Unidade 7 – Trabalhando no Blog do ENEM
Objetivo
· Conhecer o blog do ENEM e realizar as
atividades propostas no blog visando a preparação para um bom desempenho no
ENEM.
Recursos
· Laboratório
de informática com acesso à Internet;
· Data
Show;
Tempo previsto
· 4
horas/aula
Organização do trabalho
· Trabalhar
em duplas
Metodologia
Os
alunos terão contato com o blog do ENEM, conhecerão sua dinâmica, terão
informações sobre o ENEM e, então farão algumas atividades do blog relacionadas
a área de linguagens, códigos e suas
tecnologias. Após responderem as questões postarão no blog da escola.
Atividade 1 – O que é o ENEM
O Enem começou a ser aplicado em 1998, com o objetivo de avaliar
o desempenho dos alunos concluintes do Ensino Médio em todo o Brasil. O
conteúdo das provas é o que se estuda no Ensino Médio. O Enem 2015, portanto, é
a 18ª edição do Exame. Veja a seguir: Como são as provas do Enem; Para que
serve a Nota do Enem 2015; O que é o Sisu; O que cairá nas provas do Enem 2015;
T.R.I – Como calcular a nota do Enem com a Teoria da Resposta ao Item; e, O
Histórico do Enem.
Como são as provas do Enem?
O formato do Enem 2015 tem quatro provas objetivas e uma
redação. São dois dias de prova. No sábado os candidatos respondem a 45 questões
de Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia), e a mais 45
questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).
No domingo são 45 questões de Matemática, 45 questões de
Linguagens (Literatura, Português, e um idioma estrangeiro), e ainda a produção
de uma redação com texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas.
As inscrições para o Enem ocorrem no final de abril ou no começo
de maio de cada ano. As provas ocorrem no final de outubro ou no começo de
novembro. O Blog do Enem sempre divulga o período de inscrições definido pelo
MEC e orienta sobre o que você precisa para participar, e também informa sobre as
datas de provas para você.
Para que serve a Nota do Enem 2015?
As notas do Enem têm dupla utilidade, uma para os candidatos, e
outra para as escolas e governos.
Para os candidatos a Nota do Enem serve para que ele possa
conferir o próprio desempenho e comparar com os demais colegas ou candidatos.
E, ainda, quem conseguir uma boa nota no Enem pode conseguir acesso a diversos
programas e benefícios com ela.
A nota do Enem vale para concorrer a Bolsas de Estudo do Prouni;
Vagas em universidades públicas pelo Sisu; Financiamento pelo Fies, Vaga em
Curso Técnico Gratuito no Pronatec, Intercâmbio no programa Ciência Sem
Fronteiras, e até para tirar o Certificado do Ensino Médio.
Veja
como usar a sua nota do Enem no Fies, Sisu, Prouni e no Pronatec: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-nota-o-que-fazer/
Para as escolas e governos o resultado do Enem pode ter as notas
dos candidatos agrupadas por colégios de Ensino Médio, por cidades, regiões,
estados ou mesmo todo o País. Assim, com as médias por escola, cidade, estado
ou pela média nacional das notas do Enem é possível saber como está evoluindo
ou não a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio.Os Resultados do Enem formam
uma espécie de memória sobre a qualidade e necessidades de mudança no Ensino
Médio ou nos sistemas de ensino, currículos ou dos materiais didáticos em
escolas, cidades, regiões, estados, e assim por diante.
Quer
ver o Resultado Enem da sua Escola ou Colégio de Ensino Médio?
Veja a última
divulgação do MEC e doo INEP com as notas médias no Enem de todas as escolas do
Brasil. Procure a sua! http://blogdoenem.com.br/resultados-enem-escolas/
Entenda o Que é o Sisu – Sistema de Seleção Unificada
A nota do Enem passou a servir de parâmetro para o ingresso de
alunos em universidades públicas desde 2009, quando foi criado o Sisu – Sistema
de Seleção Unificada. Em 2014 já foi o principal método de seleção de alunos
adotado nas instituições federais em todo o Brasil. Em 2015 não será diferente.
Então, o melhor mesmo é estudar e caprichar, pois a nota do Enem 2015 será o
seu passaporte para entrar em Medicina, Direito, Engenharias, Odontologia,
Psicologia ou em todos os demais cursos de graduação na maioria das
universidades públicas através do Sisu.
Veja
aqui o que é o Sisu e como funciona o Sistema de Seleção Unificada: http://blogdoenem.com.br/sisu
Muitas instituições particulares passaram também a utilizar a
nota do Enem como critério para a seleção de alunos, eliminando a necessidade
de realizar um novo vestibular para quem já tivesse feito o Enem.
Então, a sua nota no Enem 2015 poderá ser utilizada tanto para
concorrer a uma vaga em Universidades Federais, em Institutos Federais, e
também em Universidades, Centros Universitários ou Faculdades estaduais que
aderiram ao Sisu, e em universidades e faculdades particulares que já adotaram
também a nota do Enem como critério de seleção.
Responda
as questões:
a) Você
conhecia o Blog do ENEM?
( ) Sim (
) Não
b) As
informações contidas no texto são importantes nessa etapa de sua vida escolar?
Comente sua resposta.
c) Você
pretende participar do ENEM este ano?
( ) Sim (
) Não
d) Você
já escolheu a área em que pretende atuar profissionalmente? Comente.
e) Esse
é um texto informativo. Qual sua função?
f) A
que público se dirige esse texto?
Atividade
2 - Texto literário e texto
não-literário
Conforme as edições
passadas, o Enem promete trazer textos da Literatura
(principalmente da brasileira) associados à temas da atualidade em forma de
notícias publicadas em jornais, revistas ou sites. Mas como saber o que é um texto
literário ou não? Uma
notícia de jornal é um texto literário? No vídeo abaixo, o Professor André
Valente explica em detalhes as características de um texto literário para que
você compreenda melhor esta questão e se saiba bem na prova no fim do ano.
Vemos, assistindo a
esse vídeo, que o texto literário tem
um cuidado com a seleção de palavras na busca pela expressão da criatividade, ou seja, propõe uma
nova maneira de ver o mundo sem estar apegado necessariamente à realidade que
nos limita. No Enem, vamos encontrar questões de literatura que usam
textos literários e, para que você consiga respondê-las com êxito, é preciso
que se compreenda o contexto gerador de tal produção. E é aí – no contexto –
que encontramos uma diferença gritante entre o texto literário e o não
literário.
No literário, há uma
produção textual gerada pelo contexto social e histórico, mas dentro de uma
reflexão criativa das ideias prévias do autor, isto é, o autor pode escrever de
várias formas uma mesma coisa – a poesia, por exemplo. Ao contrário disso, o
texto não-literário demonstra ao leitor a realidade sempre da mesma forma em
que ela se mostra para nós, sem que tenha o toque do autor – a redação do Enem
deve ser um texto não-literário. Como outros exemplos de textos não-literário,
para o Enem, temos as
notícias de jornais, as quais apenas relatam acontecimentos com objetividade e
procura pela maior quantidade de informações. Veja na aula abaixo, do canal
EuNoEnem, uma breve síntese do que são o texto literário e não-literário.
Sabemos que a prova do Enem será
redigida em um texto não literário, pois sua função, ali, é passar a você as
informações necessárias para a compreensão da prova, dizendo dela algo
“resolvível”, ok galera? Em síntese, temos as seguintes definições:
-
Texto literário
no Enem: aquele
que expressa de alguma maneira o pensamento do autor de forma reflexiva e não
necessariamente de acordo com a realidade. Oferece ao autor uma maior liberdade
na hora da escrita, podendo ele dar o destino que bem entender ao enredo,
permitindo várias leituras. (ex.: Contos, romances, poemas)
- Texto não-literário no Enem: o objetivo maior deste
tipo de texto é passar ao leitor informações. Portanto, o autor deve ser
imparcial e objetivo no jeito de escrever, oferecendo apenas uma interpretação
daquilo que está sendo dito. (ex.: notícias e livros didáticos)
Assim, sendo
objetivo e não literário, vamos te ajudar a resolver a prova do Enem caracterizando
os textos para que você possa interpretá-los de forma fácil e bem certinho.
Este é o ponto de partida de nossa jornada rumo a uma vaga na tão sonhada
Universidade. Estamos juntos nesse desafio, galera, e é com esforço e muito estudo
que se alcança o destino!
