mundo e as coisas de outro modo.
5) “Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes”.
6) Educar desde pequenos as crianças o valor da vida, que matar, roubar, traficar, etc, é feio, não é certo e se as pessoas entendessem que brigas e discussões não levam a nada e sim que uma boa conversa se resolve tudo.
7) A relação entre o titulo do texto nos dias atuais a violência esta cada vez mais comum entre as pessoas e que a paz mundial está sendo cada vez mas deixada de lado.
Kati Henning n:19
ResponderExcluirGabrieli Buba n:11
3°A
Atividade 2
1a) O autor é Dimenstein. Não.
b)Adolescentes, jovens em geral para todos.
c)Sim poderia em jornais, revistas, internet, etc..
d)Culta.
2- A violência na sociedade. “A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida”.
3a)A ideia principal é menos violência para a população.
b). A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
c)Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são vítimas, em maior ou menor escala. Vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.
d)Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.
4- A criança quando cresce na rua, não vê o mundo melhor, então continuara sendo um adulto marginal.
5- Poder fazer as coisas sem pensar em se preocupar com o mundo lá fora.
6a)Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.
b) A criança deve crescer com bom exemplo de casa e na escola um bom aprendizado.
7- A violência cada dia que passa aumenta mais e mais, desde em que foi escrito o livro até os dias atuais mudou.
Muito bem!
ExcluirAngélica nº: 02
ResponderExcluirAtividade 1
1- A paz.
2- Em qual situação ele se encontra.
3-VISUAIS uma pomba riste conversando com o analista.
LINGUÍSTICO que ela está sendo rejeitada por todos.
4- Quando não se sente bem ou seja angustiado.
5- Sim, porque até a pomba não consegue paz.
A resposta da questão 3 não está bem formulada.
ExcluirBRUNA Nº: 03 / GILIANA Nº: 14
ResponderExcluirAtividade 2
1-a) Gilberto Dimenstein, não, nunca tinha lido outros textos dele.
b) Esse texto é dirigido a crianças e ao publico jovem em geral.
c) Sim, ele poderia ser publicado em revistas e jornais.
d) Culta, pelo seu modo de expressar as características das pessoas.
2- Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades. Paz é não ter medo de sequestradores. È nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami. É não considerar normal a ideia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança
3 a) Evitar direitos humanos a violência desde criança para tornar-se um adulto melhor e promover a paz.
b) Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
c) Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã.
d) Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola.
4- Que se a educação da criança não for boa desde a infância, futuramente ele não será bom, devido ao seu abandono.
5- a) Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes.
b) União e aprender a conviver com as pessoas.
6-Infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.
7-Que o cidadão precisa procurar seus direitos e valores perante a sociedade já que exerce seus deveres.
Muito bem!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAngelica
ResponderExcluirAtividade 2
1-a) Gilberto Dimenstein, não.
b) Crianças e ao publico jovem em geral.
c) Sim, ele poderia ser publicado em revistas e jornais.
d) Culta
2- Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades.
3 a) a violência, a paz.
b) Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
c) Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã.
d) Como as crianças vivem durante a infância.
4- Que desde pequeno saber educar seu filho para que não se torne um marginal
5- a) Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado.
b) Saber se relacionar com as pessoas.
6- a) Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado.
b) Saber se relacionar com as pessoas.
7-Que o cidadão precisa procurar seu papel na sociedade cumprindo com seus deveres e exigindo seus direitos.
Muito bem!
ExcluirGiliana nº: 14
ResponderExcluirAtividade 1
1- A paz
2- Em que situação ela está.
3-Visuais= imagem da pomba deitada e triste conversando com o analista.
Linguístico= que ela se sente rejeitada.
4- Quando não se sente bem,em estado de angustia de rejeição.
5- Sim,pois no mundo em que vivemos está difícil se ter paz,por isso essa charge fica bem representada explicando isso.
A resposta da questão 3 não está bem formulada.
ExcluirDaniela Machado n° 27 3°
ResponderExcluirUnidade 6 Atividade 3
Violência
A violência sempre esteve presente no mundo, mas hoje em dia isto está ocorrendo mais, são muitas pessoas matando por motivos banais, até por problemas no trânsito, por intrigas ou por dirigirem alcoolizados.
Atualmente as crianças e jovens estão se tornando cada vez mais violentos muitos entrando para o mundo do crime e das drogas. Muitas pessoas acham que a solução para acabar com isso é a redução da maior idade penal, mas isso não resolve o problema. A solução para que as crianças e jovens não entrem no mundo do crime é ter políticos que invistam mais em educação, porque não adianta baixar a maior idade penal e prender essas crianças com outros presos maiores e mais perigosos ela vai acabar saindo de lá pior do que já estava.
As solução para que a violência acabe ou pelo menos diminua é o aumento de policiais nas ruas e políticos menos corruptos, porque quem deveria dar exemplo acaba não dando.
Os políticos deveriam investir mais em educação e segurança, com leis mais rígidas para o cidadão pensar mil vezes antes de cometer um crime.
Muito bem!
ExcluirCintia Apª Alves / Crislaine Schroeder nº:04/ 06 3°A
ResponderExcluirUnidade 6
Atividade 3
A violência
Atualmente a violência está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade apesar de ser mais visível nos grandes centros urbanos, ela acontece em toda parte.
Através dos meios de comunicação podemos ver como aumentou o índice da violência com o decorrer dos anos, tanto nas áreas urbanas como nas rurais.
Há vários fatores que contribuem para este aumento: o consumo de drogas, desentendimentos e famílias desestruturadas, em que as crianças e jovens crescem vendo violência.
A segurança é escassa e até os policiais se envolvem com a criminalidade, negociando com marginais.
O que as pessoas esperam é que a justiça atue em prol do bem e segurança da sociedade.
Muito bem!
ExcluirDaniela Machado n°27 Jaine Wotroba n°17
ResponderExcluirunidade 6 atividade 1
a) Sim, ele critica um problema social que ocorre muito na sociedade em que vivemos, que é o desprezo, a discriminação social,..
b) Que o pombo branco é o símbolo da paz no mundo.
c) O elemento visual do pombo estar em um divã e linguísticos do analista estar falando de um jeito debochado se ele está se sentindo rejeitado.
d) Quando estamos nós sentindo triste, desprezado pelas pessoas. O pombo se encontra num estado de depressão, se sentindo rejeitado.
e) Sim, porque a charge tá querendo dizer que a sociedade está em um momento de discriminação social, e o pombo está representando a paz.
A resposta da questão C não está bem formulada.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUnidade 6 Atividade 7
ResponderExcluirWilliam, Geison 26, 13 3°A
Violência Urbana
A violência urbana é um problema que vem aumentando muito com o passar do tempo, principalmente a violência cometida por menores, que roubam, assaltam, matam, estupram e não acontece muita coisa para eles. Um dos maiores agentes da violência urbana são as drogas, porque muitas vezes os usuários dessas drogas não têm dinheiro para comprar e partem para a violência, para conseguir o dinheiro e muitas vezes acabam até matando idosos e crianças inocentemente.
O tráfico de drogas também é um tipo de violência urbana que mais mata, porque na favela ocorre as guerras entre quadrilhas por território, diante disso muitas pessoas são baleadas inocentemente crianças, idosos e pessoas em geral.
Tudo isso poderia ser amenizado se houvessem mais políticas públicas para aumentar a segurança nas ruas e mais programas educacionais em contra turno escolar para tirar as crianças das ruas; poderia também ter mais centros de tratamento para usuários de drogas e também tentar diminuir a corrupção em nosso país.
Muito bem. Apenas, reparem que essa é a atividade 3.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUnidade 6 Atividade 3
ResponderExcluirMatheus, Tarciso 21,24 3ºA
A Violência
A violência tem sido o principal motivo para as mortes em nosso país. A cada dia que passa há uma ou mais mortes tanto no transito como em conflitos armados, como roubos, assaltos e brigas.
Os lugares mais perigosos são as cidades grandes como Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras. Nas cidades grandes há pessoas que têm medo até de sair de casa e quando saem têm o máximo de cuidado para não serem atacadas por bandidos; já no interior das cidades o movimento é mais calmo, mas mesmo assim a violência também existe.
Nos roubos muitas vezes os bandidos têm associação com a polícia. Hoje em dia as pessoas estão muito violentas e só querem saber de dinheiro, pois devemos ter muito cuidado ao sair com carteira e celular.
As pessoas hoje em dia não se comunicam como antigamente, ao sair de casa só querem saber de celulares e muitas vezes na rua nem se cumprimentam, a cada dia elas ficam mais desconfiadas.
Devemos nos conscientizar e tentar educar melhor as crianças de hoje, que são os adultos de amanhã, para diminuir a violência no mundo.
Bruna nº;03, Gabrieli N;11
ResponderExcluirAtividade 3
A VIOLÊNCIA
Atualmente vemos muitos nos jornais roubos, mortes, torturas, corrupção que são formas diversas de violência.
Já foi-se o tempo em que podíamos sair de casa sem medo de ser assaltados e não precisar trancar a porta de casa. A violência está aumentando cada vez mais devido à falta de soluções; em toda parte há violência tanto dentro, como fora de casa. E todos os dias ela faz mais vítimas.
A violência está também ligada aos meios de comunicação onde as pessoas se ameaçam . Se as leis fossem mais rígidas e fossem cumpridas pela sociedade, não haveria tanta violência e morte como existe nos dias de hoje.
Muito bem!
ExcluirANGÉLICA , GILIANA
ResponderExcluirAtividade 3
A VIOLÊNCIA
Atualmente existem vários tipos de violência dentro da sociedade em que vivemos, podemos citar a violência domestica,sexual, e outras que incluem agressões, roubo e ate mortes. Este é um fator muito preocupante, vemos na mídia jornalistas que relatam sobre o assunto, o que nos causa medo e assim nossa segurança torna-se prioridade.
Precisamos combater toda e qualquer tipo de violência, não aceitando nenhuma forma disso dentro de nossa família sabendo que a educação começa em casa por exemplo existem casais que se agridem no meio em que vivem se prejudicando e também a seus filhos que que presenciam tudo isso e acabam sendo influenciados desde pequenos para a contribuição de um caráter desagradável. Existem também a violência sexual onde na família o próprio pai acaba violentando seus filhos e também aquela onde existem pessoas do mau caráter que estão em nosso meio e não sabemos.
Vemos também aquele tipo de violência em que as pessoas saem de casa e são assaltados e que se reagem podem ate ser mortos, mal qual seria a melhor solução já que existem leis defendendo que seria a melhor solução já que existem leis defendendo que ser cidadão é poder andar livre, ter o direito de ir e vir, com certeza a solução não seria fazer leis mais investir em educação para formar pessoas conscientes e de caráter
Kati Henning nº19 3ºA
ResponderExcluirUnidade 6- atividade 3
Violência
No mundo em que vivemos há muita violência e poucas soluções para este problema que esta diariamente em nossas vidas.
Com o crescimento da população e da corrupção o índice de violência está maior e os roubos. Basta ligar o rádio e a internet para nos depararmos com a morte e a violência.
Crianças e adolescentes crescem tendo exemplos e companhias ruins e não respeitam a sociedade.
Se as leis e normas fossem mais rígidas talvez a população não fosse desta forma, com tanta maldade.
Violência do gera violência seja ela no meio urbano ou rural, ela está presente em todo lugar, causando muita desunião a famílias, brigas, tristeza e muitas vezes a morte.
Para diminuir a violência é preciso que nossos governantes invistam em segurança educação e que cada um se conscientizar do seu papel na sociedade.
Muito bem!
ExcluirUnidade 7 Atividade 3
ResponderExcluirViolência Urbana
Nas maiores cidades como Rio de Janeiro a violência está muito presente, tantos nos bairros ricos com nas periferias. O aumento na violência é resultado do tráfico de drogas, e muitas crianças em vez de ir para a escola ficam trabalhando no tráfico, algumas vezes atuando como fogueteiros ou responsáveis por repassar a drogas nas escolas. Muitas as pessoas, por não terem oportunidades, entram para o mundo do crime e acabam em conflitos com a polícia ou com traficantes rivais e por balas perdidas. Então ao em vês de nossos governantes gastarem o dinheiro com coisas que não necessárias eles deveriam investir em escolas em projetos sociais transformando as pessoas em cidadãos de bem, nesse caso diminuiria as pessoas na cadeia e aumentaria estudantes nas escolas.
Muito bem!
ExcluirElizandra Mº nº 09 3ºA
ResponderExcluirAtividade 1 – Unidade 6
A- A falta de paz na sociedade.
B- Que ele é o símbolo da paz.
C- O psicanalista e o pombo.
D- Quando estamos passando por graves problemas. O pombo se encontra com uma superlotação psicológica.
E- Sim, pois até mesmo o símbolo da paz está precisando encontrá-la.
Kati Henning 19
ResponderExcluirGabrieli Buba 11
3ºA
Atividade 1
1) O sentimento de rejeição da pomba.
2) Que o pombo branco representa a paz.
3) O pombo e o analista.
4) Quando precisa desabafa em estado de desanimo.
5) Sim pois como o pombo e o mensageiro da paz pois sempre está feliz.
Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10 3ºA
ResponderExcluirUnidade 6 – Atividade 2
1) a) Gilberto Dimenstein.
b) A o publico em geral, incluindo qualquer idade.
c) Poderia ser publicado em jornais, revistas, sites, blogs.
d) Linguagem culta devido a forma da escrita e uso das palavras, pois é um texto informativo.
2) O assunto é a violência pois no primeiro paragrafo onde diz “Está comprovado que a violência só gera violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.”
3) a) A ideia Principal é de informar com a violência esta tão presente a cada instante em nosso cotidiano e de que a paz esta se dizimando cada vez mais.
b) “A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida”.
c) “Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são vítimas, em maior ou menor escala. Vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.”
d) “Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola.”
4) Entende-se que uma criança marginal hoje, amanha será um adulto marginal, precisamos de governantes que valorizem os princípios básicos para todos.
5) a) “Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes.” Poder viver em uma sociedade sem se preocupar com marginais e pivetes.
b) O dialogo é a forma mais correta de se garantir a paz, se há dialogo não haverá violência, temos que ensinar para todos desde criança.
6) O que difere é que em um pais desenvolvido as crianças vão para as escolas e saem das ruas.
7) Na sociedade atual vemos muitos casos diários de violência absurda, a paz esta se tornando algo muito raro, quanto mais escolas forem construídas, menos prisões precisaram ser construídas, devemos amar e respeitar sempre ao próximo, dando exemplo para outras pessoas também colaborem com a paz mundial.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDiego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10 3ºA
ResponderExcluirUnidade 6 – Atividade 3
A violência Urbana
Diariamente vemos casos de violência nos noticiários, rádios, redes sociais entre outros meios de comunicações, a violência não apenas esta presente nos grandes centros urbanos mas também nas áreas rurais, esse mal esta instalado em todos os lugares do mundo.
Há vários fatores que contribuem para o crescimento da violência, como : as vendas de drogas, crianças crescendo sendo violentadas ou vendo a violência, famílias sendo destruídas, desentendimentos no trânsito, roubos, dentre outros fatores.
Em muitos casos não podemos contar nem com a policia que deveria proteger a sociedade e não fazer acordos com os marginais.
Até o nosso lazer não é a mesma coisa como antigamente, perdemos o direito de sermos livres.