terça-feira, 22 de setembro de 2015

Unidade 8 – Trabalhando no Blog do ENEM - Final

Objetivo
·  Realizar as atividades propostas no blog visando a preparação para um bom desempenho no ENEM.
 Recursos
· Laboratório de informática com acesso à Internet;
· Data Show;
Tempo previsto
· 4 horas/aula
Organização do trabalho
· Trabalhar em duplas
Metodologia
Através da leitura e discussão de textos sobre redação do ENEM, os alunos conhecerão os caminhos para produzir um texto dissertativo-argumentativo atendendo aos critérios do ENEM.

Atividade 1 – Redação do ENEM

Texto 1
10 dicas sobre o que você não deve fazer em uma Redação:
01. Não fale com o leitor com se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: “Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte.”
02. Não use ditados populares, eles empobrecem seu texto. Seja criativo  e original, isso conta ponto.
03. Não faça letra muito grande com o intuito de ocupar linha. Não se esqueça de que o corretor conhece as artimanhas.
04. Não generalize: “Ninguém respeita o trânsito”, “Todos os políticos são corruptos”. Esses argumentos não têm consistência, porque há pessoas que obedecem às leis de trânsito e também há políticos honestos.
05. Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como “tipo assim”, “né”, “tá ligado”, nem tente escrever “difícil”. Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve ser padrão.
06. Não confunda o significado das conjunções.  Empregue-as corretamente, elas são elementos coesivos importantes em um texto (conectam orações e ideias). O uso incorreto pode causar uma incoerência em sua redação.
07. Não omita as preposições. Atente ao uso dos pronomes relativos que, quem, o qual (e flexões), cujo (e flexões). Se na oração iniciada pelo pronome relativo houver a exigência da preposição (regência verbal ou nominal), ela deverá aparecer, obrigatoriamente, antes do pronome relativo. Observe o exemplo: “A pesquisa por meio da qual se realizou o trabalho…”.
08. Deixe o “internetês” para a internet. Não use “vc”, “tbm”,  ou qualquer tipo de abreviatura em sua redação.
09. Jamais “encha linguiça”. Não escreva coisas sem sentido para preencher linhas, os argumentos devem ser consistentes. Com certeza, você tem algo importante a dizer; pois, então, diga. É mais bem avaliado um texto menor com qualidade do que um texto longo com quantidade.
10. Deixe piadinhas e deboches para seus colegas. Na redação use seu senso crítico, com coerência. Não faça críticas levianas e respeito os direitos humanos.



Texto 2
10 perguntas e respostas para uma redação nota dez
Escrever uma redação não é tão simples assim, todos nós sabemos. Mas, por incrível que parece, não é algo tão terrível. A redação solicitada nos principais vestibulares do país é, normalmente, um texto dissertativo-argumentativo, isto é, um texto no qual se deve apresentar uma tese (ponto de vista) acerca de um tema e, pelo menos, dois argumentos que defendam e sustentem, com consistência, o ponto de vista.
Seguem algumas respostas a questões mais frequentes, e dicas para que a redação fique “show de bola”, coerente e dentro dos critérios solicitados pela Instituição.
1) Preciso ler os textos de apoio? É imprescindível interpretar a proposta. Leia – pelo menos – duas vezes, atentamente, o texto ou textos de apoio que normalmente aparecem e, a seguir, leia o tema e reflita sobre ele.
2) Preciso fazer rascunho?  É claro que sim!  As ideias não vêm em ordem. Coloque suas ideias todas no papel, só depois você vai se preocupar em organizá-las.
3) Posso usar exemplos ou copiar partes do texto de apoio? Usar exemplos para ilustrar a argumentação é uma boa pedida, mas cuidado! O exemplo deve ser breve, apenas ilustrativo. Jamais copie ou escreva com suas palavras (parafrasear) partes dos textos de apoio.
4) Começo pela redação ou por outras questões? Faça o seu rascunho antes de qualquer coisa. Você deve aproveitar que a cabeça está fresquinha e colocar tudo no papel. Depois que o rascunho estiver pronto, preocupe-se com outras questões. Dê um tempo para desligar-se do texto produzido. Esse tempo é importante, pois só assim é possível observar erros na organização das ideias.
5) Preciso dividir meu texto em parágrafos? Certamente! Normalmente quatro parágrafos: um de introdução e um de conclusão com uma média de cinco linhas cada e dois de desenvolvimento com uma média de 8 linhas cada.
6) Posso usar “eu” ou “na minha opinião”? Não! São poucos os vestibulares que não se importam com o uso da primeira pessoa. Deve-se usar terceira pessoa para que pareça mais impessoal, ou seja, a tese defendida é também a visão de outros.
7) Quando eu devo passar a limpo? Para se desligar do texto, resolva a prova de Português ou de outra disciplina – não é uma boa deixar para o final – e, depois, retorne para o seu texto, leia-o atentamente para, então, organizá-lo. Não se esqueça de observar o número de linhas.
8) Minha letra não é bonita, isso é problema? Problema é letra ilegível, aquela que nem você mesmo entende o que escreveu. A letra precisa ser legível, procure caprichar.
9) Se eu errar algo quando estiver passando a limpo, o que faço? Apenas, eu disse, apenas, passe um traço em cima da palavra e reescreva-a ao lado. Nada de usar digo para fazer a correção.
10) Devo colocar título? Sim, poucas Instituições não exigem título. Além disso, é a última tarefa a ser realizada. Como o título é o resumo máximo do seu texto, primeiramente ele deve estar escrito.



Texto 3

Redação: Veja como fazer um texto dissertativo-argumentativo

Como explica o manual da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o formato da prova de redação é a dissertação-argumentativa. Esse gênero textual exige que o estudante construa e defenda seu ponto de vista, proponha uma tese inicial e apresente argumentos que comprovem o seu principal ponto de vista.
Ficou difícil de entender? Sem problemas, a gente descomplica. Veja a seguir como construir um bom texto dissertativo-argumentativo e conquiste um ótimo resultado na redação do Enem.
O primeiro passo para uma redação nota 1000
Primeiramente, leia o tema e os textos motivadores. Esse será o seu grande ponto de partida para escrever uma boa dissertação e obter sucesso na pontuação do Enem. Uma leitura atenta vai evitar que você cometa um dos erros mais comuns dos estudantes: fugir do tema. Razão pela qual muitas redações ganham nota zero.
Você deve estar se perguntando: como garantir que eu entendi o tema proposto? Para começar, elabore perguntas sobre o assunto. Faça uma espécie de questionário e reflita sobre os pontos levantados. Isso vai facilitar a percepção de como o tema deverá ser desenvolvido.
Em geral, o Enem propõe como tema um problema, que exige solução. Por isso essa estratégia é bastante eficiente.  Então, foque primeiro no problema, depois em suas causas e, finalmente, nas possíveis soluções. Responda as seguintes questões:
1. Qual o problema?
2. Por que se trata de um problema?
3. Quais as causas para tal problema?
4. Há alguma solução?
5. Como e por que colocar tal solução em prática?
6. Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema?
Todas essas perguntas fazem parte do que chamamos de brainstorming. Uma vez respondidas essas questões, elabore um projeto de texto e defina com mais detalhes a tese a ser defendida.

A partir desse ponto, você já tem uma base de como começar a escrever. Agora você já tem os instrumentos necessários para criar sua tese, ou seja, o que será defendido ao longo dos parágrafos de sua dissertação para o Enem. Anote suas ideias em uma folha de rascunho. Tome cuidado para escolher uma tese que você conheça profundamente e possa defender com desenvoltura.
A partir dessa fase, você começa a colocar “a mão na massa”. Seu principal foco deve ser o conteúdo, e não tanto a gramática e ortografia. Então, dê mais importância para a organização de seus argumentos. Suas ideias devem fazer sentido. Apresente seus argumentos de forma harmoniosa para que a leitura do texto seja fluida, ou seja, fácil de ler e de compreender.
A coerência e a organização vão valorizar cada ponto de seus argumentos. Quanto mais fácil for para o corretor entender seu texto, maiores as chances de garantir uma boa nota.
Componentes de uma dissertação-argumentativa
Introdução
A introdução equivale ao primeiro parágrafo. Nessa parte você fará a apresentação do problema e de suas principais abordagens. Sua tese principal também deve estar aqui. Os argumentos que vão explicar e defender seu ponto de vista estarão nos parágrafos seguintes. Dessa forma, você irá direcionar o olhar do leitor para seguir sua linha de raciocínio.
Desenvolvimento
Os dois ou três parágrafos depois da introdução compõem o desenvolvimento. É a partir do segundo parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução. Cada parágrafo do desenvolvimento deve apresentar argumentos que sustentem as afirmações anteriores. Dessa forma, será possível analisar de forma profunda e contextualizar sua ideia principal.
Conclusão
No parágrafo final da dissertação, você deve retomar o que apresentou na introdução, de modo a reforçar o problema discutido até aqui. A diferença é que na conclusão, você apresentará soluções sobre as questões levantadas anteriormente.
As frases-chave de cada parágrafo também serão retomadas. Dessa forma, quando o leitor terminar a leitura, estará certo de que você propõe as melhores soluções possíveis para os problemas apresentados ao longo do texto.


Texto 4

Entenda o que são pressupostos e implicações

Às vezes, um simples vocábulo pode atrapalhar a compreensão.  Portanto, o primeiro passo para uma redação nota 10 é entender o tema.  Para que sua redação seja lida e avaliada pelo corretor, ela tem que cumprir alguns quesitos básicos: o texto deve ser dissertativo em sua totalidade e deve haver adequação ao tema. A fuga ao tema o desclassifica.
Muitas vezes, na proposta, uma palavra da qual se desconheça o significado pode causar um estrago. Na prova de Redação do Enem , além da imagem interna de um grande shopping, havia um pequeno texto “Aproveite o melhor que o mundo tem a oferecer com o Cartão de Crédito X.” e, a seguir, a proposta na qual dizia “Como toda mensagem, esse anúncio, formado pela relação imagem e texto, carrega pressupostos e implicações: se observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante.” Os dois vocábulos em destaque, que fazem parte do enunciado da proposta, causaram muitas dúvidas: Será que eu tenho que falar sobre pressupostos e implicações? Mas eu nem sei o que é isso!
Se considerarmos o conceito de pressuposto “Pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita, mas que podem ser percebidas a partir de certas palavras ou expressões utilizadas. Quanto à utilização de pressupostos, eles devem ser sempre verdadeiros ou aceitos como verdadeiros, pois eles que construirão informações explícitas.”, é importante perceber que o pressuposto é que você pode usufruir – comprar – o melhor que existe no mundo se tiver o Cartão de Crédito X.
Observe que na proposta já é dada a dica da argumentação que poderá ser desenvolvida: o anúncio expressa uma determinada mentalidade:  o consumismo – as pessoas são felizes quando têm o poder de comprar;projeta uma dada visão de mundo: o ato de consumir dá status, representa ascensão social; manifesta uma certa escolha de valores: a felicidade se encontra nos bens materiais.



Após a leitura dos textos, responda:
a)    Você considera importantes as dicas sobre redação do blog? Justifique sua resposta.
b)    Quando você produz um texto costuma fazer um rascunho  e lê-lo antes de passar a limpo?
c)    No texto 1 que dicas você não tinha conhecimento e que julga serem essenciais para redigir um bom texto?
d)    A respeito do texto 2, transcreva as perguntas que correspondem as suas dúvidas.
e)    Você já “encheu linguiça” em algum texto? Comente.
f)     Descreva o que são pressupostos e implicações com suas palavras.
g)    Agora é sua vez. Produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “A importância de estudar num blog para  me preparar para o ENEM”. Não se esqueça das orientações que você leu. Se achar necessário, pesquise mais no blog do ENEM.

Acesse o link: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-nota-1000/  e veja exemplos de redações nota mil no ENEM.

24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Rita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves
    nºs: 23,25,22
    Unidade 8- Atividade 1
    a) Sim, as informações no texto do blog sobre redação ajuda-nos a esclarecer melhor nossas duvidas para o ENEM.
    b)Sim
    c) 01. Não fale com o leitor com se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: “Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte.”
    02. Não use ditados populares, eles empobrecem seu texto. Seja criativo e original, isso conta ponto.
    d) 1) Preciso ler os textos de apoio?
    4) Começo pela redação ou por outras questões?
    e) Sim, fazíamos muito isso por falta de ideia do que escrever.
    f)

    ResponderExcluir
  4. Unidade 8 Atividade 1
    William, Geison 26, 13 3ºA
    a) Sim, porque ajuda a não cometermos erros na redação.
    b) Sim, mas não lemos.
    c) Não usar gírias.
    e) Sim, porque não sabia argumentar sobre o assunto.
    f) Pressuposto significado algo que se pressupõe; que se supõe antecipadamente, é uma pressuposição. Pressuposto também pode ser relacionamento a um propósito ou pretexto, ou um plano. A partir dessas implicações, é possível organizar sua redação. A introdução com a contextualização do tema, a apresentação da tese e dos argumentos. Está tudo aí, prontinho. Eles já haviam dado todas as diretrizes. Implicações: se observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante.”
    g) (Texto que a professora vai corrigir)

    ResponderExcluir
  5. Unidade 8 Atividade 1
    a) Sim, porque já é uma preparação.
    b) Sim, porque as vezes tem erros que não notamos quando estamos escrevendo.
    c) usar gírias que é proibido.
    d) 5) Preciso dividir meu texto em parágrafos? Certamente! Normalmente quatro parágrafos: um de introdução e um de conclusão com uma média de cinco linhas cada e dois de desenvolvimento com uma média de 8 linhas cada.
    e) Sim, porque as vezes não tenho conhecimento sobre o tema.
    f) “Como toda mensagem, esse anúncio, formado pela relação imagem e texto, carrega pressupostos e implicações: se observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante.”

    ResponderExcluir
  6. Unidade 8 Atividade 1
    a) Sim, porque já é uma preparação.
    b) Sim, porque as vezes tem erros que não notamos quando estamos escrevendo.
    c) usar gírias que é proibido.
    d) 5) Preciso dividir meu texto em parágrafos? Certamente! Normalmente quatro parágrafos: um de introdução e um de conclusão com uma média de cinco linhas cada e dois de desenvolvimento com uma média de 8 linhas cada.
    e) Sim, porque as vezes não tenho conhecimento sobre o tema.
    f) “Como toda mensagem, esse anúncio, formado pela relação imagem e texto, carrega pressupostos e implicações: se observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante.”

    ResponderExcluir
  7. Cintia Apº Alves/Crislaine Schroeder nº:04/ 06 3º A
    Atividade 1
    a) Sim, pois muitos desses detalhes (dicas) não conheciamos e ajudará muito ao fazermos uma redação .
    b) Sim, nós duas lemos antes de passar a limpo.
    c)Não falar com o leitor e seja criativo e original.
    d)4) Começo pela redação ou por outras questões?
    6) Posso usar “eu” ou “na minha opinião”?
    e) Não, sempre procuramos desenvolver os textos.
    f) Pressuposto significado algo que se pressupõe; que se supõe antecipadamente, é uma pressuposição. Pressuposto também pode ser relacionamento a um propósito ou pretexto, ou um plano. A partir dessas implicações, é possível organizar sua redação. A introdução com a contextualização do tema, a apresentação da tese e dos argumentos.
    Implicações: se observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante.
    g) Preparação para o Enem
    Para os jovens que irão fazer o Enem o blog é uma ótima opção de preparo pois nele podemos encontrar simulados de exercícios que já cúram anteriormente e também saber dos possíveis conteúdos que estarão presentes na prova.
    Quem está mesmo interessado em passar neste exame não medirá esforços para ir em busca de conhecimento e ter um bom preparo, os textos, os exercícios que o blog contém auxiliam muito, pois assim pode-se ter uma ideia de como agir (fazer) na hora de resolvê-los.
    Nosso contato com o blog do Enem foi muito importante; ter a oportunidade de trabalharmos dentro e sobre ele, possibilitou àqueles que não o conheciam saber como funciona e o que contém nele; tirou muitas dúvidas em relação ao esquema dos exercícios e de como fazer a redação, dicas importantíssimas para ir e fazer bonito na hora de resolvê-los.

    ResponderExcluir
  8. Elizandra mº nº09 3 º A
    Atividade 1 – unidade 8
    a)Sim, serão de grande importância, elas faram com que nos façamos redações melhores e mais coerentes.
    b) Sim.
    c) Não faça letra muito grande com o intuito de ocupar linha. Não se esqueça de que o corretor conhece as artimanhas.
    d)-Minha letra não é bonita, isso é problema?
    -Começo pela redação ou por outras questões?
    e) Sim, não sabia muito sobre o tema e tinha número alto de linhas.
    f) Pressuposto: que se supõe antecipadamente,
    Implicações: enlaçar, entrelaçar, envolver, enrolar, embaraçar, perturbar, ligar, misturar.


    ResponderExcluir
  9. William, Geison 26, 13 3ºA
    Importância do estudo em blog parar o Enem
    Para as pessoas que irão fazer a prova do Enem, uma opção para estudo é o blog do Enem. Lá está grande parte do conteúdo que cairá na prova sem contar os simulados que ajudam muito o aluno ler e interpretar. E ainda saber fazer uma redação, o que conta muito na hora que a pessoa vai recorrer ao SISU ou FIES para conseguir um financiamento de sua faculdade.
    Muitas pessoas, por falta de acesso à internet, acabam não conhecendo e não estudando no blog, o que é uma pena porque mesmo a pessoa estudando em livros não vai conseguir ver todo o conteúdo abordado no Enem.
    Para os alunos do nosso pais terem um melhor desempenho na prova, seria melhor se tivesse uma rede nacional de internet livre, possibilitando a esses estudantes estudar em blog.

    ResponderExcluir
  10. Alexandre, Gabriel 1, 12 3ºA
    A Importância do Blog
    Estudar num blog facilita na compreensão sobre assuntos que são abordados no Enem. Os conteúdo do blog são mais atuais e mais completos, auxiliando no estudos para o Enem.
    No blog a leitura é melhor e a compreensão mais fácil além em vestibulares passados. O blog ajuda a obter conhecimentos sobre o tema que poderão ser abordados no Enem que está por vir.
    O blog contem assuntos sobre a literatura que são importantíssimos para o Enem, ensina como fazer uma redação mostrando suas regras que fazer e o que não fazer na redação do Enem.

    ResponderExcluir
  11. Kati Henning nº19
    Gabrieli Buba nº11 3ºA
    Atividade 8
    a) Sim muito importante, pois tem dicas com a qual nós não conhecia que serão bem aproveitadas.
    b) Sim, por que sempre tem algo para rever.
    c) Todas elas são importantíssima para uma boa redação, a dicas número 4, 6, e 7.
    d) 4) Começo pela redação ou por outras questões? Faça o seu rascunho antes de qualquer coisa. Você deve aproveitar que a cabeça está fresquinha e colocar tudo no papel. Depois que o rascunho estiver pronto, preocupe-se com outras questões. Dê um tempo para desligar-se do texto produzido. Esse tempo é importante, pois só assim é possível observar erros na organização das ideias.
    6) Posso usar “eu” ou “na minha opinião”? Não! São poucos os vestibulares que não se importam com o uso da primeira pessoa. Deve-se usar terceira pessoa para que pareça mais impessoal, ou seja, a tese defendida é também a visão de outros.
    9) Se eu errar algo quando estiver passando a limpo, o que faço? Apenas, eu disse, apenas, passe um traço em cima da palavra e reescreva-a ao lado. Nada de usar digo para fazer a correção.
    e) Sim, aconteceu algumas vezes quando o professor(a) dava um tempo limite para entregar, quando esquecemos em casa o rascunho, e também quando não tínhamos mais ideia.
    F) Pressuposto: aquilo que se supõe antecipadamente; pressuposição, conjectura, suposição.
    Implicações: situação de quem está envolvido em algum tipo de precedimento, em algum tipo de processo. Na matemática, é um termo usado para dizer que a forma exata de uma propriedade implica na existência da segunda.

    g) Muitos estudantes utilizam a Internet para se estudar, ela pode ser uma ótima alternativa na hora de estudar para o Enem.
    Existem muitos sites que disponibilizam todo o conteúdo, além do Youtube que contem vídeos, aulas gratuitas que explicam tudo o que precisa saber sobre todas as matérias que nem sempre aprende na escola, ou não tem tempo de aprofundar.
    Para aquele alunos que realmente querem tirar uma boa nota poderá estudar até mesmo em casa, porque no blog há muitas dicas de resolver os exercícios e a redação e também o que não fazer nos dias das provas.
    Pois com dedicação estudo conseguira tirar uma boa nota no Enem para conseguir uma vaga na universidade.

    ResponderExcluir
  12. Bruna nº 03 / Giliana nº 14

    Atividade 1

    a) Sim, para obter mais conhecimento para formular a redação.
    b) Às vezes.
    c) A importância de não usar gírias e usar as palavras corretas, entre outras coisas.
    d) Quando eu devo passar a limpo? Para se desligar do texto, resolva a prova de Português ou de outra disciplina – não é uma boa deixar para o final – e, depois, retorne para o seu texto, leia-o atentamente para, então, organizá-lo. Não se esqueça de observar o número de linhas.
    Minha letra não é bonita, isso é problema? Problema é letra ilegível, aquela que nem você mesmo entende o que escreveu. A letra precisa ser legível, procure caprichar.
    Se eu errar algo quando estiver passando a limpo, o que faço? Apenas, eu disse, apenas, passe um traço em cima da palavra e reescreva-a ao lado. Nada de usar digo para fazer a correção.
    Devo colocar título? Sim, poucas Instituições não exigem título. Além disso, é a última tarefa a ser realizada. Como o título é o resumo máximo do seu texto, primeiramente ele deve estar escrito.
    f) Pressuposto significado algo que se pressupõe; que se supõe antecipadamente, é uma pressuposição. Pressuposto também pode ser relacionamento a um propósito ou pretexto, ou um plano.
    g) CONHECENDO O BLOG DO ENEM.

    Nos blogs temos a oportunidade de conhecer conteúdos que serão propostos na prova do Enem e tivemos um pequeno preparo para ir colocando em pratica a acentuação correta das palavras na prova e na redação.
    Vimos que para se ter um bom preparo e conseguir alcançar a nota desejada, é necessário ter a capacidade de cada vez mais aprofundar os conteúdos e conhecer cada detalhe dele, nos dedicar mesmo quando acharmos que nos faltam forças para prosseguir no estudos, pois é necessário paciência porque são muitos os conteúdos que são estudados dentro do blog, ao longo de pesquisas e leituras, lembrando que a redação deverá ser muito bem elaborada segundo os padrões e regras exigidas pelo Enem.
    E para você conseguir ter um preparo melhor é preciso conhecer blogs relacionados com o Enem, que trazem simulados e possíveis temas que poderão cair na redação.
    Não é difícil conseguir obter a nota máxima basta ir em busca do conhecimento procurando se informar através de pesquisas em blogs na internet.

    ResponderExcluir
  13. Unidade 8 - Atividade 1
    Matheus 21, Tarciso 24
    a) Sim, para ajudar a fazer uma boa prova do Enem.
    b) Sim, nem sempre lemos todos.
    c) Não use gírias.
    d) 6) Posso usar “eu” ou “na minha opinião”?
    8) Minha letra não é bonita, isso é problema?
    9) Se eu errar algo quando estiver passando a limpo, o que faço?
    e) Sim, porque a pessoa fica sem assunto e começa a falar as mesmas coisas.
    f) Pressuposto: algo que vem antecipado.
    Implicação: entre duas pessoas que ficam se discutindo.
    g) A importância do blog do Enem
    O blog do Enem explica com mais detalhes como se deve fazer a prova, pois muitas pessoas vão fazer pela primeira vez. O blog mostra como fazer uma boa redação e muitos conteúdos passados, mas que são muito importantes para se sair bem na prova.
    Existem blogs como o blog do Enem, que aprofundam mais os conteúdos e são mais fáceis para estudar, e o blog maxcomunidade.com.br também nos ensinou como devemos estudar e o que estudar, pois muitas pessoas querem se sair bem na prova. Agora ficou mais esclarecido e mais fácil para fazer e ter uma noção do que está nos conteúdos do Enem.
    Vários alunos consultam a internet para estudar, pois é um meio mais fácil e rápido de se entender as coisas e para achar os conteúdos.
    O blog do Enem poderá ajudar algumas pessoas a fazer o Enem, não a todas, mas sim a muitas. O blog é muito interessante para se aprender e corrigir muitas coisas não só no Enem, como em outras coisas, para nós falarmos, ou até mesmo escrevermos.
    O blog explica como é o Enem, mas para se ter uma base do que você precisa para fazer uma boa prova, pois o Enem gera muita leitura e concentração, e é isso que o blog tenta nos ajudar, com muita leitura e dedicação na prova do Enem.






    ResponderExcluir
  14. Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10 3°A

    Unidade 8 – atividade 1

    A) Sim, pois ele tira duvidas e ajuda a melhorar as redações.

    B) Sim.

    C) 01. Não fale com o leitor com se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: “Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte.”

    02. Não use ditados populares, eles empobrecem seu texto. Seja criativo e original, isso conta ponto.

    D) 5) Preciso dividir meu texto em parágrafos?

    E) Sim, porque não consegui me concentrar no tema.

    F) Pressuposto significado algo que se pressupõe; que se supõe antecipadamente, é uma pressuposição. Pressuposto também pode ser relacionamento a um propósito ou pretexto, ou um plano. A partir dessas implicações, é possível organizar sua redação. A introdução com a contextualização do tema, a apresentação da tese e dos argumentos.
    Implicações: se observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante.

    G) A importância de estudar num blog para me preparar para o Enem

    Além do método de estudo através dos livros didáticos ,também há para aqueles que iram realizar o Enem a opção de estudar via blog, além de ser um meio mais prático de estudo para muitos, é também uma opção que apresenta mais recursos como simulados, exercícios, dicas, vídeos aulas e nos trás mais conteúdos do e os conteúdos são atualizados, oque pode facilitar muito para os estudantes.
    Mas tirar uma excelente nota no Enem depende apenas de cada um de nós, não é algo impossível de realizar, basta corrermos atrás daquilo que queremos, esforço e dedicação são coisas indispensáveis para que tudo de certo e consigamos realizar nossos sonhos profissionais.

    ResponderExcluir
  15. Jaine Wotroba nº 17 3º A

    Atividade 1 - Unidade 8
    A) Sim, pois passamos a ficar mais preparados.
    B) Não, somente a pedido do professor.
    C) 01. Não fale com o leitor com se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: “Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte.”
    06. Não confunda o significado das conjunções. Empregue-as corretamente, elas são elementos coesivos importantes em um texto (conectam orações e ideias). O uso incorreto pode causar uma incoerência em sua redação.
    D) Preciso fazer rascunho?
    Posso usar exemplos ou copiar partes do texto de apoio?
    E) Sim, pois não sabia o que colocar e não sabia sobre o tema.
    F) Pressuposto: que se supõe antecipadamente,
    Implicações: enlaçar, entrelaçar, envolver, enrolar, embaraçar, perturbar, ligar, misturar.

    ResponderExcluir