Para você testar seus
conhecimentos sobre a aula de hoje, tente resolver os seguintes exercícios.
Fique ligado com o Blog do Enem e seja nosso aluno nota 1000 no Enem!
EXERCÍCIOS:
Leia os fragmentos
abaixo para responder às questões que seguem:
TEXTO I
O
açúcar
O
branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o
puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este
açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
Este
açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
Em
lugares distantes, onde não há hospital
nem escola,
homens que não sabem ler e morrem de fome
aos 27 anos
plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.
nem escola,
homens que não sabem ler e morrem de fome
aos 27 anos
plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.
Em
usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
fonte: “O açúcar” (Ferreira Gullar. Toda poesia. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980, pp.227-228)
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
fonte: “O açúcar” (Ferreira Gullar. Toda poesia. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980, pp.227-228)
TEXTO II
A cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar
Originária da Ásia, a
cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses no
século XVI. A região que durante séculos foi a grande produtora de
cana-de-açúcar no Brasil é a Zona da Mata nordestina, onde os férteis solos de
massapé, lém da menor distância em relação ao mercado europeu, propiciaram
condições favoráveis a esse cultivo. Atualmente, o maior produtor nacional de
cana-de-açúcar é São Paulo, seguido de Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e
Minas Gerais. Além de produzir o açúcar, que em parte é exportado e em parte
abastece o mercado interno, a cana serve também para a produção de álcool,
importante nos dias atuais como fonte de energia e de bebidas. A imensa
expansão dos canaviais no Brasil, especialmente em São Paulo, está ligada ao
uso do álcool como combustível.
(Comentários sobre os textos: “O açúcar” e “A cana-de-açúcar” )
(Comentários sobre os textos: “O açúcar” e “A cana-de-açúcar” )
1)Para que um texto
seja literário:
a)basta somente a
correção gramatical; isto é, a expressão verbal segundo as leis lógicas ou
naturais.
b)deve prescindir daquilo que não tenha correspondência na realidade palpável e externa.
c)deve fugir do inexato, daquilo que confunda a capacidade de compreensão do leitor.
d)deve assemelhar-se a uma ação de desnudamento. O escritor revela ao escrever, revela o mundo, e em especial o Homem, aos outros homens.
e)deve revelar diretamente as coisas do mundo: sentimentos, ideias, ações.
b)deve prescindir daquilo que não tenha correspondência na realidade palpável e externa.
c)deve fugir do inexato, daquilo que confunda a capacidade de compreensão do leitor.
d)deve assemelhar-se a uma ação de desnudamento. O escritor revela ao escrever, revela o mundo, e em especial o Homem, aos outros homens.
e)deve revelar diretamente as coisas do mundo: sentimentos, ideias, ações.
2)Sobre o textos I e
II, só é possível afirmar que:
I. O texto I é
literário também pela forma com que se apresenta.
II. O texto II poderia ser literário pela forma.
III. Pela pluralidade significativa da linguagem, só é possível afirmar que o literário é o texto II.
II. O texto II poderia ser literário pela forma.
III. Pela pluralidade significativa da linguagem, só é possível afirmar que o literário é o texto II.
Está(ao) correta(s)
apenas
a)a I e a II
b)a II e a III
c)a I e a III
d)apenas a II
e)Todas estão corretas
b)a II e a III
c)a I e a III
d)apenas a II
e)Todas estão corretas
3)Ainda com relação ao
textos I e II, assinale a opção incorreta:
a) No texto I, em lugar
de apenas informar sobre o real, ou de produzi-lo, a expressão literária é
utilizada principalmente como um meio de refletir e recriar a realidade.
b) No texto II, de expressão não-literária, o autor informa o leitor sobre a origem da cana-de-açúcar, os lugares onde é produzida, como teve início seu cultivo no Brasil, etc.
c) O texto I parte de uma palavra do domínio comum – açúcar – e vai ampliando seu potencial significativo, explorando recursos formais para estabelecer um paralelo entre o açúcar – branco, doce, puro – e a vida do trabalhador que o produz – dura, amarga, triste.
d) O texto I, a expressão literária desconstrói hábitos de linguagem, baseando sua recriação no aproveitamento de novas formas de dizer.
e)O texto II não é literário porque, diferentemente do literário, parte de um aspecto da realidade, e não da imaginação.
b) No texto II, de expressão não-literária, o autor informa o leitor sobre a origem da cana-de-açúcar, os lugares onde é produzida, como teve início seu cultivo no Brasil, etc.
c) O texto I parte de uma palavra do domínio comum – açúcar – e vai ampliando seu potencial significativo, explorando recursos formais para estabelecer um paralelo entre o açúcar – branco, doce, puro – e a vida do trabalhador que o produz – dura, amarga, triste.
d) O texto I, a expressão literária desconstrói hábitos de linguagem, baseando sua recriação no aproveitamento de novas formas de dizer.
e)O texto II não é literário porque, diferentemente do literário, parte de um aspecto da realidade, e não da imaginação.
RESPOSTAS:
1) D – Esta alternativa
está correta, pois ela remete ao caráter reflexivo do autor de um texto literário,
ao passo em que ele revela a às pessoas o “seu mundo” de maneira peculiar.
2) A – A I e a II estão
corretas, no entanto, a III fala justamente o contrário do esperado: o texto
literário é o I e o não-literário o II.
3) E – o texto I também
fala da realidade, mas com um cunho diferente do texto II. No primeiro há uma
colocação diferenciada por parte do autor em que o objetivo não é unicamente
passar informação, existem outros “motivadores” por trás desta escrita.
Responda
às questões:
a) Você
leu todo o texto acima? Por quê?
b) Você
acha mais interessante a leitura no blog ou prefere textos impressos? Comente.
c) Qual
é o tema do texto?
d) Você
já sabia sobre a diferença entre um texto literário e um não-literário?
e) Qual
a importância de saber sobre o tema do texto para se preparar para o ENEM?
Atividade 3 – Resumo
Resumo
das escolas literárias
Sabemos que é melhor
compreender os assuntos estudados a decorá-los. No entanto, ter em mente as
principais características e saber a que época histórica cada Escola Literária está relacionada pode ajudar você nas
provas. Assim você consegue entender melhor qual o contexto das obras que
estiver lendo ou que estiverem citadas nas questões das prova. E você poderá
relacionar mais facilmente as obras literárias com os fatos sociais. Isto
costuma ser sobrado nas questões de Literatura.
Para ter na ponta da
língua as principais características de cada Escola Literária confira
este resumo do site passeiweb.com, encontrado no link:http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/literatura_brasileira/estilos_literarios/cronologia_quadro
QUINHENTISMO
Início: A Carta de Caminha
Contexto histórico: Os portugueses e dos primeiros jesuítas ao Brasil.
Característica: Literatura documental, histórica, de caráter informativo.
Início: A Carta de Caminha
Contexto histórico: Os portugueses e dos primeiros jesuítas ao Brasil.
Característica: Literatura documental, histórica, de caráter informativo.
A Carta de Caminha é o
primeiro documento literário brasileiro. Carta descritiva com espírito ufanista
(patriotismo, enaltecer o próprio país) e nativista. Foi parodiada de forma
satírica por Oswald de Andrade, poeta modernista. O Quinhentismo serviu de
inspiração literária para alguns poetas e escritores do Romantismo (Gonçalves
Dias e José de Alencar) e do Modernismo (Oswald de Andrade).
Destacaram-se:
– Pero Vaz de Caminha – A Carta de Caminha
– Pe. José de Anchieta – escreveu textos religiosos, um teatro religioso. Tinha devoção ao culto mariano. Recebeu influência da tradição medieval. Obs.: Não recebeu influência da poesia lírica de Camões (soneto).
– Pe. Manuel da Nóbrega
Destacaram-se:
– Pero Vaz de Caminha – A Carta de Caminha
– Pe. José de Anchieta – escreveu textos religiosos, um teatro religioso. Tinha devoção ao culto mariano. Recebeu influência da tradição medieval. Obs.: Não recebeu influência da poesia lírica de Camões (soneto).
– Pe. Manuel da Nóbrega
BARROCO
Início: Prosopopeia – poema épico de Bento Teixeira
Contexto histórico: As invasões holandesas no Brasil e época dos bandeirantes
Frequência das antíteses e paradoxos, fugacidade do tempo e incerteza da vida.
Características: rebuscamento, virtuosismo, ornamentação exagerada, jogo sutil de palavras e ideias, ousadia de metáforas e associações. Cultismo ou Gongorismo: abuso de metáforas, hipérboles e antíteses. Obsessão pela linguagem culta, jogo de palavras. Conceptismo (Quevedo): jogo de ideias, pesquisa e essência íntima.
Início: Prosopopeia – poema épico de Bento Teixeira
Contexto histórico: As invasões holandesas no Brasil e época dos bandeirantes
Frequência das antíteses e paradoxos, fugacidade do tempo e incerteza da vida.
Características: rebuscamento, virtuosismo, ornamentação exagerada, jogo sutil de palavras e ideias, ousadia de metáforas e associações. Cultismo ou Gongorismo: abuso de metáforas, hipérboles e antíteses. Obsessão pela linguagem culta, jogo de palavras. Conceptismo (Quevedo): jogo de ideias, pesquisa e essência íntima.
Destacaram-se no Barroco
brasileiro:
- Gregório de Matos – apelidado de “A Boca do Inferno”. Oscilou entre o sagrado e o profano. Poeta lírico, satírico, reflexivo, filosófico, sacro, encomiástico, obsceno. Não foi poeta épico.
- Bento Teixeira
- Pe. Antonio Vieira – Expoente máximo da Literatura Brasileira e da Literatura Portuguesa, pois durante sua estada em Portugal aderiu a temas nacionais portugueses e durante a sua permanência no Brasil, aderiu a temas nacionais brasileiros. Era prosador e não poeta, e conceptista, pois atacou o cultismo. Escreveu sermões, entre eles o Sermão da Sexagésima.
- Gregório de Matos – apelidado de “A Boca do Inferno”. Oscilou entre o sagrado e o profano. Poeta lírico, satírico, reflexivo, filosófico, sacro, encomiástico, obsceno. Não foi poeta épico.
- Bento Teixeira
- Pe. Antonio Vieira – Expoente máximo da Literatura Brasileira e da Literatura Portuguesa, pois durante sua estada em Portugal aderiu a temas nacionais portugueses e durante a sua permanência no Brasil, aderiu a temas nacionais brasileiros. Era prosador e não poeta, e conceptista, pois atacou o cultismo. Escreveu sermões, entre eles o Sermão da Sexagésima.
ARCADISMO
Início: Publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa, obra inicial do Arcadismo brasileiro.
Contexto histórico: Inconfidência Mineira, Revolução Farroupilha e a vinda da Família Real para o Brasil.
Características: Pastoralismo, bucolismo. Ideal de vida simples, junto à natureza . Carpe diem (“aproveite o dia”). Consciência da fugacidade do tempo. Simplicidade, clareza e equilíbrio. Emprego moderado de figuras de linguagem. Natureza racional (é vista como um cenário, como uma fotografia, como um pano de fundo. Pseudônimos. Fingimento / Artificialismo.
Destacaram-se:
– Tomás Antonio Gonzaga – poeta maior do Arcadismo brasileiro com suas liras Marília de Dirceu. Pseudônimo como poeta lírico: Dirceu; pseudônimo como poeta satírico: Critilo (Cartas Chilenas). Autores épicos do Arcadismo brasileiro:
– Cláudio Manuel da Costa – Poeta lírico e épico. Seu pseudônimo é Glaudeste Satúrnio. Seus sonetos são de imitação Camoniana. Obra: Vila Rica.
– Basílio da Gama – Obra: O Uraguai.
– Santa Rita Durão – Obra: Caramuru. Obs.: O índio antes de José de Alencar aparece nos poemas épicos O Uraguai e Caramuru. Portanto, o Arcadismo preparou o Romantismo.
Início: Publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa, obra inicial do Arcadismo brasileiro.
Contexto histórico: Inconfidência Mineira, Revolução Farroupilha e a vinda da Família Real para o Brasil.
Características: Pastoralismo, bucolismo. Ideal de vida simples, junto à natureza . Carpe diem (“aproveite o dia”). Consciência da fugacidade do tempo. Simplicidade, clareza e equilíbrio. Emprego moderado de figuras de linguagem. Natureza racional (é vista como um cenário, como uma fotografia, como um pano de fundo. Pseudônimos. Fingimento / Artificialismo.
Destacaram-se:
– Tomás Antonio Gonzaga – poeta maior do Arcadismo brasileiro com suas liras Marília de Dirceu. Pseudônimo como poeta lírico: Dirceu; pseudônimo como poeta satírico: Critilo (Cartas Chilenas). Autores épicos do Arcadismo brasileiro:
– Cláudio Manuel da Costa – Poeta lírico e épico. Seu pseudônimo é Glaudeste Satúrnio. Seus sonetos são de imitação Camoniana. Obra: Vila Rica.
– Basílio da Gama – Obra: O Uraguai.
– Santa Rita Durão – Obra: Caramuru. Obs.: O índio antes de José de Alencar aparece nos poemas épicos O Uraguai e Caramuru. Portanto, o Arcadismo preparou o Romantismo.
ROMANTISMO
Início: publicação de Suspiros Poéticos, de Gonçalves de Magalhães
Contexto histórico: Surgimento da Imprensa no Brasil. A crise do 2º Reinado e a abolição da escravidão.
Características: Predomínio da emoção, do sentimento (subjetivismo); evasão ou escapismo (fuga à realidade). Nacionalismo, religiosidade, ilogismo, idealização da mulher, amor platônico. Liberdade de criação e despreocupação com a forma; predomínio da metáfora.
Início: publicação de Suspiros Poéticos, de Gonçalves de Magalhães
Contexto histórico: Surgimento da Imprensa no Brasil. A crise do 2º Reinado e a abolição da escravidão.
Características: Predomínio da emoção, do sentimento (subjetivismo); evasão ou escapismo (fuga à realidade). Nacionalismo, religiosidade, ilogismo, idealização da mulher, amor platônico. Liberdade de criação e despreocupação com a forma; predomínio da metáfora.
1ª
geração romântica: 1840/50 –
indianista ou nacionalista. A temática era o índio, a pátria. Destacou-se:Gonçalves
Dias – Obras: Canção do Exílio e I Juca Pirama.
2ª geração romântica: 1850/60 – byroniana (idealismo e melancolia), mal-do-século, individualista ou ultra-romântica. A temática era a morte.
Destacou-se: Álvares de Azevedo – poeta da dúvida. Tinha obsessão pela morte. Recebeu influência de Byron e Shakespeare. Oscila entre a realidade e a fantasia. Obra: Livro de contos Noite na taverna.
3ª geração romântica: 1860/70 – condoreira, social ou hugoana. A temática é a abolição e a república. Destacaram-se: Poesia: Castro Alves – poeta representante da burguesia liberal. Obras: Espumas Flutuantes, O Navio Negreiro, Vozes d’África.
Prosa: José de Alencar (representante maior) – defensor do “falar brasileiro” / dá forma ao herói / amalgamando a sua vida à natureza.
-Joaquim Manuel de Macedo – Obra: A Moreninha.
- Bernardo Guimarães – Obra: A escrava Isaura.
- Manuel Antônio de Almeida – Obra: Memórias de um sargento de milícias.
2ª geração romântica: 1850/60 – byroniana (idealismo e melancolia), mal-do-século, individualista ou ultra-romântica. A temática era a morte.
Destacou-se: Álvares de Azevedo – poeta da dúvida. Tinha obsessão pela morte. Recebeu influência de Byron e Shakespeare. Oscila entre a realidade e a fantasia. Obra: Livro de contos Noite na taverna.
3ª geração romântica: 1860/70 – condoreira, social ou hugoana. A temática é a abolição e a república. Destacaram-se: Poesia: Castro Alves – poeta representante da burguesia liberal. Obras: Espumas Flutuantes, O Navio Negreiro, Vozes d’África.
Prosa: José de Alencar (representante maior) – defensor do “falar brasileiro” / dá forma ao herói / amalgamando a sua vida à natureza.
-Joaquim Manuel de Macedo – Obra: A Moreninha.
- Bernardo Guimarães – Obra: A escrava Isaura.
- Manuel Antônio de Almeida – Obra: Memórias de um sargento de milícias.
Modalidades do
Romantismo: Romance de folhetim – Teixeira e Sousa, O filho do
pescador.
Romance urbano – Joaquim Manuel de Macedo, A Moreninha.
Romance regionalista: Bernardo Guimarães, O ermitão de Muquém.
Romance indianista e histórico – José de Alencar, O Guarani.
Romance urbano – Joaquim Manuel de Macedo, A Moreninha.
Romance regionalista: Bernardo Guimarães, O ermitão de Muquém.
Romance indianista e histórico – José de Alencar, O Guarani.
REALISMO/NATURALISMO (mesma
época)
REALISMO
Início: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, publicado em 1881.
NATURALISMO
Início: O Mulato, de Aluísio Azevedo
Início: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, publicado em 1881.
NATURALISMO
Início: O Mulato, de Aluísio Azevedo
Contexto histórico: A Proclamação da
República. A
Primeira República
REALISMO
Características: Literatura de combate social, crítica à burguesia, ao adultério e ao clero. Análise psicológica dos personagens. Objetividade, temas contemporâneos.
Destacou-se: Machado de Assis – trilogia: Memórias Póstumas de Brás Cubas (narrado em 1ª pessoa); Quincas Borba (“ao vencedor as batatas”); Dom Casmurro (narrado em 1ª pessoa – enigma de traição)
Características: Literatura de combate social, crítica à burguesia, ao adultério e ao clero. Análise psicológica dos personagens. Objetividade, temas contemporâneos.
Destacou-se: Machado de Assis – trilogia: Memórias Póstumas de Brás Cubas (narrado em 1ª pessoa); Quincas Borba (“ao vencedor as batatas”); Dom Casmurro (narrado em 1ª pessoa – enigma de traição)
NATURALISMO
Características: Desdobramento do Realismo. Escritores naturalistas retratam pessoas marginalizadas pela sociedade. O Naturalismo é fruto da experiência. Análise biológica e patológica das personagens. Determinismo acentuado. As personagens são compradas aos animais (zoomorfismo).
Destacaram-se: - Aluísio Azevedo – Obras: O Mulato; O Cortiço (romance social, personagem principal do romance é o próprio cortiço).
- Raul Pompéia – Obra: O Ateneu.
Características: Desdobramento do Realismo. Escritores naturalistas retratam pessoas marginalizadas pela sociedade. O Naturalismo é fruto da experiência. Análise biológica e patológica das personagens. Determinismo acentuado. As personagens são compradas aos animais (zoomorfismo).
Destacaram-se: - Aluísio Azevedo – Obras: O Mulato; O Cortiço (romance social, personagem principal do romance é o próprio cortiço).
- Raul Pompéia – Obra: O Ateneu.
PARNASIANISMO
Início: Fanfarras, de Teófilo Dias
Contexto histórico: Contemporâneo do Realismo – Naturalismo
Características: Estilo especificamente poético, desenvolveu-se junto com o Realismo – Naturalismo. A maior preocupação dos poetas parnasianos é com o fazer poético. Arte pela arte. Poesia descritiva sem conteúdo; vocabulário nobre; objetividade. Os poetas parnasianos são considerados “os mestres do passado”. Por suas manias de precisão foram criticados severamente pelos poetas do 1º Tempo Modernista.
Destacou-se: Olavo Bilac (poeta representante) – Profissão de Fé.
Início: Fanfarras, de Teófilo Dias
Contexto histórico: Contemporâneo do Realismo – Naturalismo
Características: Estilo especificamente poético, desenvolveu-se junto com o Realismo – Naturalismo. A maior preocupação dos poetas parnasianos é com o fazer poético. Arte pela arte. Poesia descritiva sem conteúdo; vocabulário nobre; objetividade. Os poetas parnasianos são considerados “os mestres do passado”. Por suas manias de precisão foram criticados severamente pelos poetas do 1º Tempo Modernista.
Destacou-se: Olavo Bilac (poeta representante) – Profissão de Fé.
SIMBOLISMO
Início: Missal e Broquéis, de Cruz e Souza
Contexto histórico: Fundação da Academia Brasileira de Letras
Origem: a poesia de Baudelaire.
Características: desmistificação da poesia, sinestesia, musicalidade, preferência pela cor branca, sensualismo, dor e revolta.
Destacou-se: Cruz e Souza (poeta representante) – Obra: Missal e Broquéis.
Início: Missal e Broquéis, de Cruz e Souza
Contexto histórico: Fundação da Academia Brasileira de Letras
Origem: a poesia de Baudelaire.
Características: desmistificação da poesia, sinestesia, musicalidade, preferência pela cor branca, sensualismo, dor e revolta.
Destacou-se: Cruz e Souza (poeta representante) – Obra: Missal e Broquéis.
PRÉ-MODERNISMO
Início: Os Sertões, Euclides da Cunha; Canaã,
Graça Aranha
Contexto histórico: Guerra do Contestado. A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. A revolta da Vacina.
Características: Convivem juntas duas tendências: 1. Conservadora: sobrevivência da mentalidade positivista, agnóstica e liberal.
Destacou-se: Euclides da Cunha – Obra: Os Sertões (miséria e subdesenvolvimento nordestino). 2. Renovadora: incorporação de aspectos da realidade brasileira.
Contexto histórico: Guerra do Contestado. A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. A revolta da Vacina.
Características: Convivem juntas duas tendências: 1. Conservadora: sobrevivência da mentalidade positivista, agnóstica e liberal.
Destacou-se: Euclides da Cunha – Obra: Os Sertões (miséria e subdesenvolvimento nordestino). 2. Renovadora: incorporação de aspectos da realidade brasileira.
Destacaram-se: – Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo
Quaresma (a vida urbana e as transformações de início de século).
– Monteiro Lobato – livro de contos Urupês (a miséria do caboclo, a decadência da cultura cafeeira). Obs.: Foi Monteiro Lobato quem criticou a exposição da pintora Anita Malfatti, chamando-a de “Paranóia ou Mistificação”.
– Graça Aranha, Canaã (imigração além do Espírito Santo).
Poeta representante: Augusto dos Anjos – Obra: Eu e outras poesias.
– Monteiro Lobato – livro de contos Urupês (a miséria do caboclo, a decadência da cultura cafeeira). Obs.: Foi Monteiro Lobato quem criticou a exposição da pintora Anita Malfatti, chamando-a de “Paranóia ou Mistificação”.
– Graça Aranha, Canaã (imigração além do Espírito Santo).
Poeta representante: Augusto dos Anjos – Obra: Eu e outras poesias.
MODERNISMO
PRIMEIRA FASE
Início: Semana de Arte Moderna
Contexto histórico: Fundação do Partido Comunista Brasileiro. A Revolução de 1930
Características: Poesia nacionalista. Espírito irreverente, polêmico e destruidor, movimento contra. Anarquismo, luta contra o tradicionalismo; paródia, humor. Liberdade de estética. Verso livre sem uso da métrica. Linguagem coloquial.
Destacaram-se: - Mário de Andrade – Obra: Pauliceia desvairada (Prefácio Interessantíssimo)
– Oswald de Andrade – Obra: Manifesto antropofágico / Pau-Brasil
– Manuel Bandeira – Obra: Libertinagem
Início: Semana de Arte Moderna
Contexto histórico: Fundação do Partido Comunista Brasileiro. A Revolução de 1930
Características: Poesia nacionalista. Espírito irreverente, polêmico e destruidor, movimento contra. Anarquismo, luta contra o tradicionalismo; paródia, humor. Liberdade de estética. Verso livre sem uso da métrica. Linguagem coloquial.
Destacaram-se: - Mário de Andrade – Obra: Pauliceia desvairada (Prefácio Interessantíssimo)
– Oswald de Andrade – Obra: Manifesto antropofágico / Pau-Brasil
– Manuel Bandeira – Obra: Libertinagem
SEGUNDA FASE
Contexto histórico: A Era Vargas. Lampião e o cangaço no sertão
Características: Destaca-se a prosa regionalista nordestina (prosa neo-realista e neo-naturalista).
Representantes: - Graciliano Ramos – representante maior, criador do romance psicológico nordestino – Obras: Vidas Secas; São Bernardo.
- Jorge Amado – Obras: Mar Morto; Capitães da Areia.
- José Lins do Rego – Obras: Menino de Engenho; Fogo Morto.
- Rachel de Queiroz – Obra: O Quinze.
- José Américo de Almeida – Obra: A Bagaceira
Contexto histórico: A Era Vargas. Lampião e o cangaço no sertão
Características: Destaca-se a prosa regionalista nordestina (prosa neo-realista e neo-naturalista).
Representantes: - Graciliano Ramos – representante maior, criador do romance psicológico nordestino – Obras: Vidas Secas; São Bernardo.
- Jorge Amado – Obras: Mar Morto; Capitães da Areia.
- José Lins do Rego – Obras: Menino de Engenho; Fogo Morto.
- Rachel de Queiroz – Obra: O Quinze.
- José Américo de Almeida – Obra: A Bagaceira
Poesia 30/45 – ruma para o
universal.
Carlos Drummond de Andrade faz poesia de tensão ideológica.
Fases de Drummond: – Eu maior que o mundo – poema, humor, piada.
- Eu menor que o mundo – poesia de ação.
- Eu igual ao mundo – poesia metafísica.
Poetas espiritualistas: - Cecília Meireles – herdeira do Simbolismo.
- Jorge de Lima – Invenção de Orpheu.
- Vinícius de Moraes – Soneto da Fidelidade.
Carlos Drummond de Andrade faz poesia de tensão ideológica.
Fases de Drummond: – Eu maior que o mundo – poema, humor, piada.
- Eu menor que o mundo – poesia de ação.
- Eu igual ao mundo – poesia metafísica.
Poetas espiritualistas: - Cecília Meireles – herdeira do Simbolismo.
- Jorge de Lima – Invenção de Orpheu.
- Vinícius de Moraes – Soneto da Fidelidade.
Dica: Carlos Drummond de Andrade é o autor que
mais cai no Enem e nos Vestibulares. Veja aqui um resumo especial sobre o autor
de “No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do
caminho”: http://blogdoenem.com.br/enem-drummond-mais-cobrado/
TERCEIRA FASE
Contexto histórico: A Redemocratização do Brasil. A ditadura militar no Brasil. Continua predominando a prosa.
Representantes: - Guimarães Rosa – Neologismo – Obra: Sagarana.
- Clarice Lispector – Introspectiva – Obra: Laços de Família, onde a autora procura retratar o cotidiano monótono e sufocante da família burguesa brasileira.
Poesia concreta: - João Cabral de Melo Neto – poeta de poucas palavras. Obra de maior relevância literária: Morte e Vida Severina. Tem intertextualidade com o teatro Vicentino.
Contexto histórico: A Redemocratização do Brasil. A ditadura militar no Brasil. Continua predominando a prosa.
Representantes: - Guimarães Rosa – Neologismo – Obra: Sagarana.
- Clarice Lispector – Introspectiva – Obra: Laços de Família, onde a autora procura retratar o cotidiano monótono e sufocante da família burguesa brasileira.
Poesia concreta: - João Cabral de Melo Neto – poeta de poucas palavras. Obra de maior relevância literária: Morte e Vida Severina. Tem intertextualidade com o teatro Vicentino.
É muito importa está
atento ao contexto histórico em que a obra está inserida. A literatura nada
mais é que um registro social de uma época. Reflete suas características e
anseios. Por isso cada Escola Literária está
envolta por aspectos exclusivos.
Dica 6: Literatura –
Quais os Livros mais requisitados nos vestibulares?http://blogdoenem.com.br/literatura-livros-vestibulares/
Responda
às questões:
a) Este
texto é um resumo. Pesquise na internet sobre esse gênero textual e copie.
b) Você
já havia estudado sobre o tema do texto acima? Comente.
c) Qual
a importância de um resumo em estudos preparatórios para exames como o ENEM?
d) Você
costuma fazer resumos na escola? Cite algum que você julga que tenha sido bem
elaborado.
Atividade 4 – Interpretação de texto
Como interpretar um texto
Aqui vão algumas dicas que
podem facilitar a compreensão e tornar o entendimento do texto mais rápido e
eficaz.
A primeira coisa que
deve ser feita é decompor o texto em suas “ideias básicas”. Qual é o foco
do texto e quais
são os principais conceitos definidos pelo autor. Esta operação
fará com que o significado do texto “salte aos olhos” do leitor. É assim que se
estuda interpretação de texto para o Enem.
Veja neste exemplo:
“Incalculável é a contribuição
do famoso neurologista austríaco no tocante aos estudos sobre a formação da
personalidade humana”. Sigmund Freud (1859 – 1939) conseguiu acender luzes nas
camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e subconsciente.
Começou estudando casos clínicos de comportamentos anômalos ou patológicos, com
a ajuda da hipnose e em colaboração com os colegas Joseph Breuer e Martin
Charcot (Estudos sobre a histeria, 1895).
Insatisfeito com os resultados
obtidos pelo hipnotismo inventou o método que até hoje é usado pela
psicanálise: o das ‘livres associações’ de ideias e de sentimentos, estimuladas
pelo terapeuta por palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a
fonte das perturbações mentais. Para este caminho de regresso às origens de um
trauma, Freud se utilizou especialmente da linguagem onírica dos pacientes,
considerando os sonhos como compensação dos desejos insatisfeitos na fase de
vigília.
“Mas a grande novidade de
Freud, que escandalizou o mundo cultural da época, foi a apresentação da tese
de que toda neurose é de origem sexual.” (Salvatore D’Onofrio).
IDÉIAS – NÚCLEO
Primeiro Conceito do texto:
* “Incalculável é a
contribuição do famoso neurologista austríaco no tocante aos estudos sobre a
formação da personalidade humana. Sigmund Freud (1859 – 1939) conseguiu acender
luzes nas camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e
subconsciente”.
O autor do texto
afirma, inicialmente, que Sigmund Freud ajudou a ciência a compreender os
níveis mais profundos da personalidade humana, o inconsciente e subconsciente.
Segundo Conceito do Texto:
* “Começou estudando casos
clínicos de comportamentos anômalos ou patológicos, com a ajuda da hipnose e em
colaboração com os colegas Joseph Breuer e Martin Charcot (Estudos sobre a
histeria, 1895). Insatisfeito com os resultados obtidos pelo hipnotismo
inventou o método que até hoje é usado pela psicanálise: o das ‘livres
associações’ de ideias e de sentimentos, estimuladas pelo terapeuta por
palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a fonte das perturbações
mentais”.
A segunda ideia –
núcleo mostra que Freud deu início à sua pesquisa estudando os comportamentos
humanos anormais ou doentios por meio da hipnose. Insatisfeito com esse método
criou o das “livres associações de ideias e de sentimentos”.
Terceiro Contexto do Texto:
* “Para este caminho de
regresso às origens de um trauma, Freud se utilizou especialmente da língua
gemonírica dos pacientes, considerando os sonhos como compensação dos desejos
insatisfeitos na fase de vigília”.
Aqui, está explicitado que a
descoberta das raízes de um trauma se faz por meio da compreensão dos sonhos,
que seriam uma linguagem metafórica dos desejos não realizados ao longo da vida
do dia a dia.
Quarto Conceito do Texto:
* “Mas a grande novidade de
Freud, que escandalizou o mundo cultural da época, foi à apresentação da tese
de que toda neurose é de origem sexual.”.
Por fim, o texto afirma que
Freud escandalizou a sociedade de seu tempo, afirmando a novidade de que todo o
trauma psicológico é de origem sexual.
A finalidade deste
exemplo foi de mostrar como captar o foco central do texto e a ideia
transmitida pelo autor de forma sagaz.
O ideal, na hora de interpretar um texto,
é fazer uma leitura dinâmica, a fim de captar sua ideia principal, para que
depois possa ser feita uma análise mais a fundo do mesmo.
Agora
é a sua vez! Resolva os exercícios sobre interpretação de texto.
Com base no tema de
interpretação de textos, resolva as questões a seguir:
TEXTO
I
“RIO – Com dois gols de
um iluminado Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o
Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em partida da 26ª rodada do Campeonato
Espanhol. Raul fez o outro gol do time de Madri, com Cáceres e Martins marcando
para os anfitriões. O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competição,
justamente as partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora.”
(O Globo on line –
02/03/08)
1) Qual é o
interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o
interlocutor preferencial do texto?
TEXTO
II
O
problema ecológico
Se uma nave
extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes
diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o
grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado
cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não
descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente
de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso
modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos
rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que
chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que
o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal
Madhva (adaptado).
1)
Segundo o Texto II, o cientista americano está preocupado com:
(A) a vida neste
planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.
2)
Para o autor, a humanidade:
(A) demonstra ser muito
inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.
3)
Da maneira como o assunto é tratado no Texto III, é correto afirmar que o meio
ambiente está degradado porque:
(A) a destruição é
inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.
4)
A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” (l. 4 –
5) quer dizer que o cientista é:
(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
GABARITO
Texto I
1)Leitores que gostem
de futebol.
A linguagem peculiar desse tipo de texto: partida, fora de casa, campeonato, rodada etc.
Além dos nomes de times e o conhecimento sobre a estrutura de um campeonato.
A linguagem peculiar desse tipo de texto: partida, fora de casa, campeonato, rodada etc.
Além dos nomes de times e o conhecimento sobre a estrutura de um campeonato.
Texto II
1. A; 2. C; 3. B; 4. D
1. A; 2. C; 3. B; 4. D
Questões
sobre o texto acima:
a)
Depois
de ler o texto, você se sente mais preparado para responder as questões de
interpretação de texto do ENEM? Explique.
b)
Explique,
com suas palavras, quais são as ideias básicas do texto acima.
Bruna nº:03, Giliana nº:14
ResponderExcluirAtividade 1
a) Não.
b) Sim, pois nos ajudou a entender mais sobre o Enem.
c) Não.
d) Bruna= Pedagogia, porque gosto de estar com crianças.
Giliana= Sociologia, porque gosto de estudar o comportamento da sociedade.
e) Sim, informar e ajudar as pessoas a se prepararem para as provas do Enem.
f) Para alunos que irão se formar no ensino médio ou que já se formaram.
Bruna nº:03, Giliana nº:14
ExcluirAtividade 2
a) Sim, porque é necessário para saber responder as questões.
b) Nos dois sendo um texto bem compreensível.
c) Texto literário e não literário.
d) Não.
e) Para se ter mais conhecimento, pois tendo conhecimento de um determinado assunto fica mais fácil trabalhar sobre ele.
Muito bem, meninas!
ExcluirUnidade 7 Atividade 1
ResponderExcluira) Sim, porque ele me chama atenção.
b) Preferimos em blogs, porque sempre está atual
c) Texto literário e não- literário.
d) Não.
e) Porque esse tema cai muito no Enem.
Willian, essas respostas são da atividade 2
ExcluirUnidade 7 Atividade 3
ResponderExcluirWilliam, Geison 26, 13 3ºA
a) Neoclassicismo (século XVIII)
Obra Poética de Cláudio Manoel da Costa, O Uruguai de Basílio da Gama, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antônio Gonzaga, Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.
Romantismo (século XIX)
O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do período: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.
Realismo - Naturalismo (segunda metade do século XIX)
Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluísio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço e Raul Pompéia autor de O Ateneu.
Parnasianismo (final do século XIX e início do século XX)
Os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho.
Simbolismo (fins do século XIX)
Esta fase literária inicia-se com a publicação de Missal e Broquéis de João da Cruz e Souza. Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suas obras de misticismo e religiosidade. Valorizavam muito os mistérios da morte e dos sonhos, carregando os textos de subjetivismo. Os principais representantes do simbolismo foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
Pré-Modernismo (1902 até 1922)
Pois o modernismo só começou em 1922 Os principais autores deste período são: Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos.
Modernismo (1922 a 1930)
As principais características da literatura modernista são: nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos), linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas: Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e Manuel Bandeira.
Neorrealismo (1930 a 1945)
Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de José Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queiróz e O País do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta época são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles.
b) Escola literárias, algumas nós já tínhamos estudado e outras não.
c) Importante e que no resumo contém apenas os conteúdos mais importantes do Enem.
d) Sim, na matéria de Filosofia sobre Aristóteles.
Meninos, a primeira questão é sobre"RESUMO".
ExcluirUnidade 7 Atividade 4
ResponderExcluirWilliam, Geison 26,13 3ºA
a) Sim, mas é preciso nos aprofundar mais.
b) Informar como fazemos uma interpretação de texto e resumo.
Muito bem!
ExcluirGabrieli Buba nº11
ResponderExcluirKati Henning nº19 3ºA
Atividade 1- Unidade 7
a)Não.
b)Sim, tivemos mais conhecimento sobre o enem.
c)Não.
d) Ainda não está definido.
e)Sim pois ele traz informações importante e ajuda para as prova do enem.
f) Aos alunos.
Muito bem!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUnidade 7 Atividade 4
ResponderExcluirWilliam, Geison 26, 13 3ºA
a) Sim, mas é preciso nós a profundar mais.
b) Informar como fazemos uma interpretação de texto e resumo.
Muito bem!
ExcluirUnidade 7 Atividade 1
ResponderExcluira) Não.
b) Sim porque nós podemos.
c) Não.
d) Não escolhi a aria.
e) Informar para que cada programa serve.
f) Aos jovens os que não escolheram a sua aria de trabalho.
Suas respostas estão incompletas. Atenção à palavra "ÁREA"
ExcluirUnidade 7 Atividade 2
ResponderExcluira) Sim, porque eu achei interessante.
b) A leitura no blog porque é mais envolvente e da mais vontade de estudar aquele assunto.
c) Enem.
d) Não. Nos lembramos ter estudado isso.
e) Texto literário e o texto não literário e também porque estes tipo de literatura cai no Enem.
Muito bem!
ExcluirCintia Apª Alves/ Crislaine Schroeder n°:04/ 06 3º A
ResponderExcluirAtividade 1
a)Não.
b) Sim, pois poderemos entender melhor como funciona os programas em que podemos participar coma nota do ENEM.
c) Eu não, mas a Cintia irá fazer.
d)Eu gostaria de cursar medicina veterinária, porque eu gosto de cuidar dos animais. A Cintia: arquitetura é uma área interessante de atuar utiliza criatividade e dedicação ou pedagogia pois gosta de estar em contato com as crianças.
e)Tem de informar como funciona o sistema aos interessados em participar.
f) Alunos que iram se formar no Ensino Médio.
Muito bem!
ExcluirCintia Apª Alves/ Crislaine Schroeder n°:04/ 06 3º A
ResponderExcluirAtividade 2
a) Sim , pois precisamos ler para poder responder às questões.
b As duas formas são muito importantes devemos buscar as duas maneiras para diferenciar um pouco.
c) Texto literário e texto não-literário.
d) Não, acabemos conhecendo ao ler este texto.
e) Para sabermos diferencia-los na hora de fazer a prova( ENEM).
Muito bem. Apenas corrijam a palavra "acabEmos"
ExcluirCintia Apª Alves/ Crislaine Schroeder n°:04/ 06 3º A
ResponderExcluirAtividade 3
a)Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um resumo é ato de resumir alguma coisa através de uma síntese ou sumário.
Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo deforma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo.
b)Sim, já tínhamos visto algumas, menos a partir do pré- modernismo.
c)Pode-se reunir vários temas, facilitando a leitura do que está sendo abordado.
d)Sim, sempre que os professores solicitam. Exemplo: resumir conteúdos descritos nos livros didáticos.
Muito bem!
ExcluirUnidade 7 Atividade 3
ResponderExcluira) Trovadorismo (1189 – 1418) É o primeiro movimento literário da língua portuguesa, por meios quatro diferentes tipos de cantigas: Cantigas de amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média.
Humanismo (1418-1527)
É do Humanismo que nasce o Renascimento cultural, as prosas eram dirigidas a nobreza e as poesias eram feitas por fidalgos. Deus para de ser o centro do universo e o homem começa a ser o centro de tudo.
Quingentésimo (1500 – 1601)
Essa escola literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. Eram cartas, crônicas, sermões que foram produzidos nesse período.
Classicismo (1527 – 1580)
Camões é o grande nome desse período, existe uma valorização da cultura greco-romana e do racionalismo. As verdades universais passam a principal preocupação e os assuntos pessoais são deixados de lado.
Barroco (1601 – 1768)
Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa escola literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastante como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia) Arcadismo (1768 – 1836) A principal característica dessa escola é a exaltação da natureza. Resgata elementos da antiguidade clássica e busca sempre a conciliação entre homem e os elementos da natureza.
Romantismo (1836 – 1881)
Essa escola literária se caracteriza pelo tema do amor constante e do sofrimento e, também, a subjetividade e a liberdade formal. Muitos autores desse período eram jovens e morreram cedo.
Realismo e Naturalismo (1881 – 1922)
O mundo romântico é substituído pelo desencanto e pela crença no material e no racional. O escritor vira apenas um observador da vida das personagens.
Parnasianismo (1882 – 1922)
Nessa escola a liberdade formal do Romantismo era desprezada e a busca pela perfeição era exaltada.
Simbolismo (1893 – 1922)
Reagindo aos avanços tecnológicos essa escola literária era espiritualizada e se concentrava no poder da sugestão.
Pré-Modernismo (1902-1922)
Nessa escola literária começa a surgir um olhar crítico aos problemas sociais do Brasil e um nacionalismo crítico começa a aparecer.
b) Sim quase todos menos pré-modernismo e modernismo.
c) Para auxiliar os alunos e para eles terem uma noção do que é.
d) Sim o resumo na matéria de Filosofia sobre Maquiavel.
Gabriel, a primeira questão é sobre "RESUMO"
ExcluirUnidade 7 Atividade 3
ResponderExcluira) Trovadorismo (1189 – 1418) É o primeiro movimento literário da língua portuguesa, por meios quatro diferentes tipos de cantigas: Cantigas de amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média.
Humanismo (1418-1527)
É do Humanismo que nasce o Renascimento cultural, as prosas eram dirigidas a nobreza e as poesias eram feitas por fidalgos. Deus para de ser o centro do universo e o homem começa a ser o centro de tudo.
Quingentésimo (1500 – 1601)
Essa escola literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. Eram cartas, crônicas, sermões que foram produzidos nesse período.
Classicismo (1527 – 1580)
Camões é o grande nome desse período, existe uma valorização da cultura greco-romana e do racionalismo. As verdades universais passam a principal preocupação e os assuntos pessoais são deixados de lado.
Barroco (1601 – 1768)
Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa escola literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastante como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia) Arcadismo (1768 – 1836) A principal característica dessa escola é a exaltação da natureza. Resgata elementos da antiguidade clássica e busca sempre a conciliação entre homem e os elementos da natureza.
Romantismo (1836 – 1881)
Essa escola literária se caracteriza pelo tema do amor constante e do sofrimento e, também, a subjetividade e a liberdade formal. Muitos autores desse período eram jovens e morreram cedo.
Realismo e Naturalismo (1881 – 1922)
O mundo romântico é substituído pelo desencanto e pela crença no material e no racional. O escritor vira apenas um observador da vida das personagens.
Parnasianismo (1882 – 1922)
Nessa escola a liberdade formal do Romantismo era desprezada e a busca pela perfeição era exaltada.
Simbolismo (1893 – 1922)
Reagindo aos avanços tecnológicos essa escola literária era espiritualizada e se concentrava no poder da sugestão.
Pré-Modernismo (1902-1922)
Nessa escola literária começa a surgir um olhar crítico aos problemas sociais do Brasil e um nacionalismo crítico começa a aparecer.
b) Sim quase todos menos pré-modernismo e modernismo.
c) Para auxiliar os alunos e para eles terem uma noção do que é.
d) Sim o resumo na matéria de Filosofia sobre Maquiavel.
A questão 1 é sobre "RESUMO"
ExcluirRita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves
ResponderExcluirnºs: 23,25,22
Unidade 7- Atividade 1
a) Sim, já conhecíamos.
b) Sim, muito importante, pois nos ajuda a tirar nossa duvidas a respeito.
c) Sim.
d) Ainda estamos em duvida, mas com muitas ideias na cabeça.
e) A função de informar as pessoas interessadas no ENEM.
f) Ao publico jovem.
Muito bem!
ExcluirRita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves
ResponderExcluirnºs: 23,25,22
Unidade 7- Atividade 2
a)Sim lemos, porque todo e qualquer texto é importante para nós estudantes, principalmente pelo fato de nós ajudar com a redação do ENEM.
b) Depende, muitos textos preferimos ler impresso, muitas vezes porque faz criar um interesse maior, mas também pelo blog é mais pratico.
c) Texto literário e texto não-literário.
d) Não sabíamos.
e) Para nos ajudar a compreender a diferença entre os dois, para que não ocorra o risco na prova do ENEM nos enganar.
Muito bem!
ExcluirKati Henning nº19 Gabrieli Buba nº11 3ºA
ResponderExcluirAtividade 2- Unidade 7
a)Sim, pois a necessidade para entender as questões.
B) Tudo depende do que se trata o livro.
c) Texto literário e não literário.
d)Mais ou menos não aprofundado sobre o tema.
e) Pois se saber sobre o tema é mais fácil escrever um bom texto contendo mais informações e qualidade.
Rita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves
ResponderExcluirnºs: 23,25,22
Unidade 7- Atividade 3
a) Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um resumo é ato de resumir alguma coisa através de umasíntese ou sumário.
b) Sim, já estudamos algumas escolas literárias e outras ainda não.
c) Para exercer melhor a escrita, ajudando a escrever de maneira adequada para ajudar na redação do ENEM.
d)Sim, já fizemos alguns resumos, mas não lembramos de um bem elaborado.
Muito bem!
ExcluirKati Henning nº19 Gabrieli Buba nº11 3ºA
ResponderExcluirAtividade 3- unidade 7
a) Exposição sintetizada de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos, das características básicas de alguma coisa, com a finalidade de transmitir uma ideia geral sobre seu sentido.
b) Sim alguns deles já tínhamos estudados.
c) Para facilitar o estudo, pois um resumo contém vários temas.
d) Sim sempre que os professores pedem. Durante anos que estamos estudando já fizemos muitos resumos que tenham sido bem elaborado.
Muito bem!
ExcluirRita Carolina Bayer, Thalia Caroline De Lima, Patricia Alves
ResponderExcluirnºs: 23,25,22
Unidade 7- Atividade 4
a) Com certeza, nós ajudou muito ler os textos.
b) A ajudar os alunos que vão fazer a prova do ENEM, tirando duvidas ,e de uma forma ou de outra mostrando novos conteúdos .
Muito bem. Apenas atentem para a escrita de "NOS", sem acento.
ExcluirUnidade 7 Atividade 4
ResponderExcluira) Não, porque nós achamos que nós devemos nos preparar mais.
b) explica como fazer uma explicação.
Unidade 7 Atividade 1
ResponderExcluirWilliam, Geison 26, 13 3ºA
a) Sim
b) Sim, porque nos prepara para o Enem.
c) William: Sim, Geison: Não
d) Eu pretendo fazer um curso de informática, e o Geison pretende fazer um curso de doma de cavalo.
e) Sim, informar ao aluno sobre o Enem.
f) Ao estudante.
Unidade 7 Atividade 1
ResponderExcluirWilliam, Geison 26, 13 3ºA
a) Sim
b) Sim, porque nos prepara para o Enem.
c) William: Sim, Geison: Não
d) Eu pretendo fazer um curso de informática, e o Geison pretende fazer um curso de doma de cavalo.
e) Sim, informar ao aluno sobre o Enem.
f) Ao estudante.
Unidade 7 Atividade 1
ResponderExcluirWilliam, Geison 26, 13 3ºA
a) Sim
b) Sim, porque nos prepara para o Enem.
c) William: Sim, Geison: Não
d) Eu pretendo fazer um curso de informática, e o Geison pretende fazer um curso de doma de cavalo.
e) Sim, informar ao aluno sobre o Enem.
f) Ao estudante.
Muito bem!
ExcluirBruna nº 03/ Giliana nº 14
ResponderExcluirAtividade 3
a) Resumo:exposição sintetizada de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos, das características básicas de alguma coisa, com a finalidade de transmitir uma ideia geral sobre seu sentido.
"o narrador fez um r. expressivo dos acontecimentos"
b) Algumas sim e outras não.
c) É importante também para conseguir estudar e ter um bom preparo.
d) Sim, de sociologia
Bruna nº: 03 / Giliana nº: 14
ResponderExcluirAtividade 4.
a) Um pouco, pois precisamos de mais conteúdos, porque cada ano as provas do Enem mudam os termos e nos pegam de surpresa, precisamos de uma preparação maior, mas claro que estes textos nos ajudam muito e completam nossos estudos em casa.
b) Fazer que as pessoas corram atrás de seus objetivos.
Cintia Apª Alves/ Crislaine Schroeder nº:04/ 06 3º A
ResponderExcluirAtividade 4
a) Ainda não, pois há mais conteúdos que devemos ver e rever nesta preparação para o Enem.
b) Ajuda aos alunos que faram a prova do Enem e no desempenho.
Cintia Apª Alves/ Crislaine Schroeder nº:04/ 06 3º A
ResponderExcluirAtividade 4
a) Ainda não, pois há mais conteúdos que devemos ver e rever nesta preparação para o Enem.
b) Ajuda aos alunos que faram a prova do Enem e no desempenho.
Elizandra Mº nº 09 3ºA
ResponderExcluirAtividade 1 – Unidade 7
A) Não
B) Sim, pois é uma chance de ingressarmos em uma faculdade e de termos um futuro promissor.
C) Sim
D) Sim, Odontologia. Meu sonho e trabalhar com pessoas, e mais ainda poder ajuda-las de alguma forma.
E) Informar.
F) Aos alunos e aos inscritos no Enem.
Elizandra 09 3°A
ResponderExcluirAtividade 2 – unidade 7
a- Sim, para obter informações.
b- Blog, pela facilidade e é mais interessante..
c- Textos literário e não-literários.
d- Não, passei a conhecer no blog.
e- Para escrever uma redação melhor.
Elizandra 09 3°A
ResponderExcluirAtividade 3 – unidade 7
a- Forma minimizada de exposição de algum tema.
b- Não, passei a conhecer na pesquisa feita a pouco.
c- É importante pelo fato de ser uma maneira mais fácil de estudar
d- Sim , de filosofia e de sociologia.
Elizandra 09 3°A
ResponderExcluirAtividade 4– unidade 7
A) Sim, pois sei do que se trata cada tema e o que está incluso nele
B) Trovadorismo (1189 – 1418) É o primeiro movimento literário da língua portuguesa, por meios quatro diferentes tipos de cantigas: Cantigas de amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média.
Humanismo (1418-1527)
É do Humanismo que nasce o Renascimento cultural, as prosas eram dirigidas a nobreza e as poesias eram feitas por fidalgos. Deus para de ser o centro do universo e o homem começa a ser o centro de tudo.
Quingentésimo (1500 – 1601)
Essa escola literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. Eram cartas, crônicas, sermões que foram produzidos nesse período.
Classicismo (1527 – 1580)
Camões é o grande nome desse período, existe uma valorização da cultura greco-romana e do racionalismo. As verdades universais passam a principal preocupação e os assuntos pessoais são deixados de lado.
Barroco (1601 – 1768)
Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa escola literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastante como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia) Arcadismo (1768 – 1836) A principal característica dessa escola é a exaltação da natureza. Resgata elementos da antiguidade clássica e busca sempre a conciliação entre homem e os elementos da natureza.
Romantismo (1836 – 1881)
Essa escola literária se caracteriza pelo tema do amor constante e do sofrimento e, também, a subjetividade e a liberdade formal. Muitos autores desse período eram jovens e morreram cedo.
Realismo e Naturalismo (1881 – 1922)
O mundo romântico é substituído pelo desencanto e pela crença no material e no racional. O escritor vira apenas um observador da vida das personagens.
Parnasianismo (1882 – 1922)
Nessa escola a liberdade formal do Romantismo era desprezada e a busca pela perfeição era exaltada.
Simbolismo (1893 – 1922)
Reagindo aos avanços tecnológicos essa escola literária era espiritualizada e se concentrava no poder da sugestão.
Pré-Modernismo (1902-1922)
Nessa escola literária começa a surgir um olhar crítico aos problemas sociais do Brasil e um nacionalismo crítico começa a aparecer.
Muito bem!
ExcluirUnidade 7- Atividade 1
ResponderExcluirMatheus 21, Tarciso 24
a) Não.
b) Sim, para ter um bom futuro.
c) Não.
d) Ainda não.
e) Função de explicar como funciona o Enem e no que ele pode ajudar.
f) Alunos e os mais interessados em estudos profissionalizados.
Unidade 7- Atividade 2
ResponderExcluirMatheus 21, Tarciso 24
a) Sim, porque ele chama atenção.
b) Blog, porque e mais atual, recente.
c) Texto literário e texto-literário.
d) Não.
e) Para fazer uma boa prova e dar uma explicação completa.
Unidade 7- Atividade 3
ResponderExcluirMatheus 21, Tarciso 24
a)Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um resumo é ato de resumir alguma coisa através de uma síntese ou sumário.
Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc.
b) Alguns temas sim outros não.
c) Para que você tenha mais noção do conteúdo, e para que faça uma boa prova.
d) Sim, em Sociologia Sociedade x Religião
Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10 3ºA
ResponderExcluirUnidade 7 – Atividade 1
a) Não.
b) Sim, pois o Enem é um dos meios de conseguirmos uma boa faculdade e dar inicio a nossas vidas profissionais.
c) Sim.
d) Eletromecânica, pois é uma área da qual nos desperta a curiosidade e a vontade de nos tornarmos grande profissionais futuramente.
e) Informar aos participantes do Enem.
f) A todos que pretendem prestar esse vestibular.
Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10 3ºA
ResponderExcluirUnidade 7 – Atividade 2
a) Sim pois é necessário para respondermos as questões.
b) Indiferente desde que seja um texto que possamos entender e compreender.
c) Texto literário e texto não-literário.
d) Não.
e) É importante, pois é necessários entender um assunto, porque assim fica mais fácil prestar o exame do Enem.
Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10 3ºA
ResponderExcluirUnidade 7 – Atividade 3
a) Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um resumo é ato de resumir alguma coisa através de uma síntese ou sumário.
Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo deforma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo.
b) Sim, apenas o pré-modernismo não havíamos estudado.
c) Resumos são muitos importantes para quem ira fazer o Enem, pois nele contem todas as informações que é necessário e com isso ganhamos mais tempo para estudarmos outros conteúdos.
d) Sim, quando os professores solicitam como por exemplo: livros, filmes, conteúdos dos livros didáticos.
Unidade 7- Atividade 4
ResponderExcluirMatheus 21, Tarciso 24
a) Sim, porque a cada ano que passa o Enem fica mais fácil de se estudar, principalmente na internet.
b) Para os alunos ter uma melhor ideia de como vai ser o Enem, e interpretar os textos de uma forma boa e simples.
Diego Wenduchoski 08 / Fernando de Andrade 10 3°A
ResponderExcluirUnidade 7 - Atividade 4
a) Um pouco, mas temos ainda temos muitos conteúdos para estudar e nos melhor prepararmos para o Enem.
b) Auxiliar a quem ira prestar o Enem melhorando o seu desempenho.
Jaine Wotroba nº 17 3º A
ResponderExcluirAtividade 1 – Unidade 7
A) Não.
B) Sim, pois estamos em tempo de preparação para o enem.
C) Não.
D) Não
E) Informar
F) Aos alunos e participantes do enem.
Jaine Wotroba nº 17 3º A
ResponderExcluirAtividade 2 – Unidade 7
A) Sim, para obter as informações sobre o texto.
B) Sim, pois e mais chamativo e mais interessante.
C) Texto literário e não-literário.
D) Não.
E) Para ter uma boa redação e um conhecimento de fontes verdadeiras .
Daniela Machado\ Gislaine Piscke 15 3ºA
ResponderExcluira)Sim.
b)Sim. Por que quando chegar a hora já saberemos como funciona.
c)Não.
d)Sim. Pisicologa. Para ajudaras pessoas a superar suas dificuldades.
e)Informar sobre depois de fazer o Enem o que acontece.
f)Jovens.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDaniela Machado\Gislaine Piscke 3ºA
ResponderExcluirUnidade 7 atividade 2
a)Sim. Por que foi proposto pois é como um simulado para o Enem.
b)No blog por ter mais variedades e opções.
c)Texto não literário e não-literário..
d)Não.
e)Para obter mais informações e ter também mais conhecimento sobre o assunto